Bolsas de Formação PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de formação.
Informe-se e candidate-se.
Dados e Estatísticas do Curso
Diretora
Ana Paula Gomes de Sousa Pinto Guimarães
Descrição geral
O curso pretende qualificar técnicos/as superiores profissionais em Desenvolvimento para a Web e Dipositivos Móveis, que de forma autónoma ou em equipa, sejam capazes de analisar, conceber, produzir, programar, testar e validar soluções de software para a plataforma desktop, plataforma web e plataforma móvel, de forma integrada.
Atividades principais
- Analisar os requisitos de sistemas de software
- Planificar, desenhar e desenvolver sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor
- Conceber aplicações para dispositivos móveis
- Conceber e desenhar bases de dados
- Programar aplicações para a plataforma desktop
- Programar aplicações para a plataforma web
- Programar aplicações para a plataforma móvel
- Conceber arquiteturas de integração de sistemas
- Efetuar a instalação e operação de sistemas operativos móveis
- Conceber soluções de realidade aumentada
- Aplicar políticas e soluções de segurança informática
- Criar arte gráfica para as soluções informáticas
- Aplicar técnicas SEO (Search Engine Optmization)
- Aplicar estratégias de marketing e comunicação
- Efetuar a instalação e administração de sistemas web open source
Conhecimentos
- Conhecimentos fundamentais de língua e cultura portuguesa
- Conhecimentos fundamentais de língua inglesa
- Conhecimentos fundamentais de calculo computacional
- Conhecimentos fundamentais de gestão e organização de empresas
- Conhecimentos fundamentais de higiene e segurança
- Conhecimentos fundamentais de redes de dados
- Conhecimentos profundos de desenho, conceção e programação de bases de dados
- Conhecimentos profundos de algoritmia e estruturas de dados
- Conhecimentos profundos da metodologia de programação orientada objetos
- Conhecimentos especializados de técnicas de construção e desenvolvimento de sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor
- Conhecimentos profundos da arquitetura e sistemas operativos móveis
- Conhecimentos especializados de desenho e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
- Conhecimentos especializados de técnicas de realidade aumentada
- Conhecimentos especializados de soluções de segurança informática
- Conhecimentos especializados de tecnologias de Integração de Sistemas
- Conhecimentos especializados da instalação e administração de sistemas web open source
- Conhecimentos fundamentais dos princípios comunicação visual
- Conhecimentos fundamentais de acessibilidade e usabilidade
- Conhecimentos fundamentais de ilustração digital
- Conhecimentos especializados de técnicas de construção de panorâmicas e visitas virtuais
Aptidões
- Analisar os requistitos de sistemas de software
- Planificar uma aplicação
- Conceber o design de aplicações
- Desenvolver arte gráfica
- Aplicar tecnologias de panorâmicas e visitas virtuais
- Construir algoritmos adequados à solução de problemas de trabalho
- Implementar os algoritmos numa linguagem de programação
- Administrar e conceber bases de dados
- Desenvolver sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor
- Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
- Desenvolver aplicações para a plataforma desktop
- Desenvolver aplicações para a plataforma web
- Desenvolver aplicações para a plataforma móvel
- Implementar arquiteturas de integração de sistemas
- Instalar e operar sistemas operativos móveis
- Desenvolver soluções de realidade aumentada
- Aplicar políticas e soluções de segurança informática
- Instalar e administrar sistemas web open source
Atitudes
- Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
- Demonstrar capacidade de trabalho em equipa
- Demonstrar capacidade de planificação e organização
- Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos
- Demonstrar capacidade de polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa
- Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
- Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação
Condições de acesso
Segundo o Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se a CTeSP:
- Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
- Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS
A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.
