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ISLA IPGT 3692

Marketing e Publicidade

Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração (ISLA IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimento e domínio sobre os conceitos base e transversais do Marketing e da Publicidade. Capacitar os discentes para, em contexto de trabalho, aplicarem técnicas de Marketing na criação e desenvolvimento de produtos ou serviços. Analisar a importância do Marketing para as empresas em geral e de comunicação em particular no atual contexto global.
  • ProgramaProgramme
    1 - Conceito, função, evolução e natureza de marketing  2 - Estratégia e Plano de Marketing  3 - Diagnóstico interno de marketing  4 - Variáveis de marketing-mix: o Produto  5 - A marca  6 - Variáveis de marketing-mix: o Preço  7 - Variáveis de marketing-mix: a Distribuição  8 - Variáveis de marketing-mix: a Comunicação  9 - A variável Publicidade do Mix de Comunicação  10 - Diagnóstico dos clientes da empresa  11 - Diagnóstico externo de marketing  12 - A análise de mercado  13 - A análise SWOT  14 - Decisões de marketing estratégico  15 - Estratégias de marketing  16 - Plano de Ações de marketing  17- Áreas disciplinares do marketing
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes do CTeSP de Gestão de Vendas e Marketing uma compreensão abrangente dos princípios e práticas do marketing e da publicidade. Os alunos serão capacitados para analisar o mercado, desenvolver estratégias de marketing eficazes, gerir o mix de marketing (produto, preço, distribuição e comunicação) e compreender a importância da publicidade como ferramenta de promoção. Os estudantes serão incentivados a aplicar os conhecimentos teóricos em contextos práticos, preparando-os para enfrentar os desafios reais do mundo profissional.
  • BibliografiaBibliography
    Aaker, D. (2005). Strategic market management (7ª ed). John Wiley & Sons, NY. Bingham JR, F., et all (2005) Business marketing (3ª ed), McGraw-Hill, NY. Détrie, J.P. (2000). Strategor (3ª ed), D. Quixote, Lisboa. Farris, paul; Bendle, N. & Pfeifer, P. (2010). Marketing Metrics: The Definitive Guide to Measuring Marketing Performance (2nd Edition). Person, NY Kotler, P. (2002). Marketing Management. Prentice-hall, 11ª ed., NY Pride, W. & Ferrel (2013). Marketing 2014. South-Western Cengage. Mason
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia de ensino: Aulas teóricas - Método expositivo e interrogativo. Realização de trabalhos individuais e em grupo. Apresentações de trabalhos e discussão - Método activo e participativo Metodologia de avaliação: a) Avaliação Curricular (de acordo com o Regulamento Pedagógico do CTeSP) Realização e apresentação de um trabalho individual (45%, nota mínima 7) Teste (45%, nota mínima 7) Assiduidade e Atitudes (10%) TAG - Penultima aula Apresentação e defesa dos trabalhos - Última aula b) Avaliação Final Todos os estudantes terão direito a um exame final, a realizar numa época de avaliação. Observações: - Não serão efectuadas provas orais nesta Unidade Curricular.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de Avaliação Global (TAG)

    dd-mm-yyyy

    45%

    Apresentação e defesa dos trabalhos

    dd-mm-yyyy

    45%

    Assiduidade, pontualidade e empenho

    ---------------

    10%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...