ISLA IPGT 3157
Dissertação
Gestão (M) (ISLA IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationA UC reveste características de disciplina integradora, na qual o estudante deverá ser capaz de: - Aplicar os conhecimentos adquiridos em metodologias de investigação e demais unidades curriculares do curso; - Construir um projeto de trabalho autónomo, aplicando o método científico para a definição do tema, problema e metodologia a seguir para a execução do trabalho - Realizar um trabalho de investigação científica, com publicação dos resultados obtidos através da elaboração de uma dissertação ou de um relatório de projeto. - Em caso de estágio, elaborar um relatório no qual detalhe as funções, processos, e atividades de valor realizadas e desenvolvidas numa perspetiva integradora com os conhecimentos e competências adquiridas durante o curso.
-
ProgramaProgramme1. Metodologias de Investigação e Anteprojeto. 1.1 Processos, metodologias e práticas associadas à investigação científica em gestão. 1.2 Construção e validação da proposta de dissertação/ projeto aplicado / Plano de estágio 1.2.1 Definição dos objetivos 1.2.2 Justificação e validação do tema / projeto ou atividades a desenvolver em contexto real. 1.2.3 Defnição da metodologia a adotar, organização de taredas, tempos e recursos a alocar. 1.2.4 Caracterização da bibliografia a usar e revisão da literatura. 2. Seminários/Workshops. 2.1 Realização de seminários proferidos por elementos exteriores à instituição. 2.2 Realização de seminários proferidos pelos estudantes de forma a dar a conhecer o estado dos seus projetos e respectivo andamento dos trabalhos. 3. Dissertação / projeto aplicado / Relatório de estágio 3.1 Desenvolvimento do trabalho 3.2 Apresentação e discussão 3.3 Disseminação dos resultados
-
ObjectivosObjectivesCompetências a desenvolver: - Pesquisa, análise e interpretação, ao nível da metodologia de investigação; - Capacidade de construção de uma perspectiva individual integradora e funcional a partir da investigação realizada, cujas conclusões permitam desenvolver modelos de intervenção nos contextos organizacionais; - Desenvolver um quadro conceptual e prático de referência em relação a questões de intervenção nos diferentes contextos organizacionais.
-
BibliografiaBibliographyArtigos, livros, revistas e jornais científicos que estejam relacionados com a área/tema do trabalho. Barañano, A. (2008). Métodos e técnicas de investigação em gestão (1.ª Ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Coutinho, C. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Editora Almedina. Yin, R. (2017). Case Study Research and Applications: Design and Methods Sixth Edition. SAGE Publications, Inc; Wingate, L.M. (2014). Project Management for Research and Development: Guiding Innovation for Positive R&D Outcomes (Best Practices in Portfolio, Program, and Project Management). Auerbach Publications; 1 edition. Correia, A.M.R., Mesquita, A. (2014). Mestrados e Doutoramentos 2ª edição. Vida Económica.
-
MetodologiaMethodologyMetodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem: - Calendarização de todos os momentos de acompanhamento e disponibilização de espaços colaborativos para que os estudantes possam partilhar conhecimentos e técnicas; - Agendamento de sessões e workshops de caráter metodológico e técnico; - Disponibilização de videos e conteúdos online para suporte aos diferentes processos; - Disponibilização de ferramentas como o Philix - Tutor Digital para apoio ao processo metodológico.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeAnual
-
ECTS60
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipSim
-
AvaliaçãoEvaluation
Provas públicas perante um júri nomeado pela Conselho Técnico Científico, composto pelo menos pelo orientador, por um arguente externo e um presidente (este papel pode ser assumido por um dos elementos da instituição).
O júri, baseado na dissertação ou relatório do projeto / estágio, bem como no desempenho demonstrado pelo candidato durante a defesa, atribuirá uma classificação entre 0 a 20 valores.


