Skip to main content

ISLA IPGT 2091

Álgebra Linear

Informática para Comércio Eletrónico (L) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    O principal objetivo desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos fundamentais no âmbito da Álgebra e do raciocínio lógico e matemático. Pretende-se que, através de diversas estratégias de carácter teórico e prático, os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e solidificar o seu Pensamento Computacional, essencial para um futuro na área da Informática.
  • ProgramaProgramme
    Matrizes e Sistemas: Cálculo matricial Transposta de uma matriz Matriz inversa Sistemas de equações lineares Método de eliminação de Gauss Determinantes: Cálculo de determinantes de ordem 2 e ordem 3 Regra de Sarrus Regra de Laplace Propriedades dos determinantes Regra de Cramer Espaços vetoriais: Vetores e operações. Definição e propriedades Combinação linear Dependência e independência linear Subespaço vetorial Base e dimensão de um espaço vetorial Mudança de base. Transformações Lineares: Definições e propriedades Imagem e núcleo de uma transformação linear Vetores e Valores próprios: Definição Propriedades Diagonalização Aplicações
  • ObjectivosObjectives
    No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: Realizar as operações básicas de cálculo matricial. Utilizar a teoria das matrizes no estudo e na resolução de sistemas de equações lineares. Interpretar e aplicar os conceitos associados aos espaços vetoriais e aos valores e vetores próprios. Reconhecer da importância dos algoritmos nas aplicações da álgebra linear. Aplicar as técnicas de álgebra linear na geometria analítica. Deve também ter desenvolvido a capacidade de abstração e demonstração.
  • BibliografiaBibliography
    Course Unit notes provided by the teacher.
  • MetodologiaMethodology
    A abordagem dos assuntos a lecionar será feita de uma forma simples onde o aluno terá como principal papel transmitir e manifestar as suas lacunas, quer no que diz respeito ao domínio das matérias, quer na sua correta interpretação e utilização. Numa primeira parte da aula, serão expostos os conteúdos programáticos, reforlçados, na segunda parte, pela resolução de exercícios de forma autónoma, ou globalmente com o docente, quando necessário. Os alunos serão avaliados através de dois Testes Intermédios ou através de um Teste de Avaliação Global (o aluno pode optar), com uma componente para a assiduidade.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Method 1 - Distributed Evaluation: 

    Description

    Percentage

    Midterm Test 1 (MT1)

    45%

    Midterm Test 2 (MT2)

    45%

    Attendance

    10%

     

    Method 2 - Global Evaluation: 

    Description

    Percentage

    Global Evaluation Test (GET)

    90%

    Attendance

    10%

    Important Notes:

    • Each student can only choose ONE of the two methods. 
    • The evaluation is scaled in 0 to 20 values. In order to pass the Curricular Unit, the student must have a minimum final grade of 9.5 values.
    • Each Midterm test has a minimum grade of 7.5 values. Failing to achieve that minimum grade on either Test implies failing the evaluation.
    • A student that chooses to take the First Midterm Test forfeits the possibility to take the Global Evaluation Test, and must have the minimum grade of 7.5 values to be eligible to the Second Midterm Test.
    • Attendance as an evaluation element aims to encourage class attendance and will only be considered if the percentage of attendance is greater than or equal to 70%.
    • All students who have not successfully completed the evaluation process can take a Final Exam during the Exam Period defined by the institution, at the end of the semester.