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ISLA IPGT 8448

Base de Dados

Desenvolvimento de Aplicações de Inteligência Artificial (CTSP) (ISLA - IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Base de Dados oferece uma exploração profunda dos princípios e práticas relacionados à gestão de sistemas de base de dados, capacitando os alunos para atuarem como especialistas em áreas como desenvolvimento de software, análise de dados, administração de sistemas e ciência de dados. Com um foco em tópicos avançados, como modelagem complexa, otimização de consultas e segurança de dados, esta UC é altamente relevante em diversos campos, tornando-se essencial para aprofundar conhecimentos no ciclo de estudos e preparar os alunos para desafios complexos na área de tecnologia da informação.
  • ProgramaProgramme
     Bases de dados: Conceito de dados Conceito de modelo de dados Arquitectura de uma base de dados Ficheiros e bases de dados Bases de dados relacionais Arquitetura de um sistema gestor de base de dados  Modelo relacional: Estrutura de dados relacional Regras de integridade do modelo  Gestão de dados do modelo relacional Tabelas, registos, campos e chaves. Normalização: Representação na forma não normalizada Tipo de notação DeMarco Tipo de notação Gane e Sarson Fases da normalização segundo Codd Integridade da informação SGBD’s Domíninios de utilização Arquitectura Configuração Criação de bases de dados Manutenção de bases de dados Implementação de segurança e integridade
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos de aprendizagem da UC incluem o desenvolvimento de um conhecimento sólido em sistemas de base de dados, competências avançadas em design de bases de dados complexas, otimização de consultas e segurança de dados, bem como a utilização de tecnologias emergentes. Os alunos também adquirem a capacidade de aplicar esses conhecimentos na resolução de problemas práticos e comunicar eficazmente conceitos complexos. O trabalho em equipa é enfatizado para colaboração eficaz em projetos de base de dados. Esses objetivos preparam os alunos para desafios avançados na gestão de informações e tecnologias.
  • BibliografiaBibliography
        •    Connolly, T., & Begg, C. (2015). Database Systems: A Practical Approach to Design, Implementation, and Management (6th ed.). Pearson.     •    Date, C. J. (2019). Database Design and Relational Theory: Normal Forms and All That Jazz (2nd ed.). Apress.     •    Elmasri, R., & Navathe, S. B. (2016). Fundamentals of Database Systems (Global Edition). Pearson.     •    Gouveia, F. (2021). Bases de Dados – Fundamentos e Aplicações (2ª ed.). FCA.     •    Belo, O. (2021). Bases de Dados Relacionais – Implementação com MySQL. FCA.
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias inovadoras na UC incluem a aprendizagem ativa através de resolução de problemas e estudos de caso, a colaboração em projetos de grupo, a utilização de recursos digitais interativos, avaliações formativas regulares e a aplicação prática de conhecimentos em projetos do mundo real. Essas abordagens dinâmicas e envolventes ajudam os alunos a desenvolver habilidades avançadas em bases de dados de forma eficaz e motivadora.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo)  testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Avaliação Contínua:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste Individual

    Última Aula

    60%

    Trabalhos realizados em sala de aula

    Aula a que diz respeito o trabalho

    40%

     

     

     

     

    Avaliação final:
    Todos os estudantes que não tenham concluído com sucesso a avaliação continua poderão realizar um exame final (100%) na época de avaliação definida pela instituição.