Skip to main content

ISLA IPGT 902

Análise Matemática

Informática para Comércio Eletrónico (L) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    O principal objetivo desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos fundamentais no âmbito do cálculo diferencial e integral e do raciocínio lógico e matemático. Pretende-se que, através de diversas estratégias de carácter teórico e prático, os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e solidificar o seu Pensamento Computacional, essencial para um futuro na área da Informática.
  • ProgramaProgramme
    Funções reais de uma variável real: Definições e generalidades Funções polinomiais Funções racionais Funções irracionais Funções exponenciais Funções logaritmicas Limites e Continuidade: Definição de limite de uma função Cálculo de Limites Indeterminações Continuidade Assíntotas Cálculo Diferencial: ¿D¿efinição Regras de derivação Aplicações Cálculo Integral: ¿Definição e propriedades Técnicas de integração Teorema Fundamental do Cálculo Séries: Definição e convergência Critérios de convergência de séries numéricas Cálculo de séries numéricas Série de Taylor e Série de Maclaurin
  • ObjectivosObjectives
    A Unidade Curricular (UC) foi criada com o objetivo de consolidar e ampliar os conhecimentos matemáticos dos estudantes. Compreender conceitos e técnicas de cálculo diferencial é o principal objetivo. Pretende-se que o aluno domine as matérias expostas no programa, desenvolva capacidades de abstração e utilize com intuição e sentido crítico a aprendizagem desta UC na sua área de formação. Pretende-se dotar o aluno de sensibilidade para a necessidade de rigor no uso da linguagem e clareza na exposição e de capacidade de análise e autonomia para o uso das técnicas matemáticas na resolução de problemas concretos na sua vida profissional. No final, o aluno deve dominar as técnicas de derivação e integração em IR, modelar e resolver problemas de otimização, identificar séries convergentes, calcular o seu valor e desenvolver algumas funções em séries de potências, aplicar o cálculo integral em IR à resolução de problemas e desenvolver capacidades de reflexão e cálculo.
  • BibliografiaBibliography
    Notes for the Curricular Unit provided by the teacher
  • MetodologiaMethodology
    A abordagem dos assuntos a lecionar será feita de uma forma simples onde o aluno terá como principal papel transmitir e manifestar as suas lacunas, quer no que diz respeito ao domínio das matérias, quer na sua correta interpretação e utilização. A abordagem pedagógica dos conteúdos é feita em três fases devidamente acompanhadas: interpretação de enunciados, resolução dos exercícios por parte dos alunos, discussão coletiva e individualizada das questões que o problema suscita e resolução expositiva sempre que necessário. Os alunos serão avaliados através de dois Testes Intermédios ou através de um Teste de Avaliação Global (o aluno pode optar).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não