Skip to main content

ISLA IPGT 4944

Métodos Quantitativos

Gestão de Recursos Humanos (ISLA-Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos a noções fundamentais de estatística descritiva, probabilidades e variáveis aleatórias. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada. Avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.
  • ProgramaProgramme
    Estatística descritiva: Introdução. População e amostra. Parâmetros e estatísticas. Variáveis e sua classificação. Representação tabular e gráfica de dados univariados e bivariados. Medidas descritivas. Introdução ao SPSS. Probabilidades: Introdução. Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos. Probabilidade: definição, interpretações e propriedades. Probabilidade condicionada. Acontecimentos independentes. Teorema de Bayes. Variáveis aleatórias: Introdução. Variáveis aleatórias discretas. Função probabilidade e função de distribuição. Variáveis aleatórias contínuas. Função e distribuição Densidade. Modelos de variáveis aleatórias discretas e variáveis aleatórias contínuas.
  • ObjectivosObjectives
    No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de organizar, sumariar, apresentar e realizar uma análise elementar de um conjunto de dados, tirando partido do SPSS para o efeito, calcular probabilidades e resolver problemas envolvendo variáveis aleatórias.
  • BibliografiaBibliography
    Ferreira, M. A. M., & Neves, M. S. (2021). Estatística aplicada – Vol. 1 (7ª ed.). Silabo. Afonso, A., e Nunes, C. (2011). Probabilidades e Estatística: Aplicações e Soluções em SPSS . Lisboa, Portugal: Edições Sílabo. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., e Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição) . Lisboa, Portugal: Escolar Editora. Pestana, M. H., e Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS (6ª edição) . Lisboa, Portugal: Edições Sílabo  
  • MetodologiaMethodology
    As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto. Práticas de inovação pedagógica: As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação da UC:

    1ª Alternativa - Testes Intermédios

    Com Infografia

    Sem Infografia

    1º Teste

    45%

    50%

    2º Teste

    45%

     

    50%

    Infografia ou Assiduidade

    10%

    --

     

    2ª Alternativa - Teste de Avaliação Global

    Com Infografia

    Sem Infografia

    TAG

    90%

    100%

    Infografia ou Assiduidade

    10%

     

    --

     

     

    Observações:

    a) Os alunos têm de optar entre as duas alternativas referentes à avaliação curricular. A Infografia como elemento de avaliação tem por objetivo incentivar os alunos a adotarem metodologias de apresentação inovadoras e criativas.

    b) Os alunos terão de optar entre a realização dos Testes intermédios ou a realização do Teste de Avaliação Global. Se o aluno tiver nota inferior a 7,5 valores no 1º Teste ou desistir, não pode comparecer ao 2º Teste. A aprovação na avaliação curricular implica nota final não inferior a 9,5 valores. Os alunos não podem ter nota inferior a 7,5 valores em cada um dos testes.

    c) Todos os alunos inscritos à unidade curricular podem realizar o exame final na época normal desde que não tenham realizado ou obtido aprovação na avaliação curricular.