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ISLA IPGT 12785

Pensamento Crítico

Desenvolvimento de Produtos Multimédia (CTSP) (ISLA-IPGT)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Pensamento Cri¿tico tem como objetivo desenvolver a capacidade de ana¿lise rigorosa e reflexa¿o aprofundada sobre problemas e questo¿es complexas, fomentando uma atitude de questionamento e abertura a¿ argumentac¿a¿o fundamentada. Esta unidade visa fornecer aos estudantes ferramentas teo¿ricas e pra¿ticas para identificar fala¿cias, evitar preconceitos cognitivos e avaliar informac¿o¿es de forma imparcial, promovendo uma tomada de deciso¿es mais informada e racional. A inclusa¿o do Pensamento Cri¿tico no ciclo de estudos e¿ fundamental para formar cidada¿os e profissionais capazes de navegar num mundo em constante transformac¿a¿o, onde a quantidade e a diversidade de informac¿a¿o exigem um olhar atento e criterioso.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução ao Pensamento Crítico: verdade, validade, conhecimento, razão, argumento. 2. Conceito e construção da Lógica 3. Argumentos dedutivos 4. Argumentos indutivos 5. Argumentos de analogia 6. Argumentos causais 7. Falácias 8. Dispositivos retóricos 9. Normas e obstáculos ao pensamento crítico
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular visa promover, junto dos alunos, a aquisic¿a¿o de conceitos fundamentais relativos ao pensamento (verdade, validade, conhecimento, raza¿o, argumento) cri¿tico, e a capacidade de analisar, avaliar e reconstruir argumentos, reconhecendo as estruturas de pensamento subjacentes e identificando as fala¿cias possi¿veis. Desenvolver atitudes de observador ativo e interveniente ponderar novas ideias e conceitos refletir de um modo mais estruturado, abrangente e profundo. Comunicar de forma aute¿ntica e consistente, o que inclui aprender a exprimir claramente o seu ponto de vista e a ouvir atentamente pontos de vista diferentes, esforc¿ando-se por conseguir um entendimento profundo dos conceitos comunicados.
  • BibliografiaBibliography
    Brooke Noel Moore, Richard Parker (2009). Critical Thinking. New York: McGraw-Hill. Mark Storey (2013). Critical Thinking. GNU Free Documentation License. Michael Bruce, Steven Barbone (eds.) (2011). Just the arguments: 100 of the most important arguments in Western. Malden: Blackwell. Tracy Bowell, Gary Kemp (2002). Critical Thinking. London, New York: Routledge. Warburton, Nigel (2007). Thinking From A To Z. London: Routledge  
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular de Pensamento Crítico utiliza metodologias inovadoras que promovem uma aprendizagem ativa e colaborativa. A aprendizagem baseada em problemas (PBL) coloca os alunos no centro do processo, desafiando-os a resolver casos práticos com pensamento crítico. Os estudos de caso e simulações permitem que os estudantes apliquem a teoria a cenários reais, enquanto as ferramentas digitais facilitam a colaboração e o feedback instantâneo. A gamificação torna o processo envolvente, com jogos que estimulam a análise crítica. A avaliação contínua é baseada em reflexões, incentivando a autocrítica e o desenvolvimento contínuo das competências de pensamento crítico.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Teste de avaliac¿a¿o - 40%
    Trabalho final - 40%
    Assiduidade. participac¿a¿o - 20%