ISLA IPGT 16486
Gestão das Condições Ergonómicas de Trabalho
Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (M) (ISLA Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationEsta Unidade Curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão integrada e moderna da Ergonomia, tendo em vista a aplicação da abordagem ergonómica na melhoria das condições de trabalho e na prevenção de riscos profissionais.
-
ProgramaProgramme1. Introdução à Ergonomia - Conceitos de Ergonomia; - Interface Homem-Máquina-Ambiente de Trabalho; - Tipos de abordagens ergonómicas; - O modelo de intervenção ergonómica 2. Introdução à Antropometria - Antropometria estática e dinâmica; - Tabelas de dados antropométricos; - O dimensionamento antropométrico de postos e contextos de trabalho. 3. Introdução à Biomecânica - Posturas adotadas e esforços físicos realizados durante o trabalho; - Movimentos repetitivos; - Principais fatores de risco associados ao aparecimento de Lesões Músculo-Esqueléticas (LME); - Metodologias de análise e de avaliação do risco de LME. 4. A Abordagem Ergonómica ao Posto de Trabalho - Preocupações ergonómicas; - Fatores ambientais de incomodidade; - O estudo ergonómico de postos/locais de trabalho; - Metodologias de análise e de avaliação ergonómica de postos/locais de trabalho. 5. Novos campos de aplicação da Ergonomia - O envolvimento e o contributo dos trabalhadores; - Indicadores de desempenho associados.
-
ObjectivosObjectivesIdentificar e caraterizar os conceitos fundamentais de Ergonomia; Aprender os conceitos implícitos à conceção de postos e contextos de trabalho adequados às capacidades e limitações dos indivíduos, tendo em conta as dimensões antropométricos da população utilizadora e a sua atividade física-motora; Avaliar as posturas e os movimentos corporais durante o trabalho, através da aplicação de metodologias de avaliação do risco específicas; Identificar os fatores de risco associados ao aparecimento de lesões músculo-esqueléticas; Aplicar metodologias para a análise ergonómica de postos de trabalho, tendo em vista a identificação de potenciais problemas ergonómicas e das respetivas medidas de controlo.
-
BibliografiaBibliographyAmaral, A, et al. (2000). Semana europeia 2000: prevenção das perturbações. Série Divulgação n.º 9. Lisboa: músculo-esqueléticas de origem profissional Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho. Barroso, M., Costa, L. G. (2006). Análise ergonómica de postos de trabalho na indústria cerâmica portuguesa: louça sanitária e louça utilitária e decorativa . Série Estudos n.º 16. Lisboa: Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho. Costa, L. G. (2001). Textos de Antropometria e Ergonomia. Guimarães: Escola de Engenharia da Universidade do Minho. FIOH (2014). Tables and Methods. Ergonomics Section. Finnish Institute of Occupational Health. Grandjean, E. (2004). Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem . Porto Alegre: Artes Médicas. Lida, I. (1995). Ergonomia - Projecto e Produção. S. Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda. Rebelo, F. (2004). Ergonomia no dia-a-dia . Lisboa: Edições Sílabo.
-
MetodologiaMethodologyRecorre-se ao método expositivo para transmitir bases de conhecimento, mas, principalmente, ao método interrogativo e ativo para uma análise crítica dos conteúdos partilhados e na aplicação efetiva dos princípios ergonómicos na melhoria das condições de trabalho e na prevenção de riscos profissionais. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Interrogativas, para interações do tipo pergunta-resposta e para confirmação e esclarecimento de dúvidas; 3. Ativas, com análise e resolução de exercícios práticos com orientação tutorial em aula; 4. Auto-estudo e sala de aula invertida, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, seja para preparação de aulas, teste escrito ou trabalho individual.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho
A agendar
durante o semestre80%
Assiduidade / Participação
Durante o semestre
20%
Os estudantes que não atingirem nota mínima no trabalho ou que não atinjam uma nota final agregada igual ou superior a 9,5 valores, passam para exame.


