ISLA IPGT 22350
Análise e Modelação de Sistemas
Engenharia Informática (L) (ISLA Gaia)
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ApresentaçãoPresentationAnálise de Sistemas pretende estruturar os Sistemas de Informação com o intuito da máxima rentabilização das organizações, por isso a sua grande importância nível de: Organizar opiniões, regras, procedimentos, dados recolhidos pelo analista em modelos coerentes do sistema requerido.
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ProgramaProgrammeIntrodução O processo de desenvolvimento de um SI Ciclo de vida de um sistema Tipos de modelos de processo Análise de requisitos e especificação de sistemas Enquadramento Identificação de utilizadores e necessidades Engenharia de requisitos Modelação vs. Especificação Metodologias de Desenvolvimento As metodologias estruturadas Metodologias Orientadas por Objectos Principais metodologias Comparação entre metodologias UML- Linguagem de Modelação Unificada Visão Histórica Diagrama Use-Case Diagrama de Classes Diagrama de Sequência Diagrama de Colaboração Diagrama de Actividade Diagrama de Componente Projeto de Desenvolvimento de Sistemas Trabalho Colaborativo e Cooperativo Identificação dos utilizadores Criação de personas Descrição de cenários e de histórias de utilização Construção de protótipos de baixa e alta fidelidade Testes de usabilidade
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ObjectivosObjectivesConhecer e utilizar os conceitos de modelação para o desenvolvimento de Sistemas de Informação. Analisar e desenhar um Sistema de Informação fazendo uso de técnicas de modelização. Identificar (saber que existe) os problemas inerentes à execução das fases de análise e de concepção de sistemas de informação. Discutir (saber como fazer) alternativas de resolução dos problemas inerentes à execução das fases de análise e de concepção de sistemas de informação. Executar (saber fazer) as tarefas de levantamento, classificação e modelação de requisitos do utilizador, em projectos de mediana complexidade de sistemas de informação.
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BibliografiaBibliographyAlhir, S. (2003). Learning UML, (1ª edition). Borges, J. (2015). Modelação de dados em UML. Editora FCA Cockburn Alistair (2000). Writing Effective Use Cases, Addison-Wesley. Costa, A. P. (2012). Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador. Tese de Doutoramento não publicada. Eriksson H., Penker, M., Lyons, B., Fado, D. (2004). UML 2 Toolkit, Wiley Publishing Guerreiro, S. (2015). Introdução à Engenharia de Software, Editora FCA Miguel, A. (2015). Gestão de Projectos de Software- 5ª Edição Atualizada. Editora FCA. Sommerville. Software Engineering ¿ Global edition. Pearson education limited.
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MetodologiaMethodologyMetodologias inovadoras na UC incluem a aprendizagem ativa através de resolução de problemas e estudos de caso, a colaboração em projetos de grupo, a utilização de recursos digitais interativos, avaliações formativas regulares e a aplicação prática de conhecimentos em projetos do mundo real.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Metodologia de avaliação:
1. Avaliação Curricular
Os estudantes podem escolher por uma das seguintes opções:
Opção
Elementos de avaliação
Peso (%)
Nota mínima Obs 1
Trabalho Prático
35%
8 Teste Final (Teste sem Consulta)
65%
8 2
Teste de Avaliação Global (TAG) (Teste sem consulta)
100%
9,5 2. Avaliação Final
Os estudantes que não tenham sucesso na avaliação curricular podem realizar exames nas épocas de avaliação definidas pela instituição.


