ISLA IPGT 14507
Marketing Digital
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (CTSP) (ISLA-IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimento e domínio sobre os conceitos base e transversais do Marketing digital. Capacitar os discentes, para em contexto de trabalho, aplicarem técnicas de Marketing Digital na criação e desenvolvimento de produtos ou serviços nas empresas. Compreender o quadro conceptual do Marketing Digital e a sua importância. Analisar a importância do Marketing Digital para as empresas no atual contexto global. Preparar os alunos para uma compreensão dos canais de Marketing Digital e para desenvolver campanhas de marketing bem sucedidas usando as numerosas plataformas on-line e móveis.
-
ProgramaProgrammeAulas Teóricas: Apresentação e discussão dos conceitos e teorias no âmbito dos seguintes tópicos: Princípios de Marketing Digital Tecnologia ao serviço do Marketing e da Comunicação Marketing em Plataformas Digitais O consumidor Digital Marketing nos Medias Sociais Métricas do Marketing Digital Plano de Marketing Digital Aulas teórico-práticas: 1. Aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em Marketing nas suas diferentes etapas. 2. Elaboração de trabalhos práticos em sala de aula.
-
ObjectivosObjectivesProporcionar aos alunos uma aprendizagem de todos os aspectos do Marketing Digital, de forma a potenciar a utilização das novas tecnologias digitais disponiveis no âmbito do marketing; Conceber, planear e implementar estratégias de comunicação e de mercado através de multiplataformas; Promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrónicos para chegar aos consumidores de forma personalizada, rápida e eficiente, com o menor custo possível; Identificar as ferramentas do emarketing e do ecommerce; Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores; Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online; Elaborar, coordenar e monitorizar o impacto de campanhas de marketing digital;
-
BibliografiaBibliographyAdolpho, Conrado. Os 8 Ps do Marketing Digital - O guia estratégico de marketing digital, Texto Gestão, 2012 Cardoso, G. (2006). Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Carrera, F. (2012). Marketing Digital na Versão 2.0 - O que não pode ignorar. 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo. Castells, M. (2002). A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Vol. 1: A Sociedade em Rede, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Chaffey, D., & Smith, P. R. (2013). Emarketing excellence: Planning and optimising your digital marketing (4 ed.). Oxon: Routledge. Chaffey, Dave & Ellis-Chadwick, Fiona, "Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice", Pearsons, 5ª Edição, 2012 Dias, P. (2014). Viver na Sociedade Digital. Parede: Princípia. Dionisio, Pedro, Canhoto, Rogerio et al, "B-Mercator - Blended Marketing", Lisboa, Editora D. Quixote, 2009 Marques, Vasco;Marketing Digital 360, Actual Editora, 2015. ISBN: 9789896940683
-
MetodologiaMethodologyMetodologia de ensino: Aulas teóricas - Método expositivo e interrogativo. Realização de trabalhos individuais e em grupo. Apresentações de trabalhos e discussão - Método activo e participativo Metodologia de avaliação: a) Avaliação Curricular (de acordo com o Regulamento Pedagógico do CTeSP) Teste de avaliação Global (TAG) (45%, nota mínima 7) Realização e apresentação de um trabalho (45%, nota mínima 7) Assiduidade e Atitudes (10%) Teste de avaliação Global - Última aula. Apresentação e defesa dos Trabalhos: ´Penúltima aula. b) Avaliação Final Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação. Observações: - Não serão efectuadas provas orais nesta Unidade Curricular.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão