ISLA IPGT 22356
Laboratório de Programação
Engenharia Informática (L) (ISLA Gaia)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular visa consolidar os conhecimentos de especificação, desenho, programação e engenharia de software, exercitando todas as atividades do ciclo de desenvolvimento de software em projetos de software com: - arquiteturas cliente / servidor - acesso a bases de dados locais ou remotos - desenvolviemnto de plataformas desktop e / ou web e / ou móvel.
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ProgramaProgramme1. Ciclo de desenvolvimento de software Revisão geral das etapas: Analise, Projeto de software, Implementação, Implantação e Manutenção 2. Simulação empresarial de uma softwarehouse Aplicação prática do ciclo desenvolvimento de software Definição do projeto de software a desenvolver (solicitação real ou projeto do estudante) Análise e elaboração do projeto de software Documentação técnica 3. Implementação Codificação do software seguindo os requisitos Documentação técnica 4. Entrega ao cliente Processo de implantação Processo de manutenção Documentação técnica
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ObjectivosObjectivesObjetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): -Consolidação dos conhecimentos adquiridos, através da realização de todo o ciclo de desenvolvimento de software em projetos aplicados. -Construção de aplicações de software com arquiteturas cliente/servidor, acesso a bases de dados locais ou remotas, para as plataformas desktop e/ou web e/ou móvel. Competências: -Conhecimento da estrutura, organização, funcionamento e interligação dos sistemas informáticos, fundamentos da sua programação e sua aplicação para a resolução de problemas específicos da engenharia; -Capacidade de analisar, desenhar, construir e manter aplicações de forma robusta, segura e eficiente; -Selecionar as tecnologias adequadas; -Analisar e modelar sistemas informáticos; -Domimar linguagens de modelação; -Elaborar relatórios de conceção / desenvolvimento de software; -Trabalhar em equipa.
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BibliografiaBibliographyKOTONYA, Gerard, SOMMERVILLE, Ian, Requirements Engineering: Processes and Techniques, John Wiley & Sons, 1998 WIEGERS Karl, Software Requirements, Microsoft Press, 2003 BOOCH, Grady, RUMBAUGH, James, JACOBSON, Ivar, The Unified Modeling Language User Guide, Addison Wesley, 1998 BITTNER, Kurt, SPENCE, Ian, Use Case Modeling, Addison Wesley, 2002 GUERREIRO, Sérgio, Introdução à Engenharia de Software, FCA, 2015
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MetodologiaMethodologyAs aulas desta UC assumem um carácter prático e são lecionadas num contexto baseado em projetos, complementadas com orientação e mentoria dos trabalhos, com role-play cliente - softwarewhose. É usada uma metodologia de desenvolvimento baseada em SCRUM, definida por sprints, com as User Stories identificadas para desenvolvimento de tarefas e respetiva prioridade, bem como reuniões de acompanhamento, sprint planning, sprint reviews e sprint retrospective.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão