O que é a matrícula? Porque tenho de fazer a matrícula?

A matrícula é o seu registo como aluno na Instituição. É feita apenas uma vez e é obrigatória para todos os estudantes internos que ingressam pela primeira vez na instituição. Só após a matrícula pode efetuar a inscrição nas unidades curriculares. A matrícula realiza-se num prazo de 5 dias úteis a contar da data que recebe o e-mail de colocação no curso a que fez a sua candidatura.

A matrícula é realizada no Portal do Candidato. Deverá fazer a autenticação com o mesmo nome de utilizador e password que utilizou para se candidatar.

O que é a Inscrição? Porque tenho de fazer a Inscrição? Tem de fazer a sua inscrição anualmente na plataforma netpa às unidades curriculares (disciplinas) que pretendem frequentar no próximo ano letivo.

Sem a inscrição às unidades curriculares não pode frequentar as aulas e outras atividades letivas, ser avaliado(a) às disciplinas e utilizar os recursos da Instituição, como por exemplo, acesso à biblioteca, as salas de estudo, aos recursos informáticos e outras estruturas de apoio social e ao ensino.

A inscrição é realizada no netPA. De seguida deverá introduzir o seu código de aluno alfanumérico sem espaços, a2xxxxxxx e clicar na opção Recuperar Password.

Após a submissão do pedido, o sistema irá solicitar a introdução da nova palavra-chave através do URL enviado para o e-mail que registou na ficha de aluno.

 

Como posso fazer a minha matrícula?

No Portal do Candidato. Deverá autenticar-se com o mesmo nome de utilizador e password que utilizou para se candidatar. No resumo da candidatura escolher a opção – Matricular.

Matricula

Em seguida deverá aceder ao netPA e efetuar a inscrição.


Como posso realizar ou renovar a inscrição?

Aceder ao netPA - Portal de Serviços Académicos.

No menu Atividades Letivas escolha: Matrícula/Inscrição.

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Escolha: Iniciar Matrícula/Inscrição.

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Aceite os termos e condições de utilização.

Realizar Renovar3

 

Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte.

Realizar Renovar4

 

Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte

Realizar Renovar5

Realizar Renovar6

 

Confirme.

Realizar Renovar7

 

Pode agora imprimir para PDF o seu comprovativo.

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Nota: Os Alunos Externos (1ª vez) devem preencher o Boletim de Inscrição e efetuar o seu upload no Portal do Candidato. No caso em que já estiveram inscritos como Alunos Externos devem verificar a sua situação no SAA | Serviços Académicos e Administrativos.

 


 

Como posso aceder aos dados para pagamento?

1 - Aceda à opção de Pagamentos na área SITUAÇÃO FINANCEIRA.

Pagamento1

2 - Selecione o item ou itens que quer pagar e clique em Item(s) a Pagar no menu de navegação no rodapé.

Pagamento2

3 - Escolha um dos métodos de pagamento disponíveis e clique em Seguinte no menu de navegação no rodapé

  • MBWAY
  • Referência Multibanco
  • PayPal
  • Cartão de Crédito

MPagamento


Métodos de pagamento: 

MBWAY

    • Associe o número de telemóvel aderente e clique em Seguinte no menu de navegação no rodapé.

      mbway1

    •  Confirme o pagamento e autorização enviada para o MbWay. Só após esta confirmação é que o pagamento estará concluído.

      mbway2

 

 

PayPal

  •  Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

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Será redirecionado para uma página de pagamento PayPal, fora do ambiente netPA, onde poderá inserir em segurança os dados de pagamento e concluir o mesmo.

    •  Confirme o acesso ao terminal de pagamento externo

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  • Faça login na sua conta Paypal.

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Cartão de Crédito

  • Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

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  • O modo de pagamento escolhido redireciona-o para um Terminal de Pagamento Eletrónico externo, onde irá introduzir os dados necessários para efetuar o pagamento. No final desse processo será automaticamente redirecionado para o nosso portal.

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  • Preencha todos os dados solicitados e obrigatórios para completar com sucesso a transação.

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Nota: O funcionamento do Terminal de Pagamento Eletrónico é da exclusiva responsabilidade do seu fornecedor e todas as dúvidas ou questões relativas ao processo que se segue devem ser feitas ao mesmo. O pagamento do(s) item(s) fica sujeito à confirmação do fornecedor deste serviço. No caso do pedido ser recusado deverá contactar o banco, ou entidade emissora do seu cartão, para obter esclarecimentos adicionais.

 


 

Referência Multibanco

    • Clique em confirmar no menu de navegação no rodapé

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  • Caso não esteja correta a seleção do método de pagamento, poderá voltar ao menu de seleção do método de pagamento, selecionando a opção cancelar.

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Nota: Será gerada uma única referência para o pagamento dos itens selecionados. A referência tem uma validade de 48h após a sua emissão.

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