Vagas
40 estudantes
Local / Horário
Vila Nova de Gaia e Penafiel (Laboral)
Áreas relevantes para Ingresso
Os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:
- Matemática
- Português
- Informática
Plano de Estudos
Unidade curricular | Horas | ECTS | Ano/Semestre |
---|---|---|---|
Língua e Cultura Portuguesa | 50 | 4 | 1.º ano |
Língua Inglesa | 50 | 4 | 1.º ano |
Métodos Quantitativos | 50 | 4 | 1.º ano |
Gestão das Organizações | 25 | 3 | 1.º ano |
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho | 25 | 3 | 1.º ano |
Redes de Comunicação de Dados | 25 | 2 | 1.º ano |
Bases de Dados | 25 | 3 | 1.º ano |
Programação SQL | 50 | 4 | 1.º ano |
Algoritmia | 50 | 4 | 1.º ano |
Programação Orientada a Objetos | 25 | 3 | 1.º ano |
Programação Web - Cliente | 50 | 4 | 1.º ano |
Arquitetura e Sistemas Operativos Móveis | 25 | 4 | 1.º ano |
Realidade Virtual e Aumentada | 25 | 3 | 1.º ano |
Segurança Informática | 25 | 3 | 1.º ano |
Integração de Sistemas | 25 | 3 | 1.º ano |
Design e Comunicação Multimédia | 25 | 3 | 1.º ano |
Interação Homem-Máquina | 25 | 3 | 1.º ano |
Ilustração Digital | 25 | 3 | 1.º ano |
Programação Web - Servidor | 100 | 8 | 2.º ano |
Programação Dispositivos Móveis | 100 | 8 | 2.º ano |
Sistemas de Gestão de Conteúdos | 25 | 3 | 2.º ano |
Projeto Integrado | 50 | 8 | 2.º ano |
Tecnologias Multimédia Avançadas | 25 | 3 | 2.º ano |
Estágio | 600 | 30 | 2.º ano |
Creditações académicas para prosseguimento de estudos para as licenciaturas em (cursos 1º ciclo)
Engenharia Informática
Creditado por equivalência | O que falta fazer | |||
Unidades Curriculares | ECTS | Unidades Curriculares | ECTS | |
Fundamentos de Programação | 6 | 1º ano 1º sem | ||
Fundamentos de Base de Dados | 6 | |||
Matemática I | 6 | |||
Arquitetura de Computadores | 3 | |||
Álgebra Linear | 5 | |||
Fundamentos de Física | 4 | |||
Algoritmos e Estruturas de Dados | 6 | 1º ano 2º sem | ||
Programação de Base de Dados | 6 | |||
Matemática II | 6 | |||
Tecnologias Multimédia | 5 | |||
Sistemas Digitais | 3 | |||
Sistemas Operativos | 4 | |||
Programação Orientada a Objetos | 6 | 2º ano 1º sem | ||
Redes e Comunicação de Dados I | 6 | |||
Programação Web - Cliente | 6 | |||
Análise e Modelação de Sistemas | 3 | |||
Arquitetura de Sistemas de Informação | 3 | |||
Estatística | 6 | |||
Programação Avançada | 6 | 2º ano 2º sem | ||
Redes e Comunicação de Dados II | 6 | |||
Programação Web - Servidor | 6 | |||
Engenharia de Software | 3 | |||
Programação Dispositivos Móveis | 6 | |||
Interfaces e Usabilidade | 3 | |||
Laboratório de Programação | 6 | 3º ano 1º sem | ||
Inteligência Artificial | 6 | |||
Gestão das Organizações | 5 | |||
Gestão de Projetos | 5 | |||
Tecnologias Web Avançadas | 3 | |||
Projecto de Engenharia Informática | 5 | |||
Sistemas Distribuidos | 3 | 3º ano 2º sem | ||
Segurança Informática | 3 | |||
Comércio Electrónico e Marketing Digital | 4 | |||
Projecto Aplicado de Engenharia Informática | 20 |
Multimédia
Creditado por equivalência | O que falta fazer | |||
Unidades Curriculares | ECTS | Unidades Curriculares | ECTS | |
