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ISLA IPGT 25038

Comunicação e Apoio à Venda

Gestão de Vendas e Marketing (CTSP) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Comunicação e Apoio à Venda visa capacitar os alunos para aplicar processos de comunicação no contexto das vendas, desenvolvendo comportamentos, atitudes e técnicas que permitam maximizar o valor para a empresa e o cliente. Os alunos irão aprender a dominar estratégias eficazes de comunicação, resolução de problemas e negociação, utilizando métodos que conduzam ao fecho bem-sucedido de vendas.
  • ProgramaProgramme
    1. A comunicação em contexto empresarial 2. A comunicação e o conflito 3. Atitudes e estilos de comunicação interpessoal 4. Métodos e técnicas de comunicação eficaz com o cliente 5. Comunicação verbal e não-verbal 6. Etapas de um processo de atendimento e venda 7. Principais objeções à compra 8. Técnicas de venda e persuasão dos clientes      9. Técnicas de fecho de venda
  • ObjectivosObjectives
    No final desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de aplicar processos de comunicação eficaz no contexto de vendas, ajustando a comunicação ao tipo de cliente e situação para influenciar decisões de compra. Serão capazes de explorar comportamentos e atitudes dos consumidores, adaptando as estratégias de vendas. Desenvolverão competências em escuta ativa, interpretação de necessidades e domínio de ferramentas que otimizem a eficiência nas vendas. Aprenderão a aplicar estratégias para maximizar o valor para a empresa e o cliente, dominar técnicas de argumentação e negociação, consolidar habilidades de fecho de vendas e resolver objeções de forma eficaz, transformando desafios em oportunidades para concluir a venda com sucesso.
  • BibliografiaBibliography
    A. Ros, (2024) Comunicar com Clareza e Confiança A Arte da Explicação, Editora Bertrand R. Carla (2023) Fale Menos, Comunique Mais, Editora Manuscrito M. Stephen, M. Joseph (2022) Comunicar com Eficácia : Quem Ouvimos, Quem Não Ouvimos e Porquê, Editora Vogais T. Sandra (2019), Comunicar com sucesso, Editora Oficina do Livro M. Manuel, (2017) Marketing e Gestão da Relação com o Cliente, Atual Editora Moreira, Volume VIII, (4ª Edição) Rocha, C., (2016) Fale Menos, Comunique Mais, Edição Manuscrito Polito, R. (2015) Como Conquistar e Influenciar Pessoas, Edição Pergaminho R. Adriano D., (2010), As Técnicas da Comunicação e da Informação, Editorial Presença G. Jeffrey,(2000) O Livro Vermelho das Vendas, Bertrand Editora Heller  
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino desta unidade curricular combinam teoria com uma forte componente prática. Além de aprender conceitos e técnicas de comunicação e venda, os alunos participarão em simulações de vendas e análise de casos reais e fictícios. Estas atividades permitirão aplicar conhecimentos em cenários complexos de vendas, negociação e resolução de conflitos, desenvolvendo competências de argumentação e persuasão. As simulações incluirão desde a definição de objetivos de venda até ao fecho, com foco em feedback contínuo. A abordagem prática e ativa visa preparar os alunos para aplicar as competências adquiridas no ambiente profissional.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não