Skip to main content

ISLA IPGT 979

Estatística I

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Estatística I pretende familiarizar os alunos com os conceitos básicos do pensamento, da linguagem e das técnicas estatísticas. Os alunos devem ser capazes de reconhecer a utilidade e ampla aplicação destas metodologias a vários contextos, em particular nas suas áreas de estudo. Ao considerarmos o mundo em rápida mudança como o que estamos vivendo, é imprescindível o conhecimento da probabilidade de ocorrência de acontecimentos para agilizarmos a tomada de decisão e fazermos previsões.
  • ProgramaProgramme
    Estatística Descritiva: Conceitos Básicos. Frequências absolutas e relativas Frequências acumuladas Medidas de Tendência Central: Média, Mediana e Moda Medidas de Tendência Não-Central: Quartis, Decis e Percentis Medidas de Dispersão Medidas de Assimetria Medidas de Achatamento   Teoria das Probabilidades: Conceitos Básicos Definição Clássica Axiomas das probabilidades Probabilidades Condicionadas Acontecimentos Independentes Teorema de Bayes. Análise Combinatória   Distribuições de Probabilidade Distribuições Discretas de Probabilidade: Binomial, Multinomial, Hipergeométrica e Poisson Aproximação por Poisson de Probabilidades Binomiais Distribuições Contínuas de Probabilidade: Normal (Distribuição de Gauss), Exponencial e T Student Aproximação pela Distribuição Normal da Distribuição Binomial Aproximação pela Distribuição Normal da Distribuição de Poisson
  • ObjectivosObjectives
    O objetivo fundamental desta unidade curricular é a introdução aos instrumentos estatísticos necessários para analisar e interpretar um conjunto de dados e dotar os alunos de um conjunto de técnicas e métodos estatísticos que facilitem a análise e a interpretação da informação.
  • BibliografiaBibliography
    Gomes, C. (2024). Material de Apoio à Unidade Curricular de Estatística I. ISLA-Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Johnston, J. (1991). Econometric Methods. McGraw Hill. Murteira, J. F. Bento e Black, G. H.J. (1983). Estatística Descritiva. McGraw Hill. Reis, E. (2008). Estatística Descritiva (7º ed.). Editora Silabo. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C. (2002). Introdução à Estatística. McGraw-Hill.
  • MetodologiaMethodology
    Utilização do moodle onde o aluno tem acesso a sebentas digitais que lhe permite absorver o conteúdo através do meio virtual e ao chegar à sala de aula já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. A "sala de aula invertida" possibilita conhecer os conceitos antes de os abordar permitindo rentabilizar o tempo e motivar os estudantes a contribuírem com sua própria aprendizagem, despertando a curiosidade e a proatividade. Intensificar a compreensão do uso da estatística descritiva em estudos científicos, demonstrando, dessa forma, a presença deste conteúdo em diversas publicações acadêmicas. Utilização do quadro interativo de forma a tornar as apresentações mais dinâmicas. Utilização de plataformas (como a Zoom) para permitir que os alunos que não possam estar presencialmente não percam a possibilidade de integrar a aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não