Skip to main content

ISLA IPGT 22356

Laboratório de Programação

Engenharia Informática (L) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular visa consolidar os conhecimentos de especificação, desenho, programação e engenharia de software, exercitando todas as atividades do ciclo de desenvolvimento de software em projetos de software com: (i) arquiteturas cliente / servidor; (ii) acesso a bases de dados locais ou remotos; (iii) desenvolvimento de plataformas desktop e / ou web e / ou móvel.
  • ProgramaProgramme
    1. Ciclo de desenvolvimento de software Revisão geral das etapas: Análise, Projeto de software, Implementação, Implantação e Manutenção 2. Simulação empresarial de uma softwarehouse Aplicação prática do ciclo desenvolvimento de software Definição do projeto de software a desenvolver (solicitação real ou projeto do estudante) Análise e elaboração do projeto de software Documentação técnica 3. Implementação Codificação do software seguindo os requisitos Documentação técnica 4. Entrega ao cliente Processo de implantação Processo de manutenção Documentação técnica
  • ObjectivosObjectives
    Consolidação dos conhecimentos adquiridos, através da realização de todo o ciclo de desenvolvimento de software em projetos aplicados.   Construção de aplicações de software com arquiteturas cliente/servidor, acesso a bases de dados locais ou remotas, para as plataformas desktop e/ou web e/ou móvel.   Competências: Conhecimento da estrutura, organização, funcionamento e interligação dos sistemas informáticos, fundamentos da sua programação e da sua aplicação para a resolução de problemas específicos da engenharia; Capacidade de analisar, desenhar, construir e manter aplicações de forma robusta, segura e eficiente; Selecionar as tecnologias adequadas; Analisar e modelar sistemas informáticos; Dominar linguagens de modelação; Elaborar relatórios de conceção / desenvolvimento de software; Trabalhar em equipa.
  • BibliografiaBibliography
    Bittner, K., & Spence, I. (2002). Use case modeling. Addison-Wesley. Booch, G., Rumbaugh, J., & Jacobson, I. (1998). The unified modeling language user guide. Addison-Wesley. Glinz, M. (2021). Requirements engineering: A modern approach. Springer. Guerreiro, S. (2015). Introdução à engenharia de software. FCA. Hitz, M., & Seidl, M. (2021). UML for systems engineering: A practical guide to using UML for system design. Springer. Kotonya, G., & Sommerville, I. (1998). Requirements engineering: Processes and techniques. John Wiley & Sons. Lauesen, S. (2020). Software requirements: Styles and skills. Addison-Wesley. Sommerville, I. (2020). Software engineering (10th ed.). Pearson. Wiegers, K. (2003). Software requirements. Microsoft Press.  
  • MetodologiaMethodology
    As aulas desta unidade curricular assumem um carácter prático e são lecionadas num contexto baseado em projetos, complementadas com orientação e mentoria dos trabalhos, com role-play cliente - softwarewhose. É usada uma metodologia de desenvolvimento baseada em SCRUM, definida por sprints, com as User Stories identificadas para desenvolvimento de tarefas e respetiva prioridade, bem como reuniões de acompanhamento, sprint planning, sprint reviews e sprint retrospective.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação da unidade curricular será feita por avaliação contínua através de um Trabalho Prático que inclui os relatórios de documentação técnica e um produto de software, a submeter e apresentar na última semana aulas (100%) 

    Todos os estudantes que não tenham concluído com sucesso a avaliação contínua podem realizar um exame final na época de avaliação definida pela instituição.