ISLA IPGT 194
Estatística
Gestão de Empresas (ISLA-Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Estatística visa o desenvolvimento de competências nucleares em Estatística Aplicada à Gestão, preparando os alunos para os novos contextos organizationais "data-driven" e "data intensive" em transformação acelerada pela sinergização entre a Estatística, Ciência de Dados, Business Analytics e Business Intelligence. Nesse sentido, a UC operacionaliza os principais conceitos, métodos e tecnologias, aplicando-os a problemas de gestão trabalhados em aula com os alunos.
-
ProgramaProgrammeEstatística descritiva: Introdução. População e amostra. Parâmetros e estatísticas. Variáveis e sua classificação. Representação tabular e gráfica de dados univariados e bivariados. Medidas descritivas. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Probabilidades: Introdução. Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos. Probabilidade: definição, interpretações e propriedades. Probabilidade condicionada. Acontecimentos independentes. Teorema de Bayes. Distribuições de probabilidade de variáveis contínuas Distribuição exponencial; Distribuição normal; Distribuição t-Student Intervalos de confiança Intervalo de confiança da média, diferença de médias, proporção, diferença de proporções, variância, razão de variâncias Teste de hipóteses Teste do valor da média, comparação de médias, proporções, comparação de proporções, variância, comparação de variâncias.
-
ObjectivosObjectivesNo final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: 1. organizar, sumariar, apresentar e realizar uma análise elementar de um conjunto de dados, , calcular probabilidades e resolver problemas envolvendo variáveis aleatórias. 2. Entender as técnicas de análise e interpretação de dados de uso corrente na investigação empírica e no mundo do trabalho. 3. Conhecer e aplicar técnicas de inferência, com métodos estatísticos que facilitem a análise e a interpretação da informação. O aluno deverá compreender as distribuições teóricas de probabilidade e reconhecer a sua aplicabilidade em casos concretos; compreender o significado de intervalos de confiança e testes de hipóteses;
-
BibliografiaBibliographyAfonso, A., e Nunes, C. (2011). Probabilidades e Estatística: Aplicações e Soluções em SPSS. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo. Guimarães, R. C., e Cabral, J. S. (2010). Estatística (2ª edição) . Lisboa, Portugal: Verlag Dashöfer Portugal. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., e Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição) . Lisboa, Portugal: Escolar Editora. Pestana, M. H., e Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS (6ª edição) . Lisboa, Portugal: Edições Sílabo Gomes, C. (2020). Material de Apoio à Unidade Curricular de Estatística. ISLA-Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Kazmier, L. (1982). Estatística Aplicada a Economia e Administração . Schaum McGraw-Hill. Reis, E. (2008). Estatística Descritiva (7ª ed.). Edições Sílabo.Estatística, Pinto, R.(2012). Introdução à análise de dados - com recurso ao SPSS (2ª edição revista e atualizada). Edições Silabo. ISBN 9789726186922
-
MetodologiaMethodologyAs aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto. Práticas de inovação pedagógica: As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão