ISLA IPGT 4587
Fiscalidade II
Gestão de Empresas (ISLA-Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationCIRC: Incidência; Isenções; Determinação da Matéria Colectável; Taxas; Liquidação; Pagamento;Obrigações Acessórias. CIMI: Incidência; Isenções; determinação do valor patrimonial tributário; Taxas, liquidação e pagamento CIMT: Incidência; Isenções; Taxas, liquidação e pagamento
-
ProgramaProgrammeIntrodução CIRC Incidência Isenções Determinação da Matéria Colectável Taxas Liquidação Pagamento Obrigações Acessórias Obrigações declarativas CIMI Incidência Isenções Determinação do Valor Patrimonial Tributário Taxas, liquidação e pagamento CIMT Incidência Isenções Taxas, liquidação e pagamento
-
ObjectivosObjectivesObjectivos: Dotar os alunos do conhecimento do imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas e seu tratamento. Cálculo e apuramento do IRC. Declaração modelo 22. Introduzir a temática dos impostos sobre o património: IMI e IMT Competências: Ser capaz de apurar correctamente o lucro tributável, a matéria colectável, a colecta e o imposto a pagar em sede de IRC. Ser capaz de preencher adequadamente a modelo 22. Ser capaz de enquadrar devidamente as transacções em sede de IMI e IMT.
-
BibliografiaBibliographyLegislação atualizada, designadamente: CIRC, CIMI, CMT.
-
MetodologiaMethodologyAulas teóricas para exposição da matéria (método expositivo e interrogativo) e apresentação de casos práticos (incluindo exemplos e exercícios para serem resolvidos pelos alunos (método activo e participativo). Metodologias ativas, baseada em problemas, com apresentação de trabalhos em equipas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
1.ª Alternativa:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
A definir
100%
2.ª Alternativa:
Descrição
Data limite
Ponderação
Nota mínima 4 Mini-testes (dos quais conta a média dos três melhores)
Teste final (nota mínima de 7,5 valores)
Surpresa
A definir
45%
55%
N/A
7,5
Os alunos que optem por fazer um mini-teste estão obrigados a efetuar a UC pela alternativa 2 da metodologia de avaliação.
Avaliação Final:
Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação


