Skip to main content

ISLA IPGT 3178

Métodos Quantitativos I

Gestão de Empresas (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    Métodos Quantitativos I fornece conhecimentos na área da Análise Matemática, os quais constituem uma ferramenta essencial na resolução de vários tipos de problemas. A Matemática é um meio de comunicação, uma linguagem formal e precisa. É uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem a intervenção social com responsabilidade e dão sentido à condição humana.  O conhecimento matemático faz parte do patrimônio cultural da humanidade porque possui características e procedimentos próprios que também tem evoluído no contexto de outras ciências.  
  • ProgramaProgramme
    Funções Polinomiais: Conceitos e Definições Regra de Ruffini Fatorização de Polinómios Inequações   Funções Racionais e Irracionais: Funções Racionais Equações e Inequações Fracionárias Funções Irracionais Equações e Inequações Irracionais   Função Módulo: Condições com módulos Funções definidas por ramos   Álgebra de Funções: Álgebra de Funções Função Composta Função Injetiva Função Inversa   Funções Exponenciais e Logarítmicas Funções Exponenciais e Logaritmicas Equações Exponenciais e Logaritmicas Aplicação das Funções Exponenciais e Logarítmicas   Limites e Continuidade Cálculo de Limites Indeterminações Limites Notáveis Assintotas de Funções Racionais   Derivadas e Derivação Conceitos Regras de Derivação Derivada de Funções Implícitas Aplicação das Derivadas: Monotonia, Concavidade, Extremos Relativos e Pontos de Inflexão
  • ObjectivosObjectives
    O programa desta unidade curricular foi elaborado com o objetivo de consolidar e ampliar os conhecimentos matemáticos dos alunos. Compreender conceitos e técnicas de cálculo diferencial é o principal objetivo. Pretende-se que o aluno domine as matérias expostas no programa, desenvolva capacidades de abstração e utilize com intuição e sentido crítico a aprendizagem nesta unidade curricular na sua área de formação. Pretende-se também dotar o aluno de sensibilidade para a necessidade de rigor no uso da linguagem e clareza na exposição e de capacidade de análise e autonomia para o uso das técnicas matemáticas nomeadamente na resolução de problemas concretos na sua vida profissional.
  • BibliografiaBibliography
    Alzira Faria, Helena Brás, Isabel Figueiredo, "Análise Matemática I: Resumo teórico, exercícios resolvidos e propostos", Editora Sílabo, 2021. Budnick, F. S., Applied Mathematics for Business, Economics, and the Social Sciences (4ª ed.). McGraw-Hill, 1993. Howard, A., Cálculo um novo horizonte, Vol. 1 - 10ª edição, São Paulo: Bookman, 2014. Gomes, C., Material de Apoio à Unidade Curricular de Métodos Quantitativos I, ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, 2024
  • MetodologiaMethodology
    Utilização do moodle onde o aluno tem acesso a sebentas digitais que lhe permite absorver o conteúdo através do meio virtual e ao chegar à sala de aula já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. A "sala de aula invertida" possibilita conhecer os conceitos antes de os abordar permitindo rentabilizar o tempo da aprendizagem.  Utilização de aplicações (PhotoMath, Maple Calculator, Microsoft Math Solver ...) que, em tempo real, permitem ao aluno, não só adquirir conhecimento como apoiar o seu estudo. Utilização do quadro interativo de forma a tornar as apresentações mais dinâmicas. Utilização de plataformas (como a Zoom) para permitir que os alunos que não possam estar presencialmente não percam a possibilidade de integrar a aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não