Candidaturas

Curso acreditado pela agência de avaliação e acreditação do ensino superior (A3ES)

EST

Diretor

Artur Filipe dos Santos e Manuel Pinto Teixeira

Provas de ingresso

Uma das seguintes provas:

  • 04 - Economia
  • 11 - História
  • 18 - Português

Objectivos

Esta licenciatura pretende formar estudantes aptos a responder às solicitações da sociedade atual, para um mercado cada vez mais competitivo e exigente, marcado para um jornalismo de convergência, e pela necessidade de formar quadros técnicos superiores de comunicação global, com especial incidência nas novas formas de comunicação em suporte digital, onde a produção de conteúdos digitais e a Internet assumem um papel relevante.

As unidades curriculares distribuem-se por várias áreas do conhecimento para que o estudante adquira as seguintes competências:

  • A comunicação, numa perspetiva alargada, desde o elemento central do jornalismo, passando pela comunicação institucional e empresarial, à capacidade de melhor comunicar oralmente, com recurso às novas tecnologias da informação;
  • Aposta nas ferramentas Web e multimédia;
  • Através de uma constante formação teórica e prática, que aproxime os diplomados da realidade que vão encontrar, pretende esta licenciatura juntar a obrigatoriedade do «saber fazer» à necessidade do «por que fazer».

Pretende-se que os estudantes adquiram competências nas áreas do jornalismo, comunicação institucional e empresarial, línguas, gestão, marketing, empreendorismo, tecnologias digitais, multimédia, entre outros, conferindo-lhes competências gerais na capacidade de conhecer os conceitos, as ferramentas e as metodologias necessárias ao exercício profissional nas diferentes áreas da comunicação, designadamente:

  • Na comunicação global, no jornalismo e na comunicação social, no audiovisual, na comunicação estratégica e política, nas relações públicas, no campo da produção, gestão e programação artística e cultural;
  • Ser capaz de realizar projetos inovadores e experimentais na área de conhecimento do curso;
  • Ser capaz de perspetivar o seu desenvolvimento pessoal em articulação com a natureza das matérias cientificamente relevantes no contexto das Ciências da Comunicação;
  • Formação sólida na área das tecnologias ligadas à edição e publicação de informação.

Saídas profissionais

  • Profissionais de comunicação social, nomeadamente jornalistas, apresentadores de rádio e televisão
  • Técnicos de comunicação empresarial e institucional. relações públicas e protocolo
  • Gestores e criativos de artes gráficas, publicidade e marketing
  • Gestor de comunicação interna e externa na empresa
  • Assessoria de comunicação
  • Gestor de marketing digital
  • Gestor de conteúdos web
  • Gestor social media
  • Planeamento estratégico digital

 

 

Regime de funcionamento

  • Diurno
  • Pós-laboral

Vagas

40 Vagas (+15% vagas para titulares de cursos de dupla certificação e cursos artísticos)

Plano de Estudos

1º Ano
Unidades CurricularesHorasECTS
Gestão das Organizações 60 5
História da Comunicação e Media 30 6
Língua Inglesa I 60 4
Língua Portuguesa I 30 6
Marketing e Publicidade 60 5
Tecnologias e Informação e Comunicação 45 4
Comportamento do Consumidor e dos Mercados 30 6
Design e Comunicação Visual 60 6
Direito e Deontologia da Comunicação 30 4
Língua Inglesa II 60 4
Língua Portuguesa II 30 6
Técnicas Multimédia 45 4
Total   60
2º Ano
Unidades CurricularesHorasECTS
Assessoria de Comunicação e Marketing 30 5
Comunicação Organizacional 30 5
Estratégias da Comunicação I 30 4
Fundamentos Bases de Dados 60 7
Técnicas Redatoriais I 60 5
Tecnologia e Prática da Web 45 4
Análise e Tratamento de Dados 60 6
Comércio Electrónico 45 4
Gestão e Conteudos Web 30 5
Estratégias da Comunicação II 30 4
Técnicas de Expressão Comunicacional 30 6
Técnicas Redatoriais II 60 5
Total   60
3º Ano
Unidades CurricularesHorasECTS
Gestão de Projetos 60 5
Pesquisa de Informação e Jornalismo de Investigação 60 3
Plataformas Digitais e Redes Sociais 60 6
Projeto de Conceção de Comunicação Digital 30 10
Ferramentas de Autor 60 6
Media Online 30 5
Projeto de Desenvolvimento de Comunicação Digital 230 20
Seminários de Comunicação Digital 30 5
Total   60

Emolumentos e Propinas

  • Candidatura: 100,00 € (Estudantes ISLA/COFAC têm 65% desconto)
  • Matricula: 137,00 € (Estudantes ISLA/COFAC têm 50% desconto)
  • Inscrição: 219,00 €
  • Seguro: 45,00 €
  • Propina: 287,40 € x 11 meses

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

A frequência neste curso, poderá ser financiada pela bolsa de estudo da DGES .

Consulte também

Informações

0
0
0
s2sdefault
Diferenca
livroreclamacoes Prancheta 1
Logo Opt 3 copy 2
covid 4
bolsa emprego
office hero
CienciaVitae
Alumni
centro qualifica
Acesso

Faça a sua Candidatura ao ISLA Gaia

Candidatura Online