O ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, fundado a 8 de setembro de 1989, comemora este ano os seus 30 anos de existência e, embora ainda jovem, tem sabido tirar partido da experiência que foi acumulando, ao mesmo tempo que consolidou, de uma forma consistente, uma imagem de qualidade na área do Ensino Superior em Portugal.

Olhando para o futuro, e consciente do seu propósito e do contexto em que se insere, o ISLA-IPGT procura manter atualizadas as suas práticas, de forma a garantir a manutenção de uma estrutura moderna, dinâmica, flexível, pronta a adaptar-se às necessidades que o mercado obriga. 

Todos os nossos processos são alicerçados no contacto direto entre Professores e Estudantes, promovendo a permuta de informação e pontos de vista, contributo para uma doutrina comum, aberta à análise crítica e criativa, e assente na Liberdade Científica. Uma finalidade que se entronca em sentimentos de profunda solidariedade entre Professores, Estudantes e o SABER.

O nosso principal objetivo é assegurar uma sólida formação científica, técnica e humanista que habilite os seus graduados para o exercício das suas atividades profissionais, e para a cidadania. 

Orgulhamo-nos do sucesso e da taxa de empregabilidade dos nossos diplomados, a qual não tem a ver unicamente com a qualidade da formação ministrada, mas que encontra neste facto uma referência.

Como resultado do reconhecimento do trabalho que temos vindo a realizar, realço o facto de continuarmos a crescer, não só em número de cursos, como em número de novas matrículas. 

Já são muitos os milhares de diplomados que hoje ocupam lugares de relevo no mercado empresarial e na sociedade portuguesa, quem melhor pode testemunhar o nosso passado, e assegurar o valor do nosso presente e futuro.

Por outro lado, e como resultado dos inúmeros Protocolos e Cooperação que entretanto foram assinados, com o objetivo de proporcionar a realização de estágios académicos, uma grande parte dos estudantes de cursos Técnicos Superiores Profissionais foram convidados a integrar os quadros das empresas onde estagiaram. 

Assim, podemos afirmar com segurança que a imagem pública do ISLA é, sem dúvida, a de credibilidade e confiança.

Temos sustentabilidade social e financeira. Temos cada vez mais oferta formativa consistente e de qualidade, verdadeiramente adequada às necessidades do mercado, proporcionando um crescente leque de oportunidades a todos os níveis, assente em fortes laços de cooperação com empresas e instituições de Ensino Superior, nacionais e estrangeiras. 

O que somos neste momento alicerça-se num passado pleno de contributos e de criatividade de muitos dos que por aqui trabalharam e fizeram crescer o ISLA de Gaia.

O meu especial agradecimento a todos os docentes, funcionários, estudantes, Associação de Estudantes e, em particular, aos membros do Conselho de Administração. 

Estou certo que estamos no bom caminho para a afirmação plena do ISLA-IPGT, num processo moroso e que tem de ser percorrido com segurança, numa constante adequação às alterações que nos vão sendo impostas pelo Governo e, em termos gerais, pelas diretrizes da União Europeia. 

Como resposta a esses desafios, o ISLA de Gaia adotou o Plano ISLA 2025 – plano estratégico para a sua reconstituição e reposicionamento como Instituição de Ensino Superior de prestígio nacional.

Tendo como base a experiência adquirida e o exemplo de instituições similares de referência, este ambicioso plano procura maximizar as principais vantagens competitivas do ISLA-IPGT, bem como tirar partido das parcerias em que se vai integrando.

Aguardando ansiosamente pela data invocada, 2025 – data que tornámos símbolo e meta das expetativas e sonhos da Instituição – o ISLA-IPGT enfrenta a complexa realidade de ter de se preparar para uma conjuntura externa consideravelmente mais desafiante nos próximos anos. 

Não podemos deixar de ter orgulho no extraordinário progresso que se tem conseguido alcançar no ambiente relativamente conturbado que o Ensino Superior português tem vivido nos últimos anos. E, por esta razão, é com um firme sentimento de esperança que eu olho para a frente, neste ponto da nossa caminhada.

Guiando-nos por uma visão ambiciosa, esta é a melhor forma de garantir que a nossa Instituição irá estar entre as melhores, potenciando em todos nós o orgulho de pertencer à grande Família ISLA.

Neste sentido, com a contribuição de todos e com grandes perspetivas de sucesso, o ISLA-IPGT continuará com a sua visão para 2025.

 

Prof. Doutor António Lencastre Godinho

Presidente

0
0
0
s2sdefault
Diferenca
bolsa emprego
office hero
CienciaVitae
Alumni
centro qualifica
Acesso

Faça a sua Candidatura ao ISLA Gaia

Candidatura Online