ISLA IPGT 12978
Organização da Emergência
Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Gaia)
-
ApresentaçãoPresentationA conclusão da licenciatura em Engenharia de Segurança do Trabalho possibilita ao estudante a sua candidatura à certificação profissional como Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho (nível 6), visto que este curso está homologado pela ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho, de acordo com o referencial introduzido pelo Manual de Certificação de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho do ex- IDICT (Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho). A área temática da Organização da Emergência constitui uma das áreas temáticas a abordar no âmbito dos conteúdos programáticos preconizados no referido Manual de Certificação.
-
ProgramaProgrammeSinalização de segurança contra incêndio e de emergência. Vias de evacuação. Organização e gestão da segurança. Plano de Prevenção. Plano de Emergência. A formação e o treino na organização da emergência
-
ObjectivosObjectivesCaracterizar as diversas situações consideradas de emergência. Identificar os tipos de respostas às situações de emergência. Descrever as tipologias de planos de emergência. Estruturar planos de emergência. Proceder a simulações de situações de emergência e avaliar os seus resultados tendo em vista a correcção dos desvios à segurança. Proceder ao enquadramento legislativo da emergência e identificar os recursos necessários à intervenção em emergências.
-
BibliografiaBibliographySilveira, A. (2024). Material de Apoio à Unidade Curricular de Organização da Emergência . ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. Rocha, José Aidos (2017). Segurança contra incêndios em edifícios. Vol 1. Regulamentaçãoilustrada e anotada. Exactubooks. Castro, C. & Abrantes, J. B. (2009); Manual de Segurança contra Incêndio em Edifícios . EscolaNacional de Bombeiros. Miguel, M. & Silvano, P. (2010); Regulamento de Segurança em Tabelas . Lisboa: Atípicos.
-
MetodologiaMethodology1. Metodologia de ensino: Tendo em atenção os objectivos teórico-práticos da unidade curricular, os métodos de ensino programados são os seguintes: Aulas teórico-práticas para exposição da matéria (método expositivo e interrogativo) com apresentações e discussões por parte dos estudantes (método activo e participativo). Apresentação de exemplos práticos através de imagem dinâmica e trabalho de grupo. Apresentação de estudos de caso, demonstrações, apresentações públicas. 2. Método de Avaliação: A avaliação será feita atavés do recurso a dois testes distribuídos ao longo do semestre, um trabalho individual sujeito a determinadas regras apresentadas num enunciado e exame final: 1 teste escrito com nota mínima de 9 valores e ponderação de 60% na nota final. 1 Trabalho de grupo com nota mínima de 12 valores e ponderação de 40% na nota final. Exame de época com nota mínima de 9,5 valores.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
Junho
60%
Trabalho de grupo
Junho
40%
(...)
Transitam automáticamente para avaliação final por exame os estudantes que obtenham na avaliação distribuída:
- Uma nota inferior a 9 valores no teste escrito. Caso o trabalho tenha uma nota igual ou superior a 12 valores o exame incidirá sobre a matéria do teste e a nota final será ponderada da seguinte forma: nota do exame x 60% + nota do trabalho x 40%. O valor a considerar na nota do exame para esta ponderação é no mínimo de 9,5 valores.
- Uma nota inferior a 12 valores no trabalho de grupo ou no caso do trabalho não ser aceite por não cumprir as regras para a sua execução. Caso a nota do teste seja igual ou superior a 9 valores, o exame incidirá sobre a matéria de base escolhida para o trabalho de grupo e a nota final será ponderada da seguinte forma: nota do teste x 60% + nota do exame x 40%. O valor a considerar na nota do exame para esta ponderação é no mínimo de 9,5 valores.
No caso de estudantes que não apresentem qulquer avaliação em cada um dos elementos de avaliação, o exame final incidirá sobre todo o conteudo programático da UC.


