ISLA IPGT 23135
Marketing de Produtos e Destinos
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular aprofunda os princípios e instrumentos do marketing aplicados especificamente aos produtos turísticos e aos destinos. Partindo dos conceitos fundamentais de marketing e da sua adaptação ao contexto do turismo, os estudantes analisam as características próprias dos serviços turísticos, o desenvolvimento de produtos turísticos e o papel do marketing na gestão e promoção de destinos. A unidade curricular articula enquadramento teórico com a análise de casos reais, incentivando os estudantes a conceber propostas de valor e a desenvolver estratégias de segmentação, posicionamento, comunicação e distribuição para produtos e destinos turísticos.
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ProgramaProgramme1. Conceito de Marketing 1.1. A evolução da filosofia de gestão e do co 1.2. O conceito de orientação da gestão para o Mercado (OM) 2. Marketing operacional e estratégico no Turismo 2.1. Quatro principais características diferenciadoras do Marketing no turismo 2.2. As funções de Marketing; 2.3. O papel da comunicação e publicidade na gestão de Marketing 3. O Marketing Integral e o planeamento de marketing nos negócios turísticos 3.1 Marketing Interno 3.2. Desenvolvimento do Marketing-Mix no turismo 3.3. Etapas do Planeamento de Marketing nos negócios turísticos 4. Desenvolvimento de produtos em turismo 4.1 Recursos e produtos 4.2 Comercialização de produtos turísticos 4.3. O produto turístico. 4.4 O ciclo de vida do produto turístico. 4.5 O desenvolvimento de novos produtos. 5. Marketing de Destinos Turísticos 5.1 O papel do marketing no planeamento estratégico de destinos turísticos. 5.2 Estratégias de comunicação turística. 5.3. Promoção e distribuição turística 5.4 Comercialização de destinos turísticos
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ObjectivosObjectivesNo final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: 1. Explicar o conceito de marketing e a sua evolução, enquadrando-o como filosofia de gestão aplicável às organizações turísticas. 2. Identificar as características específicas dos produtos e serviços turísticos e analisar as suas implicações para o marketing de produtos e destinos. 3. Descrever e aplicar os principais instrumentos do marketing-mix ao contexto dos negócios turísticos. 4. Compreender o papel da comunicação, da publicidade e dos canais digitais na promoção de produtos e destinos turísticos. 5. Conceber, em termos básicos, um plano de marketing para um produto ou destino turístico, incluindo análise de mercado, definição de objetivos, estratégias e ações.
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BibliografiaBibliographyCamilleri, M. (2024). Tourism planning and destination marketing. Bingley: Emerald Publishing George, R. (2025). Tourism and Hospitality: Concepts and Cases. Cham: Palgrave Macmillan Kotler, P., Bowen, J., Baloglu, S. (2021). Marketing for Hospitality and Tourism. 8th Ed.. Harlow: Pearson. Kozak, N., Kozak, M. (2019). Tourism Destination Management: Instruments, Products and Case Studies. Cham: Springer Fletcher, J, Fyall, A., Gilbert, D., Wanhill, S. (2018). Tourism: Principles and Practice. 16th ed.. Harlow: Pearson
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MetodologiaMethodologyAs aulas combinam exposição teórica com discussão e aplicação prática dos conteúdos. Serão utilizadas: – aulas expositivas dialogadas, para apresentação e sistematização dos conceitos; – análise de casos reais de empresas e destinos turísticos; – exercícios de aplicação sobre campanhas, websites e materiais de promoção turística; – orientação tutorial do trabalho aplicado (plano de marketing de produto ou destino). Para uma melhor consolidação dos conhecimentos em marketing de produtos e destinos e maior motivação dos estudantes, serão aplicadas metodologias ativas: - Aprendizagem baseada em projetos. - Flipped classroom - Aprendizagem colaborativa - Ensino reflexivo Poderão ser utilizados recursos digitais (plataforma institucional, bases de dados, ferramentas de análise de campanhas online) para apoiar o trabalho autónomo dos estudantes.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
Descrição
Ponderação
Teste individual
30%
Trabalho individual I
20%
Trabalho individual II
40%
Presenças e participação 10% NB:
Nota mínima de 8 valores obrigatória em cada uma das componentes da avaliação.
AVALIAÇÃO FINAL
Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação por exame, quando não obtiverem aprovação na avaliação curricular. Transitam automaticamente para avaliação final por exame os estudantes que obtenham na avaliação distribuída:
• Uma nota inferior a 8 valores em qualquer momento de avaliação; ou
• Uma média inferior a 9,5 valores na soma ponderada das notas dos elementos de avaliação.
Descrição
Ponderação
Exame escrito individual
60%
Trabalho Semestral (Obrigatório)
40%
NB: Nota mínima de 8 valores obrigatória em cada uma das componentes da avaliação.
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Submissão do trabalho final no Moodle até às 23h59m do dia do Exame
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Nota do trabalho da época normal é validada para a Época de Recurso
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Não há lugar a Apresentação oral do trabalho
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