ISLA IPGT 7336
Fundamentos de Física
-
ApresentaçãoPresentationA UC destina-se a conferir aos alunos uma base mais alargada e profunda na área da Física, o que lhes permitirá prosseguir os seus estudos em Engenharia.
-
ProgramaProgramme1. Electroestática e Eletricidade 1.1. Carga Elétrica e Campo Elétrico. 1.2. Lei de Gauss. 1.3. Potencial elétrico. 1.4. Corrente, Resistência e Força eletromotriz. 1.5. Circuitos de Corrente Contínua. 2. Eletromagnetismo 2.1. Campo Magnético e Força Magnética. 2.2. Indução Eletromagnética 2.3. Fundamentos para a Geração da Corrente Alternada. 3. Ótica 3.1. Natureza de Propagação da Luz. 3.2. Ótica Geométrica. 4. Noções básicas de Física Quântica.
-
ObjectivosObjectivesConsolidar as noções básicas de matemática indispensáveis para o programa definido. Introduzir a Física como ciência básica para o estudo de outras ciências e o seu carácter fundamental para o desenvolvimento tecnológico Associar aos sistemas físicos um conjunto de variáveis que, em cada instante, assumindo um valor determinado, podem no seu conjunto, constituir um modelo capaz de descrever o estado do sistema nesse momento e prever a sua evolução. Adquirir hábitos de rigor científico e de sentido crítico, para que veja a ciência não como um corpo de conhecimento estático, mas como um sistema que se autorregula através da comparação com a realidade (experimentação). Desenvolver as capacidades de raciocínio, indispensáveis ao longo do curso e necessárias para a vida profissional. Fomentar a discussão e a análise de problemas do dia-a-dia onde os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados. Adquirir conhecimentos fundamentais de electroestática e eletricidade, eletromagnetismo, Ótica.
-
BibliografiaBibliographyAlonso, M. & Finn, E. J. (1981). Física um curso universitário (vol. I e II). São Paulo: Ed. Edgard Blucher, Lda. Deus, J. D. (1992). Introdução à Física . Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda, Zitzewitz, P. W. (1999). Physics: Principles and Problems - Student Edition , McGraw-Hill Editions. Bueche, F. J., Física Geral ¿ Problemas resolvidos ., São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil. Tipler, P. Física (vol. 1, 2 e 3) . Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan. Halliday, D. & Resnick, R. Física (vol. 1, 2, 3 e 4). Rio de Janeiro: Ed. Livros Técnicos e Científicos Editora Lda.
-
MetodologiaMethodologyA unidade curricular, é lecionada numa fase inicial no formato de aula expositiva, onde os conteúdos teóricos são apresentados e de uma forma progressiva no formato de orientação tutorial, através da realização de pequenos trabalhos/exercícios que promovam a discussão e consequente entendimento dos conteúdos. Serão realizadas práticas laboratoriais sempre que a matéria se adeque. Metodologia de Avaliação: Avaliação Contínua: 2 teste intermédios - 90% da Nota final, Assiduidade e participação - 10% da Nota Final Todos os estudantes que não tenham concluído com sucesso a avaliação podem realizar um exame final na época avaliação definida pela instituição.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação 1 (*)
A agendar durante o semestre
45%(**)
Teste de avaliação 2 (*)
A agendar durante o semestre
45%(**)
Assiduidade e participação
--
10%
(*) A realizar no decorrer do semestre.
(**) Para avaliação da época normal (Curricular) , é necessário a existência de uma avaliação quantitativa em todos os elementos de avaliação para a obtenção de uma avaliação final. Sendo que para os testes intermedio terá uma nota mínima de 8 valores/cada, os alunos com nota inferior aos valores apresentados para os testes intermedios, terão de se submeter a avaliação final por exame.


