ISLA IPGT 7351
Metodologias de Investigação
Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web (M) (ISLA Gaia)
-
ApresentaçãoPresentation1) Contextos de investigação no domínio das tecnoogias Web; 2) Desenho e organização dos processos de investigação: Teorias e modelos de investigação, Definição e formulação dos problemas de investigação, Ética no âmbito da investigação, Construção e organização das referências bibliográficas; Etapas do processo de investigação científica, Modelo de analise; 3) Métodos de levantamento de dados: Métodos quantitativos e qualitativos, Inquéritos, Questionários, Entrevistas, Observação; 4) Técnicas de amostragem e tratamento de dados: Amostras aleatórias e não aleatórias, Medidas estatísticas, Correlação e regressão linear, estatística inferencial e estimação, Representações gráficas, Testes de hipóteses.
-
ProgramaProgramme1. Introdução 1.1. Natureza e objeto da unidade curricular 1.2. Justificação da sua importância no mestrado 1.3. Apresentação da bibliografia de base 2. Ciência e Ciências informáticas 2.1. A noção de ciência 2.2 O conhecimento científico 2.3 A investigação científica 2.4 O método científico 2.5. As ciências informáticas e o seu lugar no conjunto dos saberes 2.6. Métodos e técnicas de investigação 3. A lógica da investigação 3.1. Características da investigação científica 3.2. Etapas do processo de investigação científica 3.2.1. A problemática 3.2.2. Fundamentação 3.2.3. Metodologia 3.2.4. Recolha e Análise de Dados 3.2.5. Softwares para tratamento de dados 3.2.6. A apresentação das conclusões 4. O desenvolvimento do trabalho de projeto 4.1 A metodologia do trabalho 4.2 As etapas do trabalho de projeto 5 Escrita académica e plágio 5.1 O processo de pesquisa bibliográfica 5.2 Descrição, avaliação e comparação da informação 5.3 Exploração de um gestor de Referências Bibliográficas
-
ObjectivosObjectivesDar a conhecer as normas a que deve obedecer uma dissertação ou um relatório de projeto conforme definidas no regulamento de dissertações e trabalhos de projeto de cursos de 2.º ciclo em vigor na instituição; Apresentar os conceitos fundamentais necessários à investigação científica; Identificar as fases do desenvolvimento de uma dissertação ou de um trabalho de projeto; Diferenciar as fases do processo de investigação; Exercitar a capacidade de revisão da bibliografia adequada. No final da unidade curricular o estudante deverá estar apto a: Planificar a investigação aliando as componentes teóricas e práticas; Avaliar, de forma crítica, o papel da investigação na área profissional, no domínio do saber e no domínio do saber fazer. Elaborar uma dissertação de mestrado ou um trabalho de projeto; Dominar as regras de citação (APA).
-
BibliografiaBibliographyCorreia, A.; Mesquita, A. (2013). Mestrados & Doutoramentos. Estratégias para a elaboração de trabalhos científicos: o desafio da excelência. Vida Económica Freixo, J. V. F. (2018). Metodologia científica. Fundamentos, métodos e técnicas. Lisboa: Instituto Piaget. Kerzner, Harold (2017). Project Management, A Systems Approach To Planning, Scheduling, And Controlling, John Wiley and Sons Ltd. Creswell, J.W. 2014, Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches, 4th edn, SAGE Publications, London; Los Angeles. Goldkuhl, G. (2013). ACTION RESEARCH VS. DESIGN RESEARCH: USING PRACTICE RESEARCH AS A LENS FOR COMPARISON AND INTEGRATION, Accepted to the SIG Prag Workshop on IT Artefact Design & Workpractice Improvement, 5 June, 2013, Tilburg, the Netherlands Hevner, A.R., March, S. T., Park, J., Ram, S., (2004), ¿Design Science in Information Systems Research¿, MIS Quarterly vol. 28 No. 1, pp. 75-105/March 2004.
-
MetodologiaMethodology1. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL - Project-Based Learning): Os alunos trabalham em projetos complexos que abordam questões do mundo real. Isso promove habilidades de resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico. 2. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning): Os alunos aprendem resolvendo problemas autênticos. Eles identificam problemas, realizam pesquisas e colaboram para encontrar soluções, o que promove um entendimento mais profundo do conteúdo. 3. Aprendizagem Cooperativa: Os alunos trabalham juntos em grupos pequenos para alcançar metas comuns. A colaboração é enfatizada, e cada membro do grupo é responsável pelo aprendizado próprio e dos colegas. 4. Microlearning: O conteúdo é dividido em pequenas unidades para facilitar a aprendizagem rápida e focada.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão