Skip to main content

ISLA IPGT 4944

Métodos Quantitativos

Gestão do Turismo (L) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    A presente unidade curricular desenvolverá uma componente teórica e uma componente teórico-prática. A componente teórica, com o objetivo a introdução aos conceitos básicos da disciplina, será essencialmente expositiva, procurando, no entanto, dar espaço a que os alunos exponham dúvidas. No que diz respeito à componente teórico-prática, os alunos serão desafiados a pôr em prática os conhecimentos transmitidos nas aulas expositivas.
  • ProgramaProgramme
    1. Estatística Descritiva: 1.1. Conceitos Básicos. 1.2. Frequências absolutas e relativas 1.3. Frequências acumuladas 1.4. Medidas de Tendência Central: Média, Mediana e Moda 1.5. Medidas de Tendência Não-Central: Quartis, Decis e Percentis 1.6. Medidas de Dispersão: Variância e Desvio-padrão 1.7. Medidas de Assimetria 1.8. Medidas de Achatamento   2. Teoria das Probabilidades: 2.1. Conceitos Básicos 2.2. Definição Clássica 2.3. Probabilidades Condicionadas 2.4. Acontecimentos Independentes 2.5. Teorema de Bayes.   3. Distribuições de Probabilidade 3.1. Distribuições Discretas de Probabilidade: 3.2 Distribuições de probabilidade de variáveis contínuas   4. Intervalos de confiança 4.1. Intervalo de confiança da média 4.2. Intervalo de confiança da diferença de médias 4.3. Intervalo de confiança da variância 4.4. Intervalo de confiança da proporção
  • ObjectivosObjectives
    Conhecimentos: Conhecer diversas matérias relacionadas com a estatística, necessárias a outras cadeiras da licenciatura. Distinguir e compreender os conceitos dos diversos domínios estudados e a sua aplicação prática, tendo em consideração a rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade, mesmo quando compreendidos intuitivamente. Desenvolver capacidades para a utilização das principais técnicas de Estatística Descritiva na análise de dados estatísticos. Aptidões: Investigar de forma autónoma para responder a problemas de estatística e inferência. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de análise, de adaptação a novas situações e de tomada de decisões perante problemas matemáticos. Competências: Competências para aplicar corretamente as técnicas e os conceitos dos diversos métodos de resolução abordados em cada matéria. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de análise e de adaptação a novas situações.
  • BibliografiaBibliography
    Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C. (2023). Introdução à Estatística. Escolar Editora Murteira, Bento; Antunes, Marília (2012). Probabilidades e Estatística. Volume I. Escolar Editora. Nunes, C. (2022). Probabilidades e Estatística: Problemas resolvidos e propostos. Escolar Editora Reis, E. (2008). Estatística Descritiva (7º ed.). Edições Silabo. Reis, E., Andrade, R., Calapez, T., Melo, P. (2021). Estatística Aplicada. Edições Sílabo Santos, C. (2018). Estatística Descritiva: Manual de Auto-Aprendizagem. Edições Sílabo  
  • MetodologiaMethodology
    Para a concretização da aprendizagem organizámos o processo integrando metodologias ativas. Todo este processo de ensino-aprendizagem está estruturado de modo a exigir dos alunos uma participação ativa na construção do seu processo de conhecimento. Neste sentido será fomentada a transposição da realidade evidenciada pelos conteúdos programáticos para o contexto do turismo. Esta abordagem permitirá aos alunos uma melhor percepção sobre a aplicabilidade prática dos conteúdos. O recurso a casos reais visa igualmente desenvolver competências analíticas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

     

    Descrição

    Ponderação

    Teste 1 45%
    Teste 2 45%

    Presenças e participação

    10%