Skip to main content

ISLA IPGT 4944

Métodos Quantitativos

Contabilidade e Gestão (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    Métodos Quantitativos fornece conhecimentos na área da Análise Matemática, os quais constituem uma ferramenta essencial na resolução de vários tipos de problemas. A Matemática é um meio de comunicação, uma linguagem formal e precisa. É uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem a intervenção social com responsabilidade e dão sentido à condição humana.  O conhecimento matemático faz parte do patrimônio cultural da humanidade porque possui características e procedimentos próprios que também tem evoluído no contexto de outras ciências.
  • ProgramaProgramme
    Funções Polinomiais Conceitos e Definições Regra de Ruffini Fatorização de Polinómios Inequações   Funções Racionais e Irracionais Funções Racionais Equações e Inequações Fracionárias Funções Irracionais Equações e Inequações Irracionais   Álgebra de Funções Função Módulo Álgebra de Funções Função Inversa   Limites e Continuidade Cálculo de Limites  Indeterminações   Funções Exponenciais e Logarítmicas Equações Exponenciais e Logarítmicas Aplicação das Funções Exponenciais e Logarítmicas   Derivadas e Derivação Conceitos Regras de Derivação Derivada de Funções Implícitas Aplicação dasDerivadas: Monotonia, Concavidade, Extremos Relativos e Pontos de Inflexão
  • ObjectivosObjectives
    O programa desta unidade curricular foi elaborado com o objetivo de consolidar e ampliar os conhecimentos matemáticos dos alunos. Compreender conceitos e técnicas de cálculo diferencial e preparar os alunos com os fundamentos básicos da matemática indispensáveis à resolução de problemas e modelos matemáticos é o objetivo principal. Introdução aos instrumentos estatísticos necessários para analisar e interpretar um conjunto de dados e dotar os alunos de um conjunto de técnicas e métodos estatísticos que facilitem a análise e a interpretação da informação. 
  • BibliografiaBibliography
    Gomes, C. (2019). Material de Apoio à Unidade Curricular de Métodos Quantitativos. ISLA-Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Ayres, F. & Mendelson, E. 2000. Cálculo. McGraw-Hill Schaums Easy Outlines.  Sarrico, C. (1999). Análise Matemática-leituras e exercícios (3ª ed.). Lisboa: Editora Gradiva. Budnick, F. S. (1993). Applied Mathematics for Business, Economics, and the Social Sciences (4ª ed.). McGraw-Hill.
  • MetodologiaMethodology
    Utilização do moodle onde o aluno tem acesso a sebentas digitais que lhe permite absorver o conteúdo através do meio virtual e ao chegar à sala de aula já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. A "sala de aula invertida" possibilita conhecer os conceitos antes de os abordar permitindo rentabilizar o tempo da aprendizagem. Utilização de aplicações (PhotoMath, Maple Calculator, Microsoft Math Solver ...) que, em tempo real, permitem ao aluno, não só adquirir conhecimento como apoiar o seu estudo. Utilização do quadro interativo de forma a tornar as apresentações mais dinâmicas.   Utilização de plataformas (como a Zoom) para permitir que os alunos que não possam estar presencialmente não percam a possibilidade de integrar a aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não