Skip to main content

ISLA IPGT 16491

Avaliação de Desempenho de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho

Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (M) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Analisar a importância e abordagens metodológicas para efetuar a avaliação de desempenho de sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho.
  • ProgramaProgramme
    1. Clima e Cultura Organizacional de Segurança 1.1. Clima organizacional 1.2. Cultura organizacional 1.3. Clima e cultura de segurança 2. Avaliação de Desempenho de Sistemas de Gestão da Segurança 2.1. Requisitos de avaliação de desempenho na OHSAS 18001 2.2. Requisitos de avaliação de desempenho na ISO 45001 2.3. Pressupostos da avaliação de desempenho de sistemas de gestão 2.4. Utilização de scorecards na avaliação de sistemas de gestão da segurança 2.5. SafetyCard - Performance Scorecard for Occupacional Safety and Health Management Systems 3. Boas práticas e benchmarking de desempenho sistemas de gestão da segurança 3.1. Benchmarking ¿ o conceito e princípios 3.2. Tipos e modalidades de benchmarking 3.3. Metodologia do processo de benchmarking 3.4. Boas práticas e benchmarking de desempenho em sistemas de gestão da segurança
  • ObjectivosObjectives
    Uma organização não pode abstrair-se continuadamente de ter uma visão global da sua atuação em matéria de segurança e dos resultados de desempenho registados pelo seu sistema de gestão. A realidade organizacional necessita de uma matriz estruturada de indicadores que vá para além da inscrição, análise e interpretação continuada de um conjunto avulso e perecido de atributos que não favorece a ideia de conjunto e que não reflete cabalmente o desempenho global em matéria de segurança. Por isso, dotar-se-ão os estudantes com conhecimentos, aptidões e competências que lhes permitem compreender quais as potencialidades da avaliação de desempenho dos sistemas de gestão, que matrizes estruturadas de indicadores de desempenho de segurança existem disponíveis na literatura especializada e como podem implementar um scorecard de segurança numa organização, aproveitando, ainda, as potencialidades dos exercícios de benchmarking de desempenho para melhorar continuamente o sistema de gestão.
  • BibliografiaBibliography
    Camp, R. (1993), Benchmarking: O Caminho da Qualidade Total, São Paulo: Livraria Pioneira Editora. Neto, H.V. (2012). Avaliação de desempenho de sistemas de gestão da segurança e saúde do trabalho. Vila do Conde: Civeri Publishing. ISO 45001:2018 - Sistemas de gestão da segurança e saúde do trabalho. Lei n.º 102/2009, 10 de setembro ¿ Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho. Diário da República, Série I, N.º 176, p. 6167-6192. Lei n.º 3/2014, 28 de janeiro ¿ Alteração ao Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho. Diário da República, Série I, N.º 19, p. 554-591.  
  • MetodologiaMethodology
    Será utilizado o método expositivo para transmitir bases de conhecimento mas, principalmente, ao método interrogativo e ativo para uma análise crítica dos conteúdos partilhados e uma compreensão efetiva dos princípios da avaliação de desempenho de sistemas de gestão da segurança.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste / Exercício de avaliação

    durante
    semestre

    80%

    Participação

    durante
    semestre

    20%

    (...)