ISLA IPGT 9494
Higiene do Trabalho I
Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular pretende dotar os seus participantes de conhecimentos e ferramentas que lhes possibilitem identificar fatores de risco, avaliar os riscos no âmbito da higiene do trabalho e conhecer as técnicas de controle de risco para a prevenção e proteção de acidentes e doenças ocupacionais.
-
ProgramaProgramme1. Introdução à HT 1.1 Conceitos 1.2 Objectivos 1.3 Áreas e ramos de interacção da HT 1.4 Tipologia dos Agentes de Risco 2. Ruído Ocupacional 2.1 Conceitos básicos de acústica 2.2 Efeitos do ruído na saúde 2.3 Enquadramento Legal 2.4 Avaliação da exposição ao ruído 2.5 Procedimentos de medição do ruído 2.6 Instrumentos de medição 2.7 Selecção de protectores auditivos 2.8 Medidas de prevenção e protecção 3. Iluminação 3.1 Conceitos básicos 3.2 Referenciais normativos e regulamentação legal em vigor 3.3 Parâmetros fotométricos 3.4 Iluminação nos locais de trabalho - natural e artificial 3.5 Projeto luminotécnico 3.6 Avaliação da iluminância 4. Ambiente Térmico 4.1 Transmissão de calor entre o ser humano e o meio 4.2 Factores que influenciam a sensação de conforto e o stress térmicos 4.3 Referenciais normativos e legais em vigor 4.4 Equipamentos de medição 4.5 Estimativa da taxa metabólica e do isolamento do vestuário 4.6 Índices: WBGT, IST, WCI, PMV-PPD, IREQ 4.7 Medidas de prevenção e controlo
-
ObjectivosObjectivesNo final os alunos devem comprender: - o âmbito e os princípios da HT e a atividade do técnico de higiene do trabalho - a classificação dos agentes físicos, químicos e biológicos - as fontes, os métodos de avaliação e as medidas de controlo da exposição - os referenciais normativos e legais em vigor Em termos específicos os/as alunos/as devem ser capazes de: 1- especificar as atividades de HT, identificar agentes de risco e doenças profissionais e conhecer as competências e deontologia do higienista do trabalho 2- conhecer os conceitos científicos e técnicos fundamentais do ruído, iluminação e ambiente térmico 3- conhecer a legislação e normas técnicas aplicáveis ao ruído, iluminação e ambiente térmico 4- conhecer os procedimentos de medição e os métodos de avaliação da exposição ao ruído, iluminação e ambiente térmico 5- conhecer os instrumentos de medição de ruído, iluminação e ambiente térmico 6- conhecer as medidas de controlo da exposição ao ruído, iluminação e ambiente térmico
-
BibliografiaBibliographyFreitas, L. C. (2008). Segurança e Saúde no Trabalho (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Macedo, R. (2006). Manual de Higiene do Trabalho na Indústria (3ª ed.). Lisboa: F. C. Gulbenkian. Menendez Diez, F. ( 2009 ) . Higiene Industrial: Manual Para La Formacion Del Especialista (10ª ed.). Valladolid: Editorial LexNova. Fundacion MAPFRE (2015). Manual de Higiene Industrial, 2ª ed.) - Madrid: Editorial MAPFRE. Referenciais normativos e regulamentação legal em vigor. MIGUEL, A. S. S. R., MANUAL DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO, PORTO EDITORA, 12ª EDIÇÃO, 2012.
-
MetodologiaMethodologyRecorre-se ao método expositivo para transmitir bases de conhecimento mas, principalmente, ao método interrogativo e ativo para uma análise crítica dos conteúdos partilhados e uma aplicação efetiva dos princípios da informação e comunicação na área da segurança e saúde no trabalho. O estudante deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise crítica e síntese, de pesquisa e de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Interrogativas, para interações do tipo pergunta-resposta e para confirmação e esclarecimento de dúvidas; 3. Ativas, com análise e resolução de casos e exercícios práticos e realização de trabalhos de grupo com orientação tutorial em aula; 4. Auto-estudo e sala de aula invertida, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, seja para preparação de aulas, teste escrito ou trabalho de grupo.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
A aquisição de conhecimentos é aferida por frequência. O desenvolvimento de competências é aferido através da resolução, em grupo, de um trabalho prático.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Assiduidade e participação - 10% Teste de avaliação 1
15-11-2025
35%
Teste de avaliação 2 09-01-2025 35% Trabalho prático individual ou de grupo
16-01-2025
20%
* Quem não atingir nota mínima nos elementos de avaliação indicados, tem que realizar exame sobre essa componente.
** Trabalho prático realizado individualmente ou em grupo de 2 a 3 pessoas.
Avaliação por Exame:
Os alunos que reprovarem na avaliação contínua possuem duas épocas de exame (normal e de recurso).
Qualquer que seja a época de avaliação, considera-se que o estudante obteve aprovação à UC se tiver nota final superior ou igual a 9,5 valores.


