ISLA IPGT 902
Análise Matemática
-
ApresentaçãoPresentationO principal objetivo desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos fundamentais no âmbito do cálculo diferencial e integral e do raciocínio lógico e matemático. Pretende-se que, através de diversas estratégias de carácter teórico e prático, os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e solidificar o seu Pensamento Computacional, essencial para um futuro na área da Informática.
-
ProgramaProgrammeFunções reais de uma variável real: Definições e generalidades Funções polinomiais Funções racionais Funções irracionais Funções exponenciais Funções logaritmicas Limites e Continuidade: Definição de limite de uma função Cálculo de Limites Indeterminações Continuidade Assíntotas Cálculo Diferencial: ¿D¿efinição Regras de derivação Aplicações Cálculo Integral: ¿Definição e propriedades Técnicas de integração Teorema Fundamental do Cálculo Séries: Definição e convergência Critérios de convergência de séries numéricas Cálculo de séries numéricas Série de Taylor e Série de Maclaurin
-
ObjectivosObjectivesA Unidade Curricular (UC) foi criada com o objetivo de consolidar e ampliar os conhecimentos matemáticos dos estudantes. Compreender conceitos e técnicas de cálculo diferencial é o principal objetivo. Pretende-se que o aluno domine as matérias expostas no programa, desenvolva capacidades de abstração e utilize com intuição e sentido crítico a aprendizagem desta UC na sua área de formação. Pretende-se dotar o aluno de sensibilidade para a necessidade de rigor no uso da linguagem e clareza na exposição e de capacidade de análise e autonomia para o uso das técnicas matemáticas na resolução de problemas concretos na sua vida profissional. No final, o aluno deve dominar as técnicas de derivação e integração em IR, modelar e resolver problemas de otimização, identificar séries convergentes, calcular o seu valor e desenvolver algumas funções em séries de potências, aplicar o cálculo integral em IR à resolução de problemas e desenvolver capacidades de reflexão e cálculo.
-
BibliografiaBibliographyNotes for the Curricular Unit provided by the teacher
-
MetodologiaMethodologyA abordagem dos assuntos a lecionar será feita de uma forma simples onde o aluno terá como principal papel transmitir e manifestar as suas lacunas, quer no que diz respeito ao domínio das matérias, quer na sua correta interpretação e utilização. A abordagem pedagógica dos conteúdos é feita em três fases devidamente acompanhadas: interpretação de enunciados, resolução dos exercícios por parte dos alunos, discussão coletiva e individualizada das questões que o problema suscita e resolução expositiva sempre que necessário. Os alunos serão avaliados através de dois Testes Intermédios ou através de um Teste de Avaliação Global (o aluno pode optar).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Method 1 - Distributed Evaluation:
Description Percentage Midterm Test 1 (MT1) 45% Midterm Test 2 (MT2) 45% Attendance 10% Method 2 - Global Evaluation:
Description Percentage Global Evaluation Test (GET) 90% Attendance 10% Important Notes:
-
Each student can only choose ONE of the two methods.
-
The evaluation is scaled in 0 to 20 values. In order to pass the Curricular Unit, the student must have a minimum final grade of 9.5 values.
-
Each Midterm test has a minimum grade of 7.5 values. Failing to achieve that minimum grade on either Test implies failing the evaluation.
-
A student that chooses to take the First Midterm Test forfeits the possibility to take the Global Evaluation Test, and must have the minimum grade of 7.5 values to be eligible to the Second Midterm Test.
-
Attendance as an evaluation element aims to encourage class attendance and will only be considered if the percentage of attendance is greater than or equal to 70%.
-
All students who have not successfully completed the evaluation process can take a Final Exam during the Exam Period defined by the institution, at the end of the semester.
-


