Skip to main content

ISLA IPGT 5029

Estudos de Mercado

Gestão de Vendas e Marketing (CTSP) (ISLA GAIA)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular visa habilitar os discentes na aprendizagem das diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado.   Ser capaz de aplicar técnicas qualitativas e quantitativas.   Aprender a aplicar as diferentes técnicas estatísticas existentes para análise de dados, utilizando um software estatístico apropriado.
  • ProgramaProgramme
    Aulas Teóricas: Apresentação e discussão dos conceitos e teorias no âmbito dos seguintes tópicos:   1. Introdução aos Estudos de Mercado   2. Processo de pesquisa e formulação do problema de pesquisa   3. Desenho da pesquisa   4. Instrumentos de recolha de dados   5. Análise de dados   6. Resultados da Investigação     Aulas teórico-práticas:   1. Aplicação do processo de pesquisa de mercado   2. Elaboração de um estudo de mercado
  • ObjectivosObjectives
    A disciplina de Estudos do Mercado tem como objetivo dar a conhecer os principais tipos de estudos do mercado, as suas potencialidades e limitações.   Os alunos serão familiarizados com o processo de realização de um estudo de mercado de forma a que enquanto clientes possam ser exigentes na qualidade do estudo que lhes é apresentado e sejam capazes de retirar o máximo partido da informação que lhes é disponibilizada.   Obterão ainda know-how que lhes permitirá serem eles próprios os orquestradores de um estudo de mercado.
  • BibliografiaBibliography
    McDaniel, Carl & Gates, Roger; Marketing Research Essentials, Wiley, 2008. ISBN: 978-0-470-13198-5   Wilson, Alan M.; Marketing Research - An Integrated Approach, Pearson Education, 2003. ISBN: 0-273-65113-7   Malhotra, Naresh K.; Pesquisa de Mercado - Uma Orientação Aplicada, Bookman, 2001. ISBN: 85-7307-728-x   Aaker, D., outros, Marketing Research (6ª ed.), Jonh Wiley & Son, NY, 1997.   Hildebrand, D., outros, Basic statistical ideas for managers (2ª ed.), Thomson Brook/Cole, Belmont,2005.   Kotler, PH, Marketing Management, Prentice-hall, 11ª ed., NJ, 2002   Sarmento, E., Estatística: Conceitos Elementares, Edições IPAM, Porto, 2003.   Yin, R., Applications of case study research (2ª ed.), Sage Publications, Thousand Oaks, 2003.   Lopes, J. Fundamental dos Estudos de Mercado (2ª.ed.), Sílabo, Lisboa
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia de ensino: Aulas teóricas - Método expositivo e interrogativo. Realização de trabalhos individuais e em grupo. Apresentações de trabalhos e discussão - Método activo e participativo Metodologia de avaliação: a) Avaliação Curricular (de acordo com o Regulamento Pedagógico do CTeSP) Teste de avaliação Global (TAG) (55%, nota mínima 7) Realização e apresentação de um trabalho (35%, nota mínima 7) Assiduidade e Atitudes (10%) Teste de avaliação Global - Última aula. Apresentação e defesa dos Trabalhos: ´Penúltima aula. b) Avaliação Final Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação. Observações: - Não serão efectuadas provas orais nesta Unidade Curricular.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não