Skip to main content

ISLA IPGT 5244

Gestão da Qualidade

Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração (ISLA IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Gestão da Qualidade tem como foco as atividades de gestão no que respeita à qualidade nas organizações. Visa construir e manter um sistema de planeamento, organização, direção e controlo das atividades inerentes à qualidade de cada organização. O objetivo geral desta unidade curricular é o de capacitar o estudante para reconhecer a importância da Qualidade e o seu envolvimento numa gestão empresarial moderna, baseada numa cultura de satisfação do cliente, dos colaboradores, dos acionistas e outras partes interessadas, nas empresas de Turismo, Hotelaria e Restauração.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos: 1.     Introdução 1.1   Âmbito e objetivos da Unidade Curricular – Gestão da Qualidade 2.     Conceitos Fundamentais 2.1   Conceito de Qualidade 2.2   A evolução do conceito Qualidade 2.3   O Sistema Português da Qualidade 3.     Os gurus da Qualidade 3.1   Walter Andrew Shewhart 3.2   William Eduards Deming 3.3   Joseph Moses Juran 3.4   Armand Valin Feigenbaum 3.5   Philip Bayard Crosby 3.6   Kaoru Ishikawa 3.7   Genichi Taguchi 4.     As normas da família ISO 9000 4.1   A evolução das normas 4.2   A norma NP EN ISO 9001:2015 4.3   Os princípios de gestão da Qualidade 4.4   A abordagem por processos 4.5   O pensamento baseado em risco 4.6   A melhoria contínua 5.     Ferramentas da Qualidade 5.1   As ferramentas básicas da Qualidade 5.2   Outras ferramentas da Qualidade 5.3   Os custos da Qualidade
  • ObjectivosObjectives
    Competências a desenvolver: Os estudantes deverão adquirir competências teóricas e práticas que permitam cumprir os objetivos definidos no ponto anterior, ou seja: Interpretar a evolução dos conceitos relacionados com a QUALIDADE; Conhecer o Sistema Português da Qualidade; Conhecer os pioneiros mundiais do movimento da Qualidade, chamados de gurus, as suas abordagens e principais contributos; Conhecer os Princípios da Gestão da Qualidade; Conhecer e aplicar os requisitos normativos da NP EN ISO 9001:2015; Conhecer e aplicar ferramentas da Qualidade.
  • BibliografiaBibliography
    ANTÓNIO, Nelson; TEIXEIRA, António; ROSA, Álvaro - Gestão da Qualidade - De Deming ao modelo da excelência da EFQM. 3.ª edição. Lisboa: Edições Sílabo, 2019. NORMAS da família ISO 9000 (9000, 9001 e 9004). PINTO, Abel; SOARES, Iolanda - Sistemas de Gestão da Qualidade, Guia para a sua implementação. 2.ª edição. Lisboa: Edições Sílabo, 2018.  
  • MetodologiaMethodology
    Utilização do princípio da sala de aula invertida.  Disponibilização de temas para que os alunos possam elaborar trabalhos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não