Candidaturas

Temos um lugar para ti!.

Ler mais

Admissões

Campanhas para candidatos e estudantes

Ler mais

Estudante Internacional

Oportunidade para estudares em Portugal. 

Saber mais

Candidaturas

 

Bolsas de Formação PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de formação.
Informe-se e candidate-se.  

EST

  

Dados e Estatísticas do Curso

Diretora

Ana Paula Gomes de Sousa Pinto Guimarães

Descrição geral

O curso pretende qualificar técnicos/as superiores profissionais em Desenvolvimento para a Web e Dipositivos Móveis, que de forma autónoma ou em equipa, sejam capazes de analisar, conceber, produzir, programar, testar e validar soluções de software para a plataforma desktop, plataforma web e plataforma móvel, de forma integrada.

Atividades principais

  • Analisar os requisitos de sistemas de software
  • Planificar, desenhar e desenvolver sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor
  • Conceber aplicações para dispositivos móveis
  • Conceber e desenhar bases de dados
  • Programar aplicações para a plataforma desktop
  • Programar aplicações para a plataforma web
  • Programar aplicações para a plataforma móvel
  • Conceber arquiteturas de integração de sistemas
  • Efetuar a instalação e operação de sistemas operativos móveis
  • Conceber soluções de realidade aumentada
  • Aplicar políticas e soluções de segurança informática
  • Criar arte gráfica para as soluções informáticas
  • Aplicar técnicas SEO (Search Engine Optmization)
  • Aplicar estratégias de marketing e comunicação
  • Efetuar a instalação e administração de sistemas web open source

Conhecimentos

  • Conhecimentos fundamentais de língua e cultura portuguesa
  • Conhecimentos fundamentais de língua inglesa
  • Conhecimentos fundamentais de calculo computacional
  • Conhecimentos fundamentais de gestão e organização de empresas
  • Conhecimentos fundamentais de higiene e segurança
  • Conhecimentos fundamentais de redes de dados
  • Conhecimentos profundos de desenho, conceção e programação de bases de dados
  • Conhecimentos profundos de algoritmia e estruturas de dados
  • Conhecimentos profundos da metodologia de programação orientada objetos
  • Conhecimentos especializados de técnicas de construção e desenvolvimento de sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor
  • Conhecimentos profundos da arquitetura e sistemas operativos móveis
  • Conhecimentos especializados de desenho e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
  • Conhecimentos especializados de técnicas de realidade aumentada
  • Conhecimentos especializados de soluções de segurança informática
  • Conhecimentos especializados de tecnologias de Integração de Sistemas
  • Conhecimentos especializados da instalação e administração de sistemas web open source
  • Conhecimentos fundamentais dos princípios comunicação visual
  • Conhecimentos fundamentais de acessibilidade e usabilidade
  • Conhecimentos fundamentais de ilustração digital
  • Conhecimentos especializados de técnicas de construção de panorâmicas e visitas virtuais

Aptidões

  • Analisar os requistitos de sistemas de software
  • Planificar uma aplicação
  • Conceber o design de aplicações
  • Desenvolver arte gráfica
  • Aplicar tecnologias de panorâmicas e visitas virtuais
  • Construir algoritmos adequados à solução de problemas de trabalho
  • Implementar os algoritmos numa linguagem de programação
  • Administrar e conceber bases de dados
  • Desenvolver sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor
  • Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
  • Desenvolver aplicações para a plataforma desktop
  • Desenvolver aplicações para a plataforma web
  • Desenvolver aplicações para a plataforma móvel
  • Implementar arquiteturas de integração de sistemas
  • Instalar e operar sistemas operativos móveis
  • Desenvolver soluções de realidade aumentada
  • Aplicar políticas e soluções de segurança informática
  • Instalar e administrar sistemas web open source

Atitudes

  • Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
  • Demonstrar capacidade de trabalho em equipa
  • Demonstrar capacidade de planificação e organização
  • Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos
  • Demonstrar capacidade de polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa
  • Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
  • Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação

Condições de acesso

Segundo o Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se a CTeSP:

  • Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
  • Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS

A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.

Vagas

40 estudantes

Local / Horário

Vila Nova de Gaia e Penafiel (Laboral)

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:

  • Matemática
  • Português
  • Informática

Plano de Estudos

Unidade curricularHorasECTSAno/Semestre
Língua e Cultura Portuguesa 50 4 1.º ano
Língua Inglesa 50 4 1.º ano
Métodos Quantitativos 50 4 1.º ano
Gestão das Organizações 25 3 1.º ano
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 25 3 1.º ano
Redes de Comunicação de Dados 25 2 1.º ano
Bases de Dados 25 3 1.º ano
Programação SQL 50 4 1.º ano
Algoritmia 50 4 1.º ano
Programação Orientada a Objetos 25 3 1.º ano
Programação Web - Cliente 50 4 1.º ano
Arquitetura e Sistemas Operativos Móveis 25 4 1.º ano
Realidade Virtual e Aumentada 25 3 1.º ano
Segurança Informática 25 3 1.º ano
Integração de Sistemas 25 3 1.º ano
Design e Comunicação Multimédia 25 3 1.º ano
Interação Homem-Máquina 25 3 1.º ano
Ilustração Digital 25 3 1.º ano
Programação Web - Servidor 100 8 2.º ano
Programação Dispositivos Móveis 100 8 2.º ano
Sistemas de Gestão de Conteúdos 25 3 2.º ano
Projeto Integrado 50 8 2.º ano
Tecnologias Multimédia Avançadas 25 3 2.º ano
Estágio 600 30 2.º ano

