ISLA IPGT 3458
Métodos Quantitativos II
Gestão de Empresas (ISLA-Gaia)
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ApresentaçãoPresentationEsta Unidade Curricular (UC), disciplina de base do curso de Gestão de Empresas, proporciona aos estudantes a aquisição de competências gerais na área da Análise Matemática, relacionadas com os conceitos mais importantes para o curso. Os conteúdos programáticos desta UC fornecem ao estudante as bases matemáticas necessárias para a resolução de problemas específicos do seu curso. Nesta UC, pretende-se também ajudar no desenvolvimento da capacidade de raciocínio, na estruturação do mesmo e na análise crítica de resultados.
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ProgramaProgrammeFunções com mais de uma variável Derivadas Parciais de 1ª e 2ª ordem Otimização de Funções com mais de uma variável Otimização Condicionada e Multiplicadores de Lagrange Cálculo Integral em IR Integral Indefinido Regras de Integração Integração por Substituição Integração por Partes Integração de Funções Racionais Teorema Fundamental do Cálculo Aplicações do Integral Definido Integrais Duplos Equações Diferenciais de 1ª ordem Equações Diferenciais Separáveis Equações Diferenciais Exatas Equações Homogéneas Matrizes e Determinantes Operações com Matrizes Matrizes Quadradas Eliminação de Gauss-Jordan Matriz Inversa Determinantes de 2ª Ordem e de 3ª Ordem Regra de Sarrus Teorema de Laplace Sistemas de Cramer Programação Linear. Método Simplex Introdução Resolução Gráfica Algoritmo Simplex Casos Especiais Método do M-Grande e Método das Duas Fases
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ObjectivosObjectivesA unidade curricular de Métodos Quantitativos II é uma das componentes da formação, vindo no seguimento da unidade curricular Métodos Quantitativos I. Os objetivos devem convergir para que os objetivos da licenciatura em Gestão de Empresas sejam atingidos. O aluno terá contacto com os conhecimentos teóricos e sua aplicação. Os conceitos e as técnicas apresentadas têm por objetivo desenvolver as capacidades de abstração e de raciocínio lógico-dedutivo, fornecendo ferramentas base de Análise Matemática necessarias à progressão do estudo e dotar o aluno dos conhecimentos sobre cálculo matricial que lhe possibilitarão a resolução problemas de modelos discretos em engenharia.
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BibliografiaBibliographyGomes, C. (2025). Material de Apoio à Unidade Curricular de Métodos Quantitativos II. ISLA-Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Gomes, Cristina e Gomes, Ricardo, Cálculo Integral em IR: Resumo Teórico, Novas Edições Académicas, 2024 Ayres, F. & Mendelson, E. 2000. Cálculo. McGraw-Hill Schaums Easy Outlines. Sarrico,C. (1999). Análise Matemática-leituras e exercícios (3ª ed.). Lisboa: Editora Gradiva. Budnick, F. S. (1993). Applied Mathematics for Business, Economics, and the Social Sciences (4ª ed.). McGraw-Hill. Corrêa, P. S. Q. (2006). Álgebra Linear e Geometria Analítica. Rio de Janeiro: Interciência. Hill, Manuela Magalhães e Santos, Mariana Marques dos, Investigação Operacional, Edições Sílabo
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MetodologiaMethodologyUtilização do moodle onde o aluno tem acesso a sebentas digitais que lhe permite absorver o conteúdo através do meio virtual e ao chegar à sala de aula já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. A "sala de aula invertida" possibilita conhecer os conceitos antes de os abordar permitindo rentabilizar o tempo e motivar os estudantes a contribuírem com sua própria aprendizagem, despertando a curiosidade e a proatividade. Intensificar a compreensão do uso da estatística descritiva em estudos científicos, demonstrando, dessa forma, a presença deste conteúdo em diversas publicações acadêmicas. Utilização do quadro interativo de forma a tornar as apresentações mais dinâmicas. Utilização de plataformas (como a Zoom) para permitir que os alunos que não possam estar presencialmente não percam a possibilidade de integrar a aula.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão