ISLA IPGT 26126
Marketing para negócios
MBA Executivo (PG) (iISLA IPGT)
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Marketing para Negócios tem como objetivo dotar os estudantes de uma visão estratégica e aplicada do marketing no contexto organizacional. Aborda o papel do marketing como motor de crescimento, posicionamento e diferenciação num cenário competitivo e em constante transformação digital. Os conteúdos foram desenhados para desenvolver competências relevantes tanto em ambientes B2B como B2C, permitindo aos alunos tomar decisões informadas e orientadas por dados, com foco no cliente, inovação e alinhamento com os objetivos de negócio.
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ProgramaProgramme1. Fundamentos do marketing estratégico 2. Branding, diferenciação e proposta de valor 3. ICP, persona e público-alvo 4. Mapa de posicionamento e Matriz Ansoff 5. Construção de persona e jornada do cliente 6. Oferta e canais de aquisição 7. Ativos digitais, awareness vs. performance, UGC 8. Flywheel e social selling 9. Métricas por tipo de negócio 10. Matriz RICE e priorização 11. Plano de marketing e aplicação prática 12. Tendências e ética no marketing
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ObjectivosObjectives- Compreender o papel do marketing na estratégia global da organização - Construir propostas de valor alinhadas com o perfil do cliente ideal - Desenvolver um plano de marketing completo, com objetivos, táticas e métricas de desempenho - Diferenciar as estratégias de marketing B2B e B2C e aplicá-las adequadamente - Utilizar frameworks como Matriz Ansoff, Mapa de Posicionamento, Flywheel e RICE - Reconhecer a importância dos ativos digitais, canais de aquisição e conteúdo gerado pelo utilizador (UGC) - Aplicar uma abordagem customer centric e orientada para a performance
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BibliografiaBibliographyKotler, P., Keller, K. L. (2016). Marketing Management (15th ed.). Pearson. Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital Marketing (7th ed.). Pearson Education. Sinek, S. (2009). Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action. Penguin.
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MetodologiaMethodology- Aprendizagem baseada em casos práticos - Trabalho em grupo com resolução de desafios reais - Aplicação de frameworks visuais (canvas, mapas, modelos) - Discussão e debate estruturado com dinâmicas participativas - Apresentações em pitch de plano de marketing final - Uso de ferramentas digitais de apoio (Kahoot, Miro, Google Jamboard)
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeAnual
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ECTS2
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão