ISLA IPGT 17471
Design Thinking
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (CTSP) (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationA presente UC foi desenvolvida com o principal objectivo de dotar os formandos de pensamento crítico e uma nova forma de pensar e de abordar os problemas/desafios de forma criativa e inovadora, tornando os mesmos em autênticas janelas de oportunidade. A mesma destina--se a capacitar os formandos que pretendam não só adquirir conhecimentos em torno dos fundamentos de Design Thinking e do processo de inovação, mas também obter contacto com as ferramentas de exploração do processo criativo e de criação de valor em toda a cadeia de realização de um determinado serviço ou produto, ou inclusive na criação de um modelo de negocio.
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ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos 1. Introdução ao Design Thinking - 1.1 Enquadramento entre as várias disciplinas académicas. 1.2 Principais fundamentos. 1.3 Duplo Diamante. 2. Design Challenge 2.1 Apresentação do desafio 2.2 Criação e identificação dos grupos de trabalho. 3. Pesquisa e Exploração 3.1 Planeamento da etapa exploratória. 3.2 Saída para o exterior para a realização de pesquisa e criação de empatia. 3.3 Obtenção de insights e definição do Ponto de vista. 4. Mapeamentos 4.1 Persona Map . 4.2 Customer Journey Mapping . - 4.3 Stakeholder Map . 5. Visualização de Ideias 5.1 Aplicação de ferramentas de brainstorming . 5.2 Validação de ideias chave para a solução do problema. 5.3 Service Scenario mapping . 6. Protótipagem Rápida 6.1 Eleição dos protótipos a serem testados (produtos e/ou serviços). - 6.2 Realização de protótipos com recurso a técnicas manuais e materiais restritos. 6.3 Apresentação e Pitch dos protótipos dos vários grupos de trabalho.
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ObjectivosObjectivesDotar os alunos de conhecimento e domínio sobre os conceitos base e transversais de Design Thinking. - Desenvolver conhecimentos e conceitos do pensamento e processo de Design; - Explorar conceitos relacionados com processos de inovação aberta; - Identificar as principais ferramentas de exploração, em contexto de uso, dos diferentes perfis de utilizadores; - Discutir opções ao nível do processo de convergência e divergência em relação às diferentes etapas do processo de Design ; - Reconhecer a importância do processo criativo e colaborativo; - Identificar os elementos-chave do processo de Diamante Duplo e Protótipagem de produtos e serviços. - Implementar e avaliar um processo de inovação centrado nos utilizadores.
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BibliografiaBibliographySetting the Table - Danny Meyer Gamestorming -Dave Grey, Sunni Brown, James Macanufo 101 Design Methods - Vijay Kumar Scaling up Excellence - Robert Sutton Creativity Inc - Ed Catmull Let My People Go Surfing - Yvon Chouinard Steve Jobs - Walter Isaacson Business Model Generation - Alexander Osterwalder Checklist Manifesto - Atul Gawande Outliers - Malcolm Gladwell Research Methods in Anthropology - H. Bernard The Designful Company - Marty Neumeier Everything is Obvious: How Common Sense Fails Us - Duncan Watts The 10 Faces of Innovation - Tom Kelley Nudge - Richard Thaler A Whole New Mind - Daniel Pink The Little Big Things - Tom Peters Ignore Everybody - Hugh MacLeod Linchpin - Seth Godin
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MetodologiaMethodologyNesta UC são adoptados príncipios de Metodologia Activa, onde o aluno é colocado no centro de todo o planeamento e estrutura das aulas e (consequentemente) os conteúdos abordados. Para tal, exige-se uma adequação das dinâmicas em aula e do próprio conteúdo em função das competências, ambição e demonstração de interesse por parte dos alunos, criando assim uma dinâmica de sala de aula innvertida.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão