ISLA IPGT 26112
Gestão Comercial no Turismo e Hotelaria
Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração (ISLA IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC tem como objetivos proporcionar aos alunos a informação necessária à compreensão e análise das temáticas relacionadas com a Gestão Comercial e seus intervenientes, bem como preparar os alunos para as técnicas e práticas relacionadas com a mesma, em particular das relacionadas com a actividade de Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração.
-
ProgramaProgramme1 - Atividade comercial no setor do Turismo, Hotelaria e Restauração 2 - Comunicação a Relação Comercial 3 - Técnicas de Vendas 4 - Estudos de Mercado 5 - Prospeção de Mercado 6 - Técnicas de Negociação 7 - Gestão de Conflitos 8 - Plano Comercial e de Vendas
-
ObjectivosObjectivesProporcionar um conjunto de conhecimentos, métodos e práticas de atuação que lhe permitam uma boa comunicação e relação personalizada com o cliente. Pretende-se ainda sensibilizar para a necessidade de exercer a sua atividade, quer na base de fidelizar clientes atuais dando-lhes a devida assistência, quer na base da prospeção de novos clientes, assim como sensibilizar para as novas tecnologias da informação e comunicação como instrumento de apoio à venda.
-
BibliografiaBibliographyAZEVEDO, L. (1996), Comunicar com assertividade, Lisboa, Instituto de Emprego e Formação Profissional. CÂMARA, P. et al (2001), Humanator, Lisboa, Publicações Dom Quixote. CAMPOS e CUNHA, R. (1998), A Gestão de Recursos Humanos na Estratégia da Empresa, Lisboa, Colecção Aprender, I.E.F.P. CARVALHO, J. (2004), Negociação, Edições Sílabo. COELHO NUNES, J. e L. Cavique (2001), Plano de Marketing¿ Estratégia em Acção, Lisboa, Publicações Dom Quixote. ESPERANÇA, E. (1998), A Comunicação Não¿Verbal, Lisboa, Instituto de Emprego e Formação Profissional. FACHADA, O. (1998), “A importância da comunicação nas relações interpessoais” in Psicologia das Relações Interpessoais, vol I, Lisboa, Edições Rumo, Lda.
-
MetodologiaMethodologyNesta UC são adoptados príncipios de Metodologia Activa, onde o aluno é colocado no centro de todo o planeamento e estrutura das aulas e (consequentemente) os conteúdos abordados. Para tal, exige-se uma adequação das dinâmicas em aula e do próprio conteúdo em função das competências, ambição e demonstração de interesse por parte dos alunos, criando assim uma dinâmica de sala de aula innvertida.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de Avaliação Global (TAG)
Última aula
45%
Trabalho de Avaliação
Penúltima aula
45%
Assiduidade e Participação
-----------
10%


