ISLA IPGT 16947
Desenvolvimento de Aplicações Móveis
Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web (M) (ISLA Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationApresentar os conceitos associados ao desenvolvimento de aplicações móveis, com foco em aplicações nativas para Android e IOS com tecnologias nativas. Proporcionar conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento nativo multiplataforma e ainda aplicações web mobile e híbridas.
-
ProgramaProgramme1. Introdução ao desenvolvimento mobile Desenvolvimento de APPs: Desenvolvimento nativo, Híbrido, Cross platform, Multiplatforma Conceitos: Plataformas OS Principais IDEs Desenvolvimento híbrido com HTML5 (HTML + CSS3 + Javascript) Publicação de Apps 2. Apps com Kotlin Linguagem de programação Kotlin Estrutura de um projeto Layout, Widgets e Eventos Acesso a dados (Local e Cloud) Publicação de Apps 3. Apps com Flutter Linguagem de programação Dart Estrutura de um projeto Layout, Widgets e Eventos Acesso a dados (Local e Cloud) Publicação de Apps
-
ObjectivosObjectivesExplorar as principais tarefas de programação de APPs: dominar a linguagem de programação, Widgets de User Interface, armazenamento local e remoto até à publicação da APP; Conhecer os principais ambientes de desenvolvimento mobile. Caracterizar e distinguir aplicações nativas, hibridas, cross-platform e multiplataforma; Desenvolver aplicações mobile híbridas utilizando tecnologias web; Desenvolver aplicações mobile nativas e cross-platform; Dominar as principais tarefas de programação; Publicar uma aplicação móvel
-
BibliografiaBibliographyBiessek, Alessandro,(2019) Flutter for Beginners: An introductory guide to building cross-platform mobile applications with Flutter and Dart 2, Packt PublishingBuckett, Chris (2013), Dart in Action, Manning Press Clow, Mark,(2019) Learn Google Flutter Fast: 65 Example Apps Google Inc. The official site for Android developers. Provides the Android SDK and documentation for app developers and designers. [Online] Available: http://developer.android.com Kopec, David (2014), Dart for Absolute Beginners (English Edition) Apress Queirós, Ricardo Queirós (2014). Desenvolvimento de Aplicações Profissionais em Android, FCA. Stack Overflow (2020). Learning Kotlin, Stack Overflow, Free ebook Stack Overflow (2020). Learning Android (Kotlin), Stack Overflow, Free ebook
-
MetodologiaMethodology1. Project-Based Learning (PBL): Students work on complex projects that address real-world issues. This promotes problem-solving skills, collaboration and critical thinking. 2. Problem-Based Learning (PBL): Students learn by solving authentic problems. They identify problems, conduct research and collaborate to find solutions, which promotes a deeper understanding of the content. 3. Cooperative Learning: Students work together in small groups to achieve common goals. Collaboration is emphasized, and each member of the group is responsible for their own and their classmates' learning. 4. Microlearning: Content is broken down into small units to facilitate fast, focused learning.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão