Skip to main content

ISLA IPGT 5838

Gestão de Alimentos e Bebidas

Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração (ISLA IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC tem como objetivos proporcionar aos alunos a informação necessaria as compreensão e análise das tematicas relacionadas com a Gestão de Alimentos e Bebidas e seus intervenientes, bem como preparar os alunos para as te¿cnicas e práticas relacionadas com a mesma, em particular das relacionadas com a atividade de Gestão de Hotelaria e Restauraçãoo.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Desenvolvimento duma a¿rea de alimentac¿a¿o e bebidas: Desenvolvimento da a¿rea de cozinha; Desenvolvimento da a¿rea de restaurante; Desenvolvimento da a¿rea de bar; Concec¿a¿o do Restaurante; Tipos de unidades de restaurac¿a¿o. Desenvolvimento de oferta: Cartas e ementas; O ciclo operacional de alimentac¿a¿o e bebidas; A conta de explorac¿a¿o duma a¿rea de Alimentac¿a¿o e bebidas. Receita de alimentac¿a¿o e bebidas; Me¿todos de calculo do prec¿o de venda: Food Cost, Beverage Cost, Fator multiplicativo, Prime Cost; Lei de Pareto e lei de Omnes; Custo de alimentac¿a¿o e bebidas. Fichas te¿cnicas de Alimentac¿a¿o e bebidas. Custeio da produc¿a¿o; Controlo da explorac¿a¿o; Centros de custo e de receitas; F&B Cost e Margem de contribuic¿a¿o.
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem como objetivos proporcionar aos estudantes um conjunto de atividades que lhes permita no final da unidade, serem capaz de compreender a estrutura e operacionalidade de um estabelecimento de alimentac¿a¿o e bebidas: - Identificar a importa¿ncia da Gesta¿o de Alimentos e Bebidas no enquadramento; - Criar noc¿o¿es das operac¿o¿es de restaurac¿a¿o e efetuar a criac¿a¿o de um conceito de nego¿cio na a¿rea de alimentac¿a¿o e bebidas; - Desenvolver o conceito de nego¿cio de restaurante e explorac¿a¿o, tendo em conta as receitas, os custos e a controle da explorac¿a¿o; - Analisar a rentabilidade das vendas de comidas e bebidas nas cartas e ementas - Analisar Custos, Receitas e Break-even point; - Analisar Me¿todos de Ca¿lculo e Prec¿o de Venda com base no Food and Beverage Cost, Factor Multiplicativo, Prime Cost, Margem de Contribuic¿a¿o e Leis de Omnes; - Conceber e desenhar Cartas e Ementas; - Assegurar e controlar os procedimentos de seguranc¿a alimentar.
  • BibliografiaBibliography
    Davis, L. (2012). Food and Beverage Management . 5a edic¿a¿o. Routledge. Franco, L. (2004). Emi¿lia e o Food Cost . Edic¿o¿es do Gosto. Lisboa. Germano, P.G., & Izabel, M. (2013). Sistema de Gesta¿o : Qualidade e Seguranc¿a de Alimentos . Lisboa: Manole. Gomes, J. (2018). Menu Pricing . 1a edic¿a¿o. Novas Edic¿o¿es Acade¿micas. Mc, A. (2009). Fundamentals of Menu Planning . 3a edic¿a¿o. Wiley. Minemeier, J. (2015). Management of Food and Beverage Operations , 6a edic¿a¿o: Ahlei Moser, F. (2002). Manual de Gesta¿o de alimentac¿a¿o e bebidas , 6a edic¿a¿o. Payne, J. & Theis, M. (2012). Foodservice management : principles and practices. 12a edic¿a¿o. Pearson Education. Inc: Ohio.
  • MetodologiaMethodology
    As aulas serão ministradas segundo o Método Expositivo, Participativo e Prático para aprendizagem dos processos e dos procedimentos relacionados com a temática. A componente teórica das aulas suportara¿ indicações críticas para a sua preparação, análise e apresentação. A componente prática permitira¿ praticar e aferir a aquisição de conhecimentos e a qualidade da sua aplicação. A complementar a aprendizagem dos alunos, serão produzidos trabalhos práticos em aula e um trabalho final de grupo para exposição dos conhecimentos adquiridos e ficha de avaliação final da aquisição dos mesmos. Os conhecimentos e competências dos alunos serão avaliados da seguinte forma:  Avaliação contínua:  - 1 teste de avaliação: (50%) - Trabalho prático: (40% [25% trabalho escrito, 15% apresentação])  Metodologias de ensino (avaliação incluída) - Assiduidade + Participação: (10%) - Nota mínima 8 em qualquer um dos elementos de  avaliação. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não