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ISLA IPGT 16486

Gestão das Condições Ergonómicas de Trabalho

Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (M) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta Unidade Curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão integrada e moderna da Ergonomia, tendo em vista a aplicação da abordagem ergonómica na melhoria das condições de trabalho e na prevenção de riscos profissionais.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução à Ergonomia  - Conceitos de Ergonomia;  - Interface Homem-Máquina-Ambiente de Trabalho;  - Tipos de abordagens ergonómicas;  - O modelo de intervenção ergonómica 2. Introdução à Antropometria  - Antropometria estática e dinâmica;  - Tabelas de dados antropométricos;  - O dimensionamento antropométrico de postos e contextos de trabalho. 3. Introdução à Biomecânica  - Posturas adotadas e esforços físicos realizados durante o trabalho;  - Movimentos repetitivos;  - Principais fatores de risco associados ao aparecimento de Lesões Músculo-Esqueléticas (LME);  - Metodologias de análise e de avaliação do risco de LME. 4. A Abordagem Ergonómica ao Posto de Trabalho  - Preocupações ergonómicas;  - Fatores ambientais de incomodidade;  - O estudo ergonómico de postos/locais de trabalho;  - Metodologias de análise e de avaliação ergonómica de postos/locais de trabalho. 5. Novos campos de aplicação da Ergonomia  - O envolvimento e o contributo dos trabalhadores;  - Indicadores de desempenho associados.
  • ObjectivosObjectives
    Identificar e caraterizar os conceitos fundamentais de Ergonomia; Aprender os conceitos implícitos à conceção de postos e contextos de trabalho adequados às capacidades e limitações dos indivíduos, tendo em conta as dimensões antropométricos da população utilizadora e a sua atividade física-motora; Avaliar as posturas e os movimentos corporais durante o trabalho, através da aplicação de metodologias de avaliação do risco específicas; Identificar os fatores de risco associados ao aparecimento de lesões músculo-esqueléticas; Aplicar metodologias para a análise ergonómica de postos de trabalho, tendo em vista a identificação de potenciais problemas ergonómicas e das respetivas medidas de controlo.
  • BibliografiaBibliography
    Amaral, A, et al. (2000). Semana europeia 2000: prevenção das perturbações. Série Divulgação n.º 9. Lisboa: músculo-esqueléticas de origem profissional Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho. Barroso, M., Costa, L. G. (2006). Análise ergonómica de postos de trabalho na indústria cerâmica portuguesa: louça sanitária e louça utilitária e decorativa . Série Estudos n.º 16. Lisboa: Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho. Costa, L. G. (2001). Textos de Antropometria e Ergonomia. Guimarães: Escola de Engenharia da Universidade do Minho. FIOH (2014). Tables and Methods. Ergonomics Section. Finnish Institute of Occupational Health. Grandjean, E. (2004). Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem . Porto Alegre: Artes Médicas. Lida, I. (1995). Ergonomia - Projecto e Produção. S. Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda. Rebelo, F. (2004). Ergonomia no dia-a-dia . Lisboa: Edições Sílabo.
  • MetodologiaMethodology
    Recorre-se ao método expositivo para transmitir bases de conhecimento, mas, principalmente, ao método interrogativo e ativo para uma análise crítica dos conteúdos partilhados e na aplicação efetiva dos princípios ergonómicos na melhoria das condições de trabalho e na prevenção de riscos profissionais. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Interrogativas, para interações do tipo pergunta-resposta e para confirmação e esclarecimento de dúvidas;  3. Ativas, com análise e resolução de exercícios práticos com orientação tutorial em aula; 4. Auto-estudo e sala de aula invertida, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, seja para preparação de aulas, teste escrito ou trabalho individual.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalho

    A agendar
    durante o semestre

    80%

    Assiduidade / Participação

    Durante o semestre

    20%

     

    Os estudantes que não atingirem nota mínima no trabalho ou que não atinjam uma nota final agregada igual ou superior a 9,5 valores, passam para exame.