Skip to main content

ISLA IPGT 7337

Fundamentos de Programação

Comunicação Digital (L) (ISLA IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Pretende-se que os alunos aprendam conceitos básicos sobre programação e técnicas de programação, particularmente no contexto da linguagem Python. Nesta UC, os alunos irão aprender a programar em Python, dos fundamentos mais básicos, aos tópicos mais avançados como programação orientada a objectos, funções lambda e a biblioteca Pygame. Também serão introduzidos conceitos de desenvolvimento cooperativo (utilizando git e pdoc), e ferramentas de software como o Visual Studio Code e o seu debugger, focando primariamente em ferramentas de linha de comando. No decorrer da UC, os alunos terão continuamente exercícios baseados numa aventura de texto que irão programar passo a passo. No final da UC, os alunos terão de implementar um jogo simples fornecido pelo docente da cadeira, usando Python e Pygame.
  • ProgramaProgramme
    A linguagem de programação Python Objetos, expressões e tipos numéricos Variáveis e atribuição Strings e inputs Controlo de fluxo: if, while, for, break/continue. Funções, escopo e abstração Documentação (docstring) Desenvolvimento cooperativo (git) Tipos estruturados, mutabilidade e funções de ordem superior Testes e depuração Excepções e asserções Introdução às classes e à programação orientada a objetos Bibliotecas de jogos para Python, com ênfase em pygame.
  • ObjectivosObjectives
    Ao concluir a UC, o aluno deverá ser capaz de: Desenvolver programas em Python Ser capaz de desenvolver um algoritmo para a resolução de um problema Usar ferramentas de desenvolvimento cooperativo Usar um IDE para criar as suas aplicações Compreender conceitos presentes na maior parte das linguagens de programação Criar jogos simples usando o Python e o Pygame
  • BibliografiaBibliography
    Guttag, J. V. (2016). Introduction to Computation and Programming Using Python, 2ª edição. MIT Press. Lubanovic, B. (2014). Introducing Python: Modern Computing in Simple Packages. O¿Reilly. Craven, P. (2016). Program Arcade Games: With Python and Pygame. Apress. Sweigart, A. (2017). Invent Your Own Computer Games With Python, 4ª edição. No Starch Press
  • MetodologiaMethodology
    Esta UC inclui aulas teóricas e práticas. Os exemplos utilizados nesta unidade curricular servem o propósito de instruir os alunos sobre práticas implementadas e testadas na indústria. Os alunos irão ter contacto com vídeos, apresentações e exercícios de modo a colocar em prática os conceitos lecionados.  A enfase está na avaliação contínua de conhecimentos, de forma a reforçar as aprendizagens.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação contínua é feita através de trabalhos efectuados ao longo do semestre na sala de aula.

    Descrição

    Ponderação

    Trabalhos em aula

    100%

     

     

    O exame de recurso está disponível apenas para alunos numa das seguintes condições:

    • Alunos com estatuto trabalhador-estudante; ou,
    • Alunos que não reprovaram por faltas e que tenham obtido classificação em avaliação contínua. Ou seja, alunos com estado de avaliação "Reprovado por faltas" ou "Inscrição Sem Avaliação" em avaliação contínua não são elegíveis para avaliação em exame de recurso.