Skip to main content

ISLA IPGT 9495

Higiene do Trabalho II

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular pretende dotar os seus participantes de conhecimentos e ferramentas que lhes possibilite identificar fatores de risco, avaliar os riscos no âmbito da higiene do trabalho e conhecer as técnicas de controle de risco para a prevenção e proteção de acidentes e doenças ocupacionais.
  • ProgramaProgramme
    1. Agentes químicos 1.1. Tipo de agentes químicos 1.2. Legislação aplicável 1.3. Fatores que influenciam o risco 1.4. Metodologias simplificadas de avaliação 1.5. Valores Limite de Exposição 1.6. Avaliação quantitativa 1.7. Métodos de amostragem 1.8. Gestão do risco químico 1.9. Medidas de prevenção e controlo 2. Radiações ionizantes 2.1. Fontes 2.2. Legislação aplicável 2.3. Planificação de medidas e gestão de acidentes radiológicos 2.4. Medidas de prevenção e controlo 3. Radiações não ionizantes 3.1. O espetro eletromagnético: caraterísticas básicas 3.2. Legislação aplicável 3.3. Radiação UV, visível e IV 3.4. Radiações óticas: Laser e não coerente 3.5. Campos de radiofrequência e micro-ondas 3.6. Campos elétricos e magnéticos de VLF, ELF e estático 3.7. Medidas de prevenção e controlo 4. Vibrações 4.1. Definições e conceitos físicos 4.2. Legislação aplicável 4.3. Avaliação da exposição (sistema corpo inteiro e mão braço) 4.4. Métodos de ensaio; Equipamentos de medição 4.5. Medidas de prevenção e controlo
  • ObjectivosObjectives
    Em termos gerais, pretende-se que no final do semestre os estudantes sejam capazes de compreender: - a identificação, avaliação e controlo dos agentes químicos - os riscos de exposição a vibrações mecânicas e as medidas de proteção - os riscos de exposição a radiações e as medidas de proteção - as normas e legislação em vigor Em termos específicos, pretende-se que no final do semestre os estudantes sejam capazes de: 1 identificar os agentes químicos e reconhecer as suas características de risco 2 conhecer os procedimentos de medição e amostragem, os métodos de avaliação e as medidas de controlo da exposição a agentes químicos 3 conhecer a legislação e normas aplicáveis aos agentes químicos, radiações e vibrações 4 conhecer os fundamentos técnicos e científicos da exposição a radiações e vibrações mecânicas 5 conhecer os instrumentos de medição e métodos de avaliação da exposição a radiações e vibrações mecânicas 6 conhecer as medidas de controlo da exposição a radiações e a vibrações mecânicas
  • BibliografiaBibliography
    Freitas, L. C. (2008). Segurança e Saúde no Trabalho (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Macedo, R. (2006). Manual de Higiene do Trabalho na Indústria (3ª ed.). Lisboa: F. C. Gulbenkian. Menendez Diez, F. ( 2009 ) . Higiene Industrial: Manual Para La Formacion Del Especialista (10ª ed.). Valladolid: Editorial LexNova. Fundacion MAPFRE (2015). Manual de Higiene Industrial, 2ª ed.) - Madrid: Editorial MAPFRE. Referenciais normativos e regulamentação legal em vigor. MIGUEL, A. S. S. R., MANUAL DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO, PORTO EDITORA, 12ª EDIÇÃO, 2012.
  • MetodologiaMethodology
    Recorre-se ao método expositivo para transmitir bases de conhecimento mas, principalmente, ao método interrogativo e ativo para uma análise crítica dos conteúdos partilhados e uma aplicação efetiva dos princípios da informação e comunicação na área da segurança e saúde no trabalho. O estudante deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise crítica e síntese, de pesquisa e de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Interrogativas, para interações do tipo pergunta-resposta e para confirmação e esclarecimento de dúvidas;  3. Ativas, com análise e resolução de casos e exercícios práticos e realização de trabalhos de grupo com orientação tutorial em aula; 4. Auto-estudo e sala de aula invertida, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, seja para preparação de aulas, teste escrito ou trabalho de grupo.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Assiduidade e participação

     

    10%

    Teste intermédio 1 A definir 35%

    Teste intermédio 2

    A definir

    35%

    Trabalho prático individual ou em grupo A definir 20%

    * Nota mínima em cada item 7,5 valores em 20. Quem não atingir nota mínima nos elementos de avaliação indicados, tem que realizar exame sobre essa componente.

    ** Trabalho prático realizado individualmente ou em grupo de 2 a 3 pessoas.

    Avaliação por Exame:

    Os alunos que reprovarem na avaliação contínua possuem duas épocas de exame (normal e de recurso).

    Qualquer que seja a época de avaliação, considera-se que o estudante obteve aprovação à UC se tiver nota final superior ou igual a 9,5 valores.