ISLA IPGT 7667
Matemática para a Computação
Redes e Sistemas Informáticos (CTSP) (ISLA-IPGT)
-
ApresentaçãoPresentationMatemática para a Computação fornece conhecimentos na área da Análise Matemática, os quais constituem uma ferramenta essencial na resolução de vários tipos de problemas. A Matemática é um meio de comunicação, uma linguagem formal e precisa. É uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem a intervenção social com responsabilidade e dão sentido à condição humana. O conhecimento matemático faz parte do patrimônio cultural da humanidade porque possui características e procedimentos próprios que também tem evoluído no contexto de outras ciências.
-
ProgramaProgrammeConteúdos programáticos Funções Polinomiais Conceitos e Definições Regra de Ruffini Fatorização de Polinómios Inequações Funções Racionais e Irracionais Funções Racionais Equações e Inequações Fracionárias Funções Irracionais Equações e Inequações Irracionais Álgebra de Funções Álgebra de Funções Função Inversa Limites e Continuidade Cálculo de Limites Indeterminações Derivadas e Derivação Conceitos Regras de Derivação Derivada de Funções Implícitas Aplicação das Derivadas: Monotonia, Concavidade, Extremos Relativos e Pontos de Inflexão Funções com mais de uma variável Derivadas Parciais de 1ª e 2ª ordem Otimização de Funções com mais de uma variável Otimização Condicionada e Multplicadores de Lagrange
-
ObjectivosObjectivesO programa desta unidade curricular foi elaborado com o objetivo de consolidar e ampliar os conhecimentos matemáticos dos alunos. Compreender conceitos e técnicas de cálculo diferencial e preparar os alunos com os fundamentos básicos da matemática indispensáveis à resolução de problemas e modelos matemáticos é o objetivo principal. Introdução aos instrumentos estatísticos necessários para analisar e interpretar um conjunto de dados e dotar os alunos de um conjunto de técnicas e métodos estatísticos que facilitem a análise e a interpretação da informação.
-
BibliografiaBibliographyGomes, C. (2022). Material de Apoio à Unidade Curricular de Métodos Quantitativos. ISLA-Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Ayres, F. & Mendelson, E. 2000. Cálculo. McGraw-Hill Schaums Easy Outlines. Sarrico, C. (1999). Análise Matemática-leituras e exercícios (3ª ed.). Lisboa: Editora Gradiva. Budnick, F. S. (1993). Applied Mathematics for Business, Economics, and the Social Sciences (4ª ed.). McGraw-Hill.
-
MetodologiaMethodologyUtilização do moodle onde o aluno tem acesso a sebentas digitais que lhe permite absorver o conteúdo através do meio virtual e ao chegar à sala de aula já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. A "sala de aula invertida" possibilita conhecer os conceitos antes de os abordar permitindo rentabilizar o tempo da aprendizagem. Utilização de aplicações (PhotoMath, Maple Calculator, Microsoft Math Solver ...) que, em tempo real, permitem ao aluno, não só adquirir conhecimento como apoiar o seu estudo. Utilização do quadro interativo de forma a tornar as apresentações mais dinâmicas. Utilização de plataformas (como a Zoom) para permitir que os alunos que não possam estar presencialmente não percam a possibilidade de integrar a aula.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão