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ISLA IPGT 3692

Marketing e Publicidade

Gestão de Empresas (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    O objectivo desta unidade curricular é explorar e compreender as razões pelas quais o Marketing desempenha um papel determinante no sucesso empresarial, através da definição das estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação do produto/serviço. Pretende-se contribuir para a compreensão dos fundamentos do marketing e a das ferramentas que o gestor de marketing pode utilizar na sua actividade profissional nos diferentes sectores de actividade desde os produtos de grande consumo até aos serviços. No final da UC, o aluno deverá estar apto a interpretar e compreender a dinâmica própria da área funcional de Marketing na gestão de uma empresa/ negócio, bem como, ser capaz de gerir as funções mais directamente relacionadas com esta área. Deverá ainda ter adquirido competências técnicas, no sentido de elaborar um diagnóstico às principais vertentes operacionais de Marketing e projectar estratégias e políticas que integrem o planeamento de Marketing.
  • ProgramaProgramme
    1 - Conceito, função, evolução e natureza de marketing 2 - Estratégia e Plano de Marketing 3 - Diagnóstico interno de marketing 4 - Variaveis de marketing-mix: o Produto 5 - A marca 6 - Variaveis de marketing-mix: o Preço 7 - Variaveis de marketing-mix: a Distribuição 8 - Variaveis de marketing-mix: a Comunicação 9 - A variável Publicidade do Mix de Comunicação 10 - Diagnóstico dos clientes da empresa 11 - Diagnóstico externo de marketing 12 - A análise de mercado 13 - A análise SWOT 14 - Decisões de marketing estratégico 15 - Estratégias de marketing 16 - Plano de Acções de marketing 17- Áreas disciplinares do marketing
  • ObjectivosObjectives
    Espera-se que o aluno desenvolva as seguintes competências: 1. Identificar e descrever os conceitos fundamentais do marketing; 2. Compreender as etapas e ferramentas do processo do planeamento estratégico de construção e de gestão de marcas/produtos e serviços; 3. Estruturar metodologias de desenvolvimento de um plano de marketing; 4. Descrever e explicar o comportamento de compra do consumidor; 5. Explicar as diferentes etapas de um processo de STP (Segmentação, Targetting e Posicionamento) 6. Formular e avaliar o marketing-mix; 7. Analisar e elaborar uma estratégia de comunicação: briefing, estratégia criativa e plano de meios 8. Conhecer as diferentes áreas disciplinares do marketing como o Marketing Internacional, marketing social ou o marketing turístico.
  • BibliografiaBibliography
    Kotler, K.; Kartajaya, H., Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade . Actual Editora Kotler, P. and Keller, K. (2019). Marketing management , 15º Edição. Pearson Education Rodrigues, J.; Dionisio, P.  (2018). Mercator 25 anos. O Marketing na Era Digital. Lisboa: Publicações Dom Quixote  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino inclui : 1) análise de estudos de caso que facilitam a aprendizagem dos conceitos e fundamentos teóricos; 2) apresentação de diversos exemplos extraídos da realidade do mercado nacional e internacional; 3) Realização de trabalhos de grupo de diagnóstico de marketing com apresentação oral e discussão em aula; 4) Leitura de textos e artigos científicos. Os estudantes contactam portanto com a realidade empresarial e adquirem experiência na aplicação e utilização das ferramentas na área do marketing e publicidade. Os exemplos são diversificados em termos de mercados e categorias de produtos e serviços. Avaliação Contínua: composta por 3 elementos a) 1 trabalho de grupo (até 4 estudantes) | 40% da nota final | Entrega e defesa a 19 Dezembro de 2024 b) 1 teste | 50 % da nota final com nota mínima de 8 valores | 23 Janeiro 2024 c) Assiduidade e participação nas aulas | 10%
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não