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ISLA IPGT 21935

Marketing e Estratégias de Internacionalização

Gestão (M) (ISLA IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    No âmbito desta unidade curricular espera-se que os estudantes desenvolvam uma compreensão clara sobre o complexo ambiente de marketing  internacional e a necessidade de investigar a sua envolvente em diversas dimensões: económica, social, política, cultural e legal. Espera-se que os  estudantes sejam capazes de identificar cursos de acção e avaliar opções estratégicas na implementação de programas de marketing internacional, de forma crítica e analítica. No final da unidade curricular o estudante deve possuir competências e capacidade para: Analisar criticamente os desafios e riscos do marketing à escala mundial, Reconhecer a importância da análise do meio envolvente na actividade do marketing internacional, Identificar e descrever as estratégias adequadas à actuação internacional da empresa ao nível do marketing mix (produto, preço, distribuição e promoção).
  • ProgramaProgramme
    1. Objectivos e desafios do marketing em contexto de Internacionalização a) Objectivos do marketing internacional b) Mercados internacionais versus mercados globais: os drivers da globalização c) Etapas do desenvolvimento internacional das empresas 2. O ambiente internacional a) Ambiente económico, tecnológico e político-legal internacional b) Dinâmica sócio-cultural em marketing internacional: a aldeia global c) Processos de internacionalização e razões associadas 3. Estratégias de entrada em mercados internacionais a) Pesquisa de informações sobre mercados internacionais b) Identificação de oportunidades: estudo de mercados estrangeiros c) Formas de entrada 4. Concepção e implementação de um programa de marketing internacional a) Desenvolvimento e gestão de produtos e marcas globais. b) O sistema de distribuição internacional, global e logística. c) Promoção, publicidade, comunicação e plataformas digitais/social media d) Preço em mercados internacionais s de entrada em mercados internacionais
  • ObjectivosObjectives
    No final da unidade curricular o estudante deve possuir competências e capacidade para: Analisar criticamente os desafios e riscos do marketing à escala mundial; Reconhecer a importância da análise do meio envolvente na actividade do marketing internacional; Identificar e analisar criticamente a importância dos estudos de mercado internacionais; Compreender as estratégias de entrada nos mercados internacionais; Identificar e descrever as estratégias adequadas à actuação internacional da empresa ao nível do marketing mix (produto, preço, distribuição e promoção);
  • BibliografiaBibliography
    Brennan, L. (2018). How Netflix expanded to 170 countries in 7 years. Harvard Business Review. October, p. 1-5. Brito, C. M., Lorga S. (2006) . Marketing Internacional. Lisboa, Principia Czinkota, M. R., & Ronkainen, I. A. (2003). An International Marketing Manifesto. Journal of International Marketing. 11(1), 13-27. Cunha, M. P., Duarte, M., O'Shaughnessy, N. & Marcelino, A. R. (2004). Marketing. Conceitos e casos portugueses . Lisboa, Escolar Editora Kelly, N. (2015). The Most Common Mistakes Companies Make with Global Marketing. Harvard Business Review, (September), p. 1-5
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino inclui: 1) análise de estudos de caso que facilitam a aprendizagem dos conceitos e fundamentos teóricos; 2) apresentação de diversos exemplos extraídos da realidade do mercado nacional e internacional; 3) Realização de trabalhos de grupo de diagnóstico de marketing com apresentação oral e discussão em aula; 4) Leitura de textos e artigos científicos. Os estudantes contactam portanto com a realidade empresarial e adquirem experiência na aplicação e utilização das ferramentas na área do marketing internacional. Os exemplos são diversificados em termos de mercados e categorias de produtos e serviços.  A metodologia de avaliação inclui: problemas/desafios colocados aos estudantes ao longo do semestre, que deverão ser analisados e respondidos em contexto de aula exigindo assim a sua assiduidade e envolvimento (20%), à apresentação de um artigo cientifico sobre um case study real de marketing internacional (30%) e a realização de um teste de avaliação (50%). 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não