Teoria da Comunicação Multimédia | 6 | 1º ano 1º sem | ||
Fundamentos de Design | 6 | |||
Representação de Elementos Multimédia | 6 | |||
Fundamentos de Programação | 6 | |||
Matemática Discreta e Álgebra Linear | 6 | |||
Design e Comunicação Visual | 6 | 1º ano 2º sem | ||
Laboratório de Fotografia | 6 | |||
Argumento | 6 | |||
Algoritmos e Estruturas de Dados | 6 | |||
Base de Dados | 6 | |||
Laboratório de Audio | 6 | 2º ano 1º sem | ||
Design de Interfaces | 6 | |||
Laboratório de Animação | 6 | |||
Programação Orientada a Objetos | 6 | |||
Programação Web - Cliente | 6 | |||
Laboratório de Vídeo | 6 | 2º ano 2º sem | ||
Projeto Integrador | 6 | |||
Tecnologias de Interação | 6 | |||
Programação Web - Servidor | 6 | |||
Programação Dispositivos Móveis | 6 | |||
Modelação e Animação 3D | 6 | 3º ano 1º sem | ||
Pós-Produção | 6 | |||
Gestão de Projetos | 5 | |||
Desenvolvimento de Aplicações Multimédia | 6 | |||
Projeto de Conceção Multimédia | 7 | |||
Sistemas de Gestão de Conteúdos | 6 | 3º ano 2º sem | ||
Comércio Eletrónico e Marketing Digital | 4 | |||
Legislação e Autoria | 5 | |||
Projeto Aplicado de Multimédia | 15 |
Informática para Comércio Eletrónico
Creditado por equivalência | O que falta fazer | |||
Unidades Curriculares | ECTS | Unidades Curriculares | ECTS | |
Análise Matemática | 6 | 1º ano 1º sem | ||
Álgebra Linear | 5 | |||
Introdução ao Comércio e Negócio Eletrónico | 4 | |||
Metodologias de Pesquisa e Investigação | 4 | |||
Fundamentos de Programação | 6 | |||
Análise e Modelação de Sistemas | 5 | |||
Arquiteturas de Plataformas WEB | 3 | 1º ano 2º sem | ||
Transformação Digital e o Negócio Eletrónico | 3 | |||
Algoritmos e Estruturas de Dados | 6 | |||
Programação Web I | 6 | |||
Base de Dados | 6 | |||
Projeto Laboratorial I | 6 | |||
Direito Aplicado ao Negócio Electrónico | 3 | 2º ano 1º sem | ||
Paradigmas da Programação Criativa | 5 | |||
Fundamentos de CRM | 4 | |||
Design de Interação | 6 | |||
Interoperabilidade e Integração de Sistemas | 6 | |||
Programação Web II | 6 | |||
Web Marketing | 4 | 2º ano 2º sem | ||
Desenvolvimento de Aplicações Móveis | 5 | |||
Metodologias e Ferramentas da Gestão de Projetos de Software | 4 | |||
Programação Web III | 6 | |||
Redes e Serviços da Internet | 5 | |||
Projeto Laboratorial II | 6 | |||
Seminários WEB | 4 | 3º ano 1º sem | ||
Desenvolvimento de Objetos Multimédia | 6 | |||
Data Mining | 5 | |||
Computação Distribuída e Paralela | 5 | |||
Inteligência Aplicada ao Comércio Eletrónico | 6 | |||
Inovação e Empreendedorismo Digital | 4 | 3º ano 2º sem | ||
Business Analytics orientado ao Negócio Eletrónico | 6 | |||
Cloud Computing | 5 | |||
Projeto Final | 15 |
Emolumentos e Propinas
- Candidatura: 112,00 €
- Candidatura para estudantes ISLA/COFAC: 40,00 €
- Matricula: 134,00 € (Estudantes ISLA/COFAC têm 50% desconto)
- Inscrição: 85,00 €
- Seguro: 40,00 €
- Propina: 210,00 € x 11 meses
Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.
Consulte também
Informações
- João Paulo
joao.paulo@islagaia.pt
223 772 980 / 938 487 080
- Geral
info@islagaia.pt
223 772 980