Creditações académicas para prosseguimento de estudos para as licenciaturas em (cursos 1º ciclo) 

Engenharia Informática

Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
Fundamentos de Programação 6     1º ano 1º sem
Fundamentos de Base de Dados 6      
Matemática I 6      
Arquitetura de Computadores 3      
    Álgebra Linear 5  
    Fundamentos de Física 4  
Algoritmos e Estruturas de Dados 6     1º ano 2º sem
    Programação de Base de Dados 6  
    Matemática II 6  
Tecnologias Multimédia 5      
    Sistemas Digitais 3  
    Sistemas Operativos 4  
    Programação Orientada a Objetos 6 2º ano 1º sem
    Redes e Comunicação de Dados I 6  
Programação Web - Cliente 6      
Análise e Modelação de Sistemas 3      
Arquitetura de Sistemas de Informação 3      
    Estatística 6  
    Programação Avançada 6 2º ano 2º sem
    Redes e Comunicação de Dados II 6  
Programação Web - Servidor 6      
    Engenharia de Software 3  
Programação Dispositivos Móveis 6      
 Interfaces e Usabilidade 3      
    Laboratório de Programação 6 3º ano 1º sem
    Inteligência Artificial 6  
Gestão das Organizações 5      
Gestão de Projetos 5      
    Tecnologias Web Avançadas 3  
    Projecto de Engenharia Informática 5  
Sistemas Distribuidos 3     3º ano 2º sem
Segurança Informática 3      
    Comércio Electrónico e Marketing Digital 4  
    Projecto Aplicado de Engenharia Informática 20  

 

Multimédia

Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
     Teoria da Comunicação Multimédia 1º ano 1º sem
     Fundamentos de Design  
Representação de Elementos Multimédia      
Fundamentos de Programação 6      
    Matemática Discreta e Álgebra Linear 6  
    Design e Comunicação Visual 6  1º ano 2º sem
    Laboratório de Fotografia 6  
    Argumento 6  
    Algoritmos e Estruturas de Dados 6  
 Base de Dados      
    Laboratório de Audio 6  2º ano 1º sem
Design de Interfaces      
    Laboratório de Animação 6  
    Programação Orientada a Objetos  
Programação Web - Cliente      
    Laboratório de Vídeo 6  2º ano 2º sem
    Projeto Integrador  
    Tecnologias de Interação  
Programação Web - Servidor      
Programação Dispositivos Móveis      
    Modelação e Animação 3D 3º ano 1º sem
    Pós-Produção 6  
    Gestão de Projetos  
    Desenvolvimento de Aplicações Multimédia 6  
    Projeto de Conceção Multimédia 7  
    Sistemas de Gestão de Conteúdos 6 3º ano 2º sem
    Comércio Eletrónico e Marketing Digital 4  
    Legislação e Autoria  
    Projeto Aplicado de Multimédia 15   

Informática para Comércio Eletrónico

Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
    Análise Matemática 1º ano 1º sem
    Álgebra Linear  
    Introdução ao Comércio e Negócio Eletrónico  
    Metodologias de Pesquisa e Investigação  
    Fundamentos de Programação  
    Análise e Modelação de Sistemas 5  
Arquiteturas de Plataformas WEB      1º ano 2º sem
    Transformação Digital e o Negócio Eletrónico 3  
    Algoritmos e Estruturas de Dados 6  
Programação Web I      
Base de Dados      
    Projeto Laboratorial I 6  
    Direito Aplicado ao Negócio Electrónico 3  2º ano 1º sem
    Paradigmas da Programação Criativa 5  
    Fundamentos de CRM 4  
Design de Interação      
Interoperabilidade e Integração de Sistemas      
Programação Web II      
    Web Marketing 4  2º ano 2º sem
Desenvolvimento de Aplicações Móveis      
    Metodologias e Ferramentas da Gestão de Projetos de Software  
    Programação Web III 6  
    Redes e Serviços da Internet  
    Projeto Laboratorial II  
    Seminários WEB 3º ano 1º sem
Desenvolvimento de Objetos Multimédia      
    Data Mining  
    Computação Distribuída e Paralela 5  
    Inteligência Aplicada ao Comércio Eletrónico 6  
    Inovação e Empreendedorismo Digital 4 3º ano 2º sem
    Business Analytics orientado ao Negócio Eletrónico 6  
    Cloud Computing  
    Projeto Final 15   

Emolumentos e Propinas

  • Candidatura: 120,00 €
  • Matricula: 140,00 €
  • Inscrição: 90,00 €
  • Seguro: 45,00 €
  • Propina: 220,50 € x 11 meses

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

A frequência neste curso, poderá ser financiada pela bolsa de estudo da DGES. Consulte a nossa pagina da Ação Social.

Consulte também

Informações

logos portugal2020

0
0
0
s2sdefault
 

Cursos em Destaque

destaque lic CD
 
destaque mes FF

As nossas Licenciaturas

Conheça os cursos que temos para si nas áreas da Gestão e Tecnologias

Os nossos Mestrados

Conheça os cursos que temos para si em diferentes áreas.

Links úteis

Conheça a nossa instituição

Acesso

Faça a sua Candidatura ao ISLA Gaia

Candidatura Online

Serviços

A instituição coloca à disposição de toda a comunidade escolar, uma série de serviços.