ISLA IPGT 4944
Métodos Quantitativos
Gestão de Recursos Humanos (ISLA-Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos a noções fundamentais de estatística descritiva, probabilidades e variáveis aleatórias. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada. Avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.
-
ProgramaProgrammeEstatística descritiva: Introdução. População e amostra. Parâmetros e estatísticas. Variáveis e sua classificação. Representação tabular e gráfica de dados univariados e bivariados. Medidas descritivas. Introdução ao SPSS. Probabilidades: Introdução. Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos. Probabilidade: definição, interpretações e propriedades. Probabilidade condicionada. Acontecimentos independentes. Teorema de Bayes. Variáveis aleatórias: Introdução. Variáveis aleatórias discretas. Função probabilidade e função de distribuição. Variáveis aleatórias contínuas. Função e distribuição Densidade. Modelos de variáveis aleatórias discretas e variáveis aleatórias contínuas.
-
ObjectivosObjectivesNo final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de organizar, sumariar, apresentar e realizar uma análise elementar de um conjunto de dados, tirando partido do SPSS para o efeito, calcular probabilidades e resolver problemas envolvendo variáveis aleatórias.
-
BibliografiaBibliographyAfonso, A., e Nunes, C. (2011). Probabilidades e Estatística: Aplicações e Soluções em SPSS . Lisboa, Portugal: Edições Sílabo. Guimarães, R. C., e Cabral, J. S. (2010). Estatística (2ª edição) . Lisboa, Portugal: Verlag Dashöfer Portugal. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., e Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição) . Lisboa, Portugal: Escolar Editora. Pestana, M. H., e Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS (6ª edição) . Lisboa, Portugal: Edições Sílabo
-
MetodologiaMethodologyAs aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto. Práticas de inovação pedagógica: As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão