Skip to main content

ISLA IPGT 986

Estatística II

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular proporciona ao estudante a aquisição de competências gerais de Probabilidades e Estatística. Nesta UC o estudante adquire conhecimentos para a resolução de problemas e aplicações que o ajudarão a desenvolver competências aplicáveis em outras unidades curriculares do curso. 
  • ProgramaProgramme
    Intervalos de Confiança: Estimação Pontual Nível de Confiança Intervalo de Confiança para a Média Intervalo de Confiança para a Diferença de Médias Intervalo de Confiança para Proporções Intervalo de Confiança para a diferença de Proporções Intervalo de Confiança para a Variância Intervalo de Confiança para o Quociente de Variâncias   Testes de Hipóteses: Hipótese Nula e Hipótese Alternativa Nível de Significância Testes Unilaterais e Bilaterais Teste de Hipóteses para a Média Teste de Hipóteses para a Variância Teste de Hipóteses para a Proporção Teste de Hipóteses para a Diferença de Médias Teste de Hipóteses para o Quociente de Variâncias   Fiabilidade: Definição de Fiabilidade Cálculo da Fiabilidade Curva da Banheira Distribuições de Probabilidade: Weibull, Exponencial e Normal Estimação de MTBF Fiabilidade de Sistemas: Introdução Sistemas em Série Sistemas em Paralelo Sistema Composto
  • ObjectivosObjectives
    Apresentação de técnicas de análise e interpretação de dados de uso corrente na investigação empírica e no mundo do trabalho. Dotar os alunos de um conjunto de técnicas e métodos estatísticos que facilitem a análise e a interpretação da informação. Validar e aplicar o conceito de fiabilidade e falhas e associa-lo à segurança do trabalho.
  • BibliografiaBibliography
    Gomes, C. (2025). Material de Apoio à Unidade Curricular de Estatística II. ISLA-Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Assis, R. (2010). Apoio à Decisão em Manutenção na Gestão de Activos Físicos (2ª ed.). Edição Lidel. André, J. (2008). Probabilidades e Estatística para Engenharia. Edição Lidel. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C. (2002). Introdução à Estatística. McGraw-Hill.  
  • MetodologiaMethodology
    Utilização do moodle onde o aluno tem acesso a sebentas digitais que lhe permite absorver o conteúdo através do meio virtual e ao chegar à sala de aula já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. A "sala de aula invertida" possibilita conhecer os conceitos antes de os abordar permitindo rentabilizar o tempo e motivar os estudantes a contribuírem com sua própria aprendizagem, despertando a curiosidade e a proatividade. Intensificar a compreensão do uso da estatística descritiva em estudos científicos, demonstrando, dessa forma, a presença deste conteúdo em diversas publicações acadêmicas. Utilização do quadro interativo de forma a tornar as apresentações mais dinâmicas. Utilização de plataformas (como a Zoom) para permitir que os alunos que não possam estar presencialmente não percam a possibilidade de integrar a aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    1ª Alternativa

    Ponderação

    1º Teste

    50%

    2º Teste

    50%

     

    2ª Alternativa

    Ponderação

    TAG

    100%


    Observações:

    • Os alunos terão de optar entre a realização dos Testes intermédios ou a realização do Teste de Avaliação Global. Se o aluno tiver nota inferior a 7,5 valores no 1º Teste ou desistir, não pode comparecer ao 2º Teste. A aprovação na avaliação curricular implica nota final não inferior a 9,5 valores. Os alunos não podem ter nota inferior a 7,5 valores em cada um dos testes.
    • Todos os alunos inscritos à unidade curricular podem realizar o exame final na época normal desde que não tenham realizado ou obtido aprovação na avaliação curricular.