ISLA IPGT 505
Matemática II
Engenharia Informática (L) (ISLA Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationEsta Unidade Curricular (UC), disciplina de base do curso de Engenharia Informática, proporciona aos estudantes a aquisição de competências gerais na área da Análise Matemática, relacionadas com os conceitos mais importantes para o curso. Os conteúdos programáticos desta UC fornecem ao estudante as bases matemáticas necessárias para a resolução de problemas específicos do seu curso. Nesta UC, pretende-se também ajudar no desenvolvimento da capacidade de raciocínio, na estruturação do mesmo e na análise crítica de resultados.
-
ProgramaProgrammeFunções Trigonométricas Ângulos e Triângulos Relações Trigonométricas Funções Trigonométricas Derivada de Funções Trigonométricas Cálculo Integral Integral Indefinido Regras de Integração Integração por Substituição Integração por Partes Integração de Funções Racionais Integrais Impróprios Aplicações do Integral Definido Integrais Múltiplos Integrais duplos Aplicações dos integrais duplos Integrais triplos Aplicações dos integrais triplos Mudança de variáveis em integrais múltiplos Equações Diferenciais Equações Diferenciais de 1ª ordem. Equações Lineraes Equações Exatas Equações Separáveis Equações diferenciais de 2ª ordem Teoria de conjuntos e lógica Representação de conjuntos Relação de pertença e inclusão de conjuntos Operações sobre conjuntos: reunião, intersecção, diferença e complementação Definição e valor lógico de uma proposição Cálculo proposicional Tabelas de verdade Propriedades do cálculo proposicional
-
ObjectivosObjectivesA unidade curricular de Matemática II é uma das componentes da formação, vindo no seguimento da unidade curricular Matemática I. Os objetivos devem convergir para que os objetivos da licenciatura em Engenharia Informática sejam atingidos. O aluno terá contacto com os conhecimentos teóricos e sua aplicação. Os conceitos e as técnicas apresentadas têm por objetivo desenvolver as capacidades de abstração e de raciocínio lógico-dedutivo, fornecendo ferramentas base de Análise Matemática necessarias à progressão do estudo.
-
BibliografiaBibliographyGomes, C. (2025). Material de Apoio à Unidade Curricular de Matemática II. ISLA-Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Gomes, Cristina e Gomes, Ricardo, Cálculo Integral em IR: Resumo Teórico, Novas Edições Académicas, 2024 Alzira Faria, Helena Brás, Isabel Figueiredo, "Análise Matemática II: Resumo teórico, exercícios resolvidos e propostos", Editora Sílabo, 2023. Ayres, F. & Mendelson, E. 2000. Cálculo. McGraw-Hill Schaums Easy Outlines. Sarrico,C. (1999). Análise Matemática-leituras e exercícios (3ª ed.). Lisboa: Editora Gradiva. Ferreira, Manuel Alberto M. e Amaral, Isabel, Integrais Múltiplos e Equações Diferenciais, Edições Sílabo Oliveira, Augusto Franco de, Lógica e Aritmética, Trajectos Ciência Gradiva
-
MetodologiaMethodologyUtilização do moodle onde o aluno tem acesso a sebentas digitais que lhe permite absorver oconteúdo através do meio virtual e ao chegar à sala de aula já esteja ciente do assunto a serdesenvolvido. A "sala de aula invertida" possibilita conhecer os conceitos antes de os abordarpermitindo rentabilizar o tempo da aprendizagem. Utilização de aplicações (PhotoMath, Maple Calculator, Microsoft Math Solver ...) que, em tempo real, permitem ao aluno, não só adquirir conhecimento como apoiar o seu estudo. Utilização do quadro interativo de forma a tornar as apresentações mais dinâmicas. Utilização de plataformas (como a Zoom) para permitir que os alunos que não possam estar presencialmente não percam a possibilidade de integrar a aula.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão