ISLA IPGT 5029
Estudos de Mercado
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (CTSP) (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular visa habilitar os discentes na aprendizagem das diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado. Ser capaz de aplicar técnicas qualitativas e quantitativas. Aprender a aplicar as diferentes técnicas estatísticas existentes para análise de dados, utilizando um software estatístico apropriado.
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ProgramaProgrammeAulas Teóricas: Apresentação e discussão dos conceitos e teorias no âmbito dos seguintes tópicos: 1. Introdução aos Estudos de Mercado 2. Processo de pesquisa e formulação do problema de pesquisa 3. Desenho da pesquisa 4. Instrumentos de recolha de dados 5. Análise de dados 6. Resultados da Investigação Aulas teórico-práticas: 1. Aplicação do processo de pesquisa de mercado 2. Elaboração de um estudo de mercado
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ObjectivosObjectivesA disciplina de Estudos do Mercado tem como objetivo dar a conhecer os principais tipos de estudos do mercado, as suas potencialidades e limitações. Os alunos serão familiarizados com o processo de realização de um estudo de mercado de forma a que enquanto clientes possam ser exigentes na qualidade do estudo que lhes é apresentado e sejam capazes de retirar o máximo partido da informação que lhes é disponibilizada. Obterão ainda know-how que lhes permitirá serem eles próprios os orquestradores de um estudo de mercado.
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BibliografiaBibliographyMcDaniel, Carl & Gates, Roger; Marketing Research Essentials, Wiley, 2008. ISBN: 978-0-470-13198-5 Wilson, Alan M.; Marketing Research - An Integrated Approach, Pearson Education, 2003. ISBN: 0-273-65113-7 Malhotra, Naresh K.; Pesquisa de Mercado - Uma Orientação Aplicada, Bookman, 2001. ISBN: 85-7307-728-x Aaker, D., outros, Marketing Research (6ª ed.), Jonh Wiley & Son, NY, 1997. Hildebrand, D., outros, Basic statistical ideas for managers (2ª ed.), Thomson Brook/Cole, Belmont,2005. Kotler, PH, Marketing Management, Prentice-hall, 11ª ed., NJ, 2002 Sarmento, E., Estatística: Conceitos Elementares, Edições IPAM, Porto, 2003. Yin, R., Applications of case study research (2ª ed.), Sage Publications, Thousand Oaks, 2003. Lopes, J. Fundamental dos Estudos de Mercado (2ª.ed.), Sílabo, Lisboa
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MetodologiaMethodologyMetodologia de ensino: Aulas teóricas - Método expositivo e interrogativo. Realização de trabalhos individuais e em grupo. Apresentações de trabalhos e discussão - Método activo e participativo Metodologia de avaliação: a) Avaliação Curricular (de acordo com o Regulamento Pedagógico do CTeSP) Teste de avaliação Global (TAG) (55%, nota mínima 7) Realização e apresentação de um trabalho (35%, nota mínima 7) Assiduidade e Atitudes (10%) Teste de avaliação Global - Última aula. Apresentação e defesa dos Trabalhos: ´Penúltima aula. b) Avaliação Final Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação. Observações: - Não serão efectuadas provas orais nesta Unidade Curricular.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão