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ISLA IPGT 13752

Património Cultural e Turismo

Gestão do Turismo (L) (ISLA Gaia)
  • ApresentaçãoPresentation
    A presente Unidade Curricular tem como principal objetivo analisar o património cultural como recurso estratégico para o desenvolvimento sustentável do turismo, promovendo a compreensão crítica dos seus valores simbólicos, económicos e sociais e capacitando o estudante para planear e gerir produtos turísticos baseados na valorização e conservação do património.
  • ProgramaProgramme
    Património Cultural: Definições e evolução histórica Cultura, identidade e memória coletiva Património e turismo cultural Património digital e novas formas de fruição Principais Convenções internacionais e legislação portuguesa Teorias de interpretação Responsabilidade social e educação patrimonial Elaboração de roteiros culturais
  • ObjectivosObjectives
    Ao final da disciplina, os estudantes deverão ser capazes de: Compreender criticamente os conceitos de património cultural, memória, identidade e turismo. Distinguir tipologias de património e reconhecer o seu valor turístico e simbólico. Analisar políticas, convenções e instrumentos de salvaguarda nacionais e internacionais. Avaliar os impactos do turismo sobre o património e propor estratégias sustentáveis de gestão. Aplicar princípios de interpretação patrimonial na criação de experiências turísticas significativas. Identificar e inventariar recursos patrimoniais com potencial turístico. Elaborar propostas de roteiros e produtos de turismo cultural com base em boas práticas. Adotar uma postura ética e responsável na mediação entre cultura, economia e sociedade.
  • BibliografiaBibliography
    Chica-Olmo, J., Vuji¿i¿, M., Castanho, R. A., Stankov, U., Martinelli, E. (eds.) (2024), Sustainable Tourism, Culture and Heritage Promotion: Development, Management and Connectivity, Cham, Switzerland, Springer. Evans, G. (2024). Cultural Spaces, Production and Consumption. Routledge Figueira, L. M. (2013). Manual para Elaboração de Roteiros de Turismo Cultural. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar. Filiopoulos, A., Poulaki, P. (2023) The Development and Management of Slow Tourism Through the ‘Intangible Cultural Heritage’, Tourism innovation in the digital era, Emerald. McKercher, B., & du Cros, H. (2002). Cultural Tourism: The Partnership Between Tourism and Cultural Heritage Management. New York: Routledge. Sarmento, C., & Pascoal, S. C. (2020). Cultural Tourism and Heritage in Northern Portugal. Newcastle upon Tyne, Cambridge Scholars Publishing. Yu, P., Lertcharnrit, T., Smith, G. S. (2023). Heritage and Cultural Heritage Tourism: International Perspectives, Cham, Springer.
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular privilegia metodologias ativas e participativas, combinando aulas expositivas dialogadas com aprendizagem baseada em problemas (PBL), estudos de caso, trabalhos de campo e projetos de roteirização cultural. Serão integradas técnicas de mapeamento e inventariação patrimonial e simuladas práticas de gestão e mediação cultural. O uso de debates, role-play e workshops colaborativos estimula a reflexão crítica, enquanto a elaboração de um roteiro turístico cultural (realizada como trabalho final) promove a aplicação prática dos conteúdos, reforçando a ligação entre teoria, ética e profissionalização.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Elemento

    Peso

    Atividades

    30%

    Trabalho final

    30%

    Teste

    40%