Agenda de Eventos
Ciclo de workshops para estudantes
De 15 de abril a 2 de junho 2026
Local do Evento:
Dirigido a estudantes universitários, o evento inclui três sessões sobre desafios comuns, com foco no bem-estar e numa abordagem psicoeducativa
Programa
15 de abril | Ansiedade de Desempenho
A primeira sessão centra-se no reconhecimento e na gestão da ansiedade associada às avaliações e aos resultados académicos, apresentando estratégias práticas de regulação emocional, organização e fortalecimento da autoconfiança, com vista a lidar de forma mais adaptativa com a pressão académica.
13 de maio | Discriminação e Discurso de Ódio
A segunda sessão visa sensibilizar para os impactos da discriminação e do discurso de ódio no contexto académico. Serão abordados conceitos como preconceito e microagressões, bem como o papel da comunidade universitária na promoção da representatividade, do respeito e da inclusão.
2 de junho | Primeiros Socorros Psicológicos
A terceira sessão incide sobre primeiros socorros psicológicos, introduzindo princípios básicos de apoio inicial a pessoas em situação de sofrimento psicológico ou crise emocional. Pretende-se capacitar os participantes para reconhecer sinais de distress, oferecer apoio imediato de forma empática e encaminhar adequadamente para recursos especializados.
No seu conjunto, este ciclo pretende tem como objetivo promover competências psicológicas, sociais e de autocuidado relevantes para o contexto académico contemporâneo e contribuir para promoção de comunidades académicas mais inclusivas, solidárias e resilientes.
Existem dois horários disponíveis: 10h30-12h00 ou 14h30-16h00







