No passado dia 24 de maio, foi criada uma associação informal privada, sem fins lucrativos, que integra, logo à partida, 9 instituições de ensino que promovem formação profissional na região metropolitana do Porto.

Aceitando o desafio lançado pelo Prof. Doutor Gonçalo Xufre, Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, aquando da sua intervenção como orador convidado na Cerimónia Solene de Abertura do ano Letivo de 2015/2016, o ISLA-IPGT lançou um projeto denominado “Rede de Cooperação e Promoção da Formação”.

Como consequência da primeira reunião de trabalho, ocorrida a 3 de dezembro de 2015, e de diversos estudos e produção de documentos referentes às áreas ministradas nas Escolas Profissionais da Região Metropolitana do Porto, foi analisado e discutido um documento que procura demonstrar a importância da criação de uma rede de cooperação entre todos os estabelecimentos de ensino responsáveis pela formação profissional, em particular, da região metropolitana do Porto, como uma das possíveis formas de dar resposta aos desafios lançados pelos ministros responsáveis pela área da educação e formação profissional da União Europeia e em sintonia com a estratégia traçada pela ANQEP.      

Uma vez identificado o objetivo geral desta rede, que assenta na aposta no emprego e no prosseguimento de estudos, com progressão na carreira e reforço da empregabilidade, e exemplificada a informação que pode gerar, facilmente se reconhece a possibilidade de, assim, e em conjunto, tornar-se possível otimizar o desenvolvimento de novos percursos formativos que correspondam às reais necessidades do mercado de trabalho.

Assim, no passado dia 24 de maio, foi criada uma associação informal privada, sem fins lucrativos, denominada por “Rede Informal de Cooperação e Promoção da Formação (RECUPERA)”, que integra, logo à partida, 9 instituições de ensino da região metropolitana do Porto. Nesta mesma reunião foi aprovado um regulamento, nomeados os seus órgãos sociais e criados alguns grupos de trabalho.

Os promotores desta iniciativa depositam grande esperança nos resultados que a Associação virá a alcançar e acreditam que em breve irá despertar o interesse de um maior número de instituições e, assim, obter uma maior representatividade dos estabelecimentos de ensino responsáveis pela formação profissional, em particular, da região metropolitana do Porto.

0
0
0
s2sdefault
 

Cursos em Destaque

destaque lic CD
 
destaque mes FF
Acesso

Faça a sua Candidatura ao ISLA Gaia

Candidatura Online