ISLA IPGT 12785
Pensamento Crítico
Comunicação Digital (CTSP) (ISLA-IPGT)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular de Pensamento Crítico tem como objetivo desenvolver a capacidade de análise rigorosa e reflexão aprofundada sobre problemas e questões complexas, fomentando uma atitude de questionamento e abertura à argumentação fundamentada. Esta unidade visa fornecer aos estudantes ferramentas teóricas e práticas para identificar falácias, evitar preconceitos cognitivos e avaliar informações de forma imparcial, promovendo uma tomada de decisões mais informada e racional. A inclusão do Pensamento Crítico no ciclo de estudos é fundamental para formar cidadãos e profissionais capazes de navegar num mundo em constante transformação, onde a quantidade e a diversidade de informação exigem um olhar atento e criterioso. Esta unidade curricular contribui para o desenvolvimento de competências essenciais à vida académica, como a investigação, o debate e a argumentação, e prepara os estudantes para enfrentar desafios profissionais com uma mentalidade crítica e inovadora.
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ProgramaProgramme1. Introdução ao Pensamento Critico: verdade, validade, conhecimento, razão, argumento. 2. Conceito e construção da Lógica 3. Argumentos dedutivos 4. Argumentos indutivos 5. Argumentos de analogia 6. Argumentos causais 7. Falácias 8. Dispositivos retóricos 9. Normas e obsta¿culos ao pensamento crítico
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ObjectivosObjectivesEsta unidade curricular visa promover, junto dos alunos, a aquisição de conceitos fundamentais relativos ao pensamento (verdade, validade, conhecimento, razão, argumento) crítico, e a capacidade de analisar, avaliar e reconstruir argumentos, reconhecendo as estruturas de pensamento subjacentes e identificando as falácias possíveis. Desenvolver atitudes de observador ativo e interveniente ponderar novas ideias e conceitos refletir de um modo mais estruturado, abrangente e profundo. Comunicar de forma autêntica e consistente, o que inclui aprender a exprimir claramente o seu ponto de vista e a ouvir atentamente pontos de vista diferentes, esforçando-se por conseguir um entendimento profundo dos conceitos comunicados.
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BibliografiaBibliographyBrooke Noel Moore, Richard Parker (2009). Critical Thinking. New York: McGraw-Hill. Mark Storey (2013). Critical Thinking. GNU Free Documentation License. Michael Bruce, Steven Barbone (eds.) (2011). Just the arguments: 100 of the most important arguments in Western. Malden: Blackwell. Tracy Bowell, Gary Kemp (2002). Critical Thinking. London, New York: Routledge. Warburton, Nigel (2007). Thinking From A To Z. London: Routledge
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MetodologiaMethodologyA unidade curricular de Pensamento Cri¿tico utiliza metodologias inovadoras que promovem uma aprendizagem ativa e colaborativa. A aprendizagem baseada em problemas (PBL) coloca os alunos no centro do processo, desafiando-os a resolver casos pra¿ticos com pensamento cri¿tico. Os estudos de caso e simulac¿o¿es permitem que os estudantes apliquem a teoria a cena¿rios reais, enquanto as ferramentas digitais facilitam a colaborac¿a¿o e o feedback instanta¿neo. A gamificac¿a¿o torna o processo envolvente, com jogos que estimulam a ana¿lise cri¿tica. A avaliac¿a¿o conti¿nua e¿ baseada em reflexo¿es, incentivando a autocri¿tica e o desenvolvimento conti¿nuo das compete¿ncias de pensamento cri¿tico.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão