ACESSO 2018/19

EST

Coordenador

Pedro Oliveira

Descrição geral

O objetivo do curso é qualificar técnicos/as superiores profissionais com competências que lhes permitam gerir produtos de marketing digital, programar e implementar campanhas comerciais, quer numa perspetiva Business to Business quer numa perspetiva de Business to Consummer, planear e executar as tarefas associadas ao comércio eletrónico, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável aos níveis nacional e internacional.

Atividades principais

  • Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online e offline de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.
  • Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital
  • Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital;
  • Elaborar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades do mercado
  • Gerir os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de produtos, serviços e ideias
  • Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online
  • Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital
  • Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital
  • Gerir as vendas e as compras em contexto eletrónico
  • Elaborar e analisar estudos de mercado credíveis de modo a produzir relatórios sobre a evolução dos mercados digitais e eletrónicos
  • Elaborar e implementar planos de negócios inovadores e de internacionalização
  • Planear e gerir os projetos comerciais de âmbito eletrónico
  • Planear e gerir os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico

Conhecimentos

  • Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa
  • Conhecimentos abrangentes de língua inglesa
  • Conhecimentos abrangentes de gestão e organização de empresas
  • Conhecimentos abrangentes de informática na ótica do utilizador
  • Conhecimentos abrangentes de segurança, higiene e saúde no trabalho
  • Conhecimentos abrangentes de métodos quantitativos
  • Conhecimentos especializados de prática em contexto de trabalho
  • Conhecimentos especializados de metodologia e técnicas de elaboração e apresentação de projetos
  • Conhecimentos abrangentes de métodos de previsão, sobre vendas e outros indicadores, do comportamento dos mercados
  • Conhecimentos abrangentes de comunicação e empreendedorismo
  • Conhecimentos especializados sobre gestão de redes sociais e produção de conteúdos digitais
  • Conhecimentos especializados de comunicação online
  • Conhecimentos abrangentes do comportamento do consumidor
  • Conhecimentos especializados sobre ferramentas de divulgação e comunicação da sua atividade
  • Conhecimentos especializados sobre comércio eletrónico
  • Conhecimentos abrangentes de legislação Informática e do Comércio Eletrónico
  • Conhecimentos especializados sobre marketing digital
  • Conhecimentos especializados de compras e pagamentos eletrónicos
  • Conhecimentos especializados na elaboração de estudos de mercado
  • Conhecimentos abrangentes de Design Thinking
  • Conhecimentos especializados sobre sistemas de gestão de conteúdos

Aptidões

  • Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito
  • Aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais
  • Dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de liderança e motivação
  • Preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos
  • Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais
  • Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão
  • Aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital
  • Dinamizar e implementar planos de marketing digital
  • Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa
  • Preparar e organizar, a compra e a venda eletrónicas
  • Identificar os recursos necessários, elaborar, controlar e medir os resultados, de uma campanha de marketing digital
  • Produzir conteúdos multimédia
  • Propor a aquisição de infraestruturas informáticas de apoio ao comércio eletrónico e realizar a respetiva manutenção e atualização
  • Definir estratégias de internacionalização através do comércio eletrónico;
  • Analisar e tratar informação relevante, para a elaboração de relatórios de estudos de mercado.
  • Aplicar os conceitos de Design Thinking.
  • Aplicar metodologias e técnicas para a análise de dados.
  • Aplicar as tecnologias de informação para suporte técnico e tecnológico aos processos de comunicação interna e externa das organizações

Atitudes

  • Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
  • Demonstrar capacidade de trabalho em equipa
  • Demonstrar capacidade de planificação e organização
  • Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos
  • Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa
  • Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
  • Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias

Condições de acesso

Segundo o Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se a CTeSP:

  • Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
  • Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS

A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.

Vagas

20 alunos por turma.

Horário

Laboral

Plano de Estudos

Unidade curricularHorasECTSAno/Semestre
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 25 3 1.º ano
Língua Portuguesa 50 4 1.º ano
Língua Inglesa 50 4 1.º ano
Gestão das Organizações 25 3 1.º ano
Métodos Quantitativos 50 4 1.º ano
Tecnologias de Informação e de Comunicação 50 4 1.º ano
Iniciativa empresarial e Empreendedorismo 25 3 1.º ano
Gestão de Conteúdos Web 50 5 1.º ano
Produção de Documentos Web 50 5 1.º ano
Princípios de Marketing 50 5 1.º ano
Plataformas Digitais e Redes Sociais 50 5 1.º ano
Web Marketing 50 5 1.º ano
Ferramentas de Produção de Conteúdos Digitais 50 5 1.º ano
Design Thinking 50 5 2.º ano
Comércio Electrónico 50 5 2.º ano
Estudos de Mercado 50 5 2.º ano
Legislação Informática e do Comércio Eletrónico 25 2 2.º ano
Marketing Digital 50 5 2.º ano
Projeto Integrado Digital 50 8 2.º ano
Estágio 600 30 2.º ano

Emolumentos e Propinas

  • Candidatura: 95,00€ (Estudantes ISLA/COFAC têm 65% desconto)
  • Matricula: 115,00€ (Estudantes ISLA/COFAC têm 50% desconto)
  • Inscrição: 65,00€
  • Seguro: 40,00€
  • Propina: 198,00€ x 11 meses

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

A frequência neste curso, poderá ser financiada pela bolsa de estudo da DGES .

Consulte também

Informações

0
0
0
s2smodern
centro qualifica
bolsa emprego
degóis
Acesso

Faça a sua Candidatura ao ISLA Gaia

Candidatura Online