* Este ciclo de estudos não tem candidaturas abertas a partir do ano letivo 2022/23
Dados e Estatísticas do Curso
Diretor
Provas de ingresso
Uma das seguintes provas:
- 04 - Economia
- 11 - História
- 18 - Português
Objetivos
Esta licenciatura pretende formar estudantes aptos a responder às solicitações da sociedade atual, para um mercado cada vez mais competitivo e exigente, marcado para um jornalismo de convergência, e pela necessidade de formar quadros técnicos superiores de comunicação global, com especial incidência nas novas formas de comunicação em suporte digital, onde a produção de conteúdos digitais e a Internet assumem um papel relevante.
As unidades curriculares distribuem-se por várias áreas do conhecimento para que o estudante adquira as seguintes competências:
- A comunicação, numa perspetiva alargada, desde o elemento central do jornalismo, passando pela comunicação institucional e empresarial, à capacidade de melhor comunicar oralmente, com recurso às novas tecnologias da informação;
- Aposta nas ferramentas Web e multimédia;
- Através de uma constante formação teórica e prática, que aproxime os diplomados da realidade que vão encontrar, pretende esta licenciatura juntar a obrigatoriedade do «saber fazer» à necessidade do «por que fazer».
Pretende-se que os estudantes adquiram competências nas áreas do jornalismo, comunicação institucional e empresarial, línguas, gestão, marketing, empreendorismo, tecnologias digitais, multimédia, entre outros, conferindo-lhes competências gerais na capacidade de conhecer os conceitos, as ferramentas e as metodologias necessárias ao exercício profissional nas diferentes áreas da comunicação, designadamente:
- Na comunicação global, no jornalismo e na comunicação social, no audiovisual, na comunicação estratégica e política, nas relações públicas, no campo da produção, gestão e programação artística e cultural;
- Ser capaz de realizar projetos inovadores e experimentais na área de conhecimento do curso;
- Ser capaz de perspetivar o seu desenvolvimento pessoal em articulação com a natureza das matérias cientificamente relevantes no contexto das Ciências da Comunicação;
- Formação sólida na área das tecnologias ligadas à edição e publicação de informação.
Saídas profissionais
- Profissionais de comunicação social, nomeadamente jornalistas, apresentadores de rádio e televisão
- Técnicos de comunicação empresarial e institucional. relações públicas e protocolo
- Gestores e criativos de artes gráficas, publicidade e marketing
- Gestor de comunicação interna e externa na empresa
- Assessoria de comunicação
- Gestor de marketing digital
- Gestor de conteúdos web
- Gestor social media
- Planeamento estratégico digital
Regime de funcionamento
- Diurno
- Pós-laboral
Vagas
40 Vagas
Plano de Estudos
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidades Curriculares | Horas | ECTS |
Gestão das Organizações | 60 | 5 |
História da Comunicação e Media | 30 | 6 |
Língua Inglesa I | 60 | 4 |
Língua Portuguesa I | 30 | 6 |
Marketing e Publicidade | 60 | 5 |
Tecnologias e Informação e Comunicação | 45 | 4 |
Comportamento do Consumidor e dos Mercados | 30 | 6 |
Design e Comunicação Visual | 60 | 6 |
Direito e Deontologia da Comunicação | 30 | 4 |
Língua Inglesa II | 60 | 4 |
Língua Portuguesa II | 30 | 6 |
Técnicas Multimédia | 45 | 4 |
Total | 60 | |
2º Ano | ||
Unidades Curriculares | Horas | ECTS |
Assessoria de Comunicação e Marketing | 30 | 5 |
Comunicação Organizacional | 30 | 5 |
Estratégias da Comunicação I | 30 | 4 |
Fundamentos Bases de Dados | 60 | 7 |
Técnicas Redatoriais I | 60 | 5 |
Tecnologia e Prática da Web | 45 | 4 |
Análise e Tratamento de Dados | 60 | 6 |
Comércio Electrónico | 45 | 4 |
Gestão e Conteudos Web | 30 | 5 |
Estratégias da Comunicação II | 30 | 4 |
Técnicas de Expressão Comunicacional | 30 | 6 |
Técnicas Redatoriais II | 60 | 5 |
Total | 60 | |
3º Ano | ||
Unidades Curriculares | Horas | ECTS |
Gestão de Projetos | 60 | 5 |
Pesquisa de Informação e Jornalismo de Investigação | 60 | 3 |
Plataformas Digitais e Redes Sociais | 60 | 6 |
Projeto de Conceção de Comunicação Digital | 30 | 10 |
Ferramentas de Autor | 60 | 6 |
Media Online | 30 | 5 |
Projeto de Desenvolvimento de Comunicação Digital | 230 | 20 |
Seminários de Comunicação Digital | 30 | 5 |
Total | 60 |
Emolumentos e Propinas
- Candidatura: 112,00 €
- Candidatura para estudantes ISLA/COFAC: 40,00 €
- Matricula: 157,00 € (Estudantes ISLA/COFAC têm 50% desconto)
- Inscrição: 245,00 €
- Seguro: 40,00 €
- Propina: 320,40 € x 11 meses
Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.
Consulte também
Informações
- Magda Carmo
magda.carmo@islagaia.pt
223 772 981
- Geral
info@islagaia.pt
223 